RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 15:12

ADE/Granfpolis lança programa para gestores escolares
Educação / Cerca de 500 profissionais da área da educação se reuniram esta semana, em Florianópolis, para o lançamento do programa "Gestores Escolares em Movimento". Promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) da região da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), o evento celebrou também a parceria com o Movimento Santa Catarina pela Educação.

O programa "Gestores Escolares em Movimento" nasceu da identificação de uma demanda dos diretores escolares e compõe uma das metas do ADE. Trata-se de encontros periódicos para proporcionar estudos, diálogos e trocas de experiências, além de fortalecer o trabalho de gestão de cada coordenador e diretor. "Será uma oportunidade ímpar para troca de experiências, reflexão, colaboração e integração do trabalho coletivo do ADE em nosso território. ", destaca Antão Antonio David, assessor em assuntos educacionais da Associação Granfpolis.

A programação é 100% gratuita: "O único custo para os municípios é o de deslocamento dos profissionais para os polos, que serão determinados levando em conta as demandas a serem atendidas em cada microrregião", explica Mário Fernandes, Secretário de Educação de Águas Mornas e um dos líderes do ADE/Granfpolis. Ele reforça que "um programa como esse, que marca a qualificação administrativa e pedagógica dos gestores das escolas, é fundamento de suma importância para a qualidade de ensino oferecida às nossas crianças".

O programa terá um total de 7 módulos, e 2 deles acontecem ainda este ano. As atividades serão desenvolvidas tanto por meio de encontros presenciais, como a distância. Para Tito Alfredo Schmitt, vice-presidente regional Sudeste da FIESC e presidente da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, "o dirigente pode e deve atuar para que o espaço da escola seja saudável e estimulante e, por isso, seu aperfeiçoamento é tão importante".

Os temas a serem trabalhados em cada módulo respondem às demandas do dia a dia dos gestores e foram alicerçados nos Indicadores da Qualidade na Educação, propostos pelo INEP: Ambiente Educativo; Prática Pedagógica; Avaliação; Gestão Escolar Democrática; Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola; Ambiente Físico Escolar; e Acesso, Permanência e Sucesso na Escola. "O programa vai promover mais integração da escola com o território no qual está inserida, visando maior participação de todos", afirma Adriana Heiderscheidt dos Santos, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor José Locks, no município de Major Gercino.


Arranjos de Desenvolvimento da Educação

A constituição de 1988 apontou que a responsabilidade pela garantia da oferta de vagas desde a Educação Infantil até o término do Ensino Fundamental cabe prioritariamente aos municípios. Logo, o avanço da qualidade e dos resultados da educação pública depende, e muito, do sucesso da gestão municipal.

Para a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, é preciso considerar o contexto dos municípios brasileiros para compreender melhor o tamanho dos desafios no campo da educação: "70% das cidades são consideradas pelo IBGE como de pequeno e de médio porte, ou seja, com menos de 23 mil habitantes. Muitas delas comprometem grande parte do orçamento da educação com as despesas da folha de pagamento, sobrando poucos recursos para outros investimentos que são igualmente necessários, como por exemplo, a formação continuada de professores, melhoria de estrutura física, realização de eventos pedagógicos, aquisição de materiais, etc. Aliado a isso, a descontinuidade das políticas educacionais, em função da troca constante dos secretários de educação, pode comprometer a motivação dos profissionais e a progressividade das iniciativas.

Em algumas regiões brasileiras, prefeituras, escolas e educadores parecem ter encontrado um caminho: atuar em regime de colaboração por meio da implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação - ADE. Os arranjos são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto - e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da educação.

Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), em Santa Catarina. Com a Granfpolis, em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do Sul do País. Atualmente, os 21 secretários de educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as 4 metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. Em 2018, a quarta meta, que abrange questões relacionadas à gestão do sistema de ensino e das escolas, começa a ser implantada. Entre as prioridades, está o programa "Gestores Escolares em Movimento".

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