RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 17:12

O que mudou na prestação dos serviços de limpeza profissional
Tecnologia / Ao longo dos anos, a prestação de serviços de limpeza profissional evoluiu, e muito, atendendo a crescente demanda de empresas por qualidade. Atualmente, os serviços de limpeza profissional podem e devem ser avaliados, tanto com o objetivo de aferir sua qualidade, quanto aperfeiçoar essa atividade. E para efetuar essa análise e monitorar o cumprimento das metas definidas, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, o que faz com que a prestação de serviços de limpeza seja cada vez mais eficiente e capacitada para atender aos pré-requisitos.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) vem por meio de seus Comitês e Câmaras Setoriais, juntamente com os tomadores de serviços, ampliando a discussão sobre os critérios de avaliação e KPIs (no Português, Indicadores Chave de Performance) da limpeza profissional como: cumprimento das rotinas, qualidade do serviço executado, tempo de atendimento a chamados emergenciais, número de reclamações, variação do consumo de insumos em períodos pré-estabelecidos, satisfação de clientes internos, rotatividade e absenteísmo, preenchimento de checklist diário, apresentação pessoal dos funcionários, uso adequado de EPCs e EPIs, treinamentos periódicos, entre outros.

Outras novidades estão sendo implementadas para mensurar a satisfação dos clientes, assim como o QR Code, que permite aos usuários verificar rapidamente o padrão do serviço realizado. Basta utilizar o smartphone e, em alguns cliques, enviar elogios, críticas e sugestões.

Num futuro próximo, espera-se contar, por exemplo, com sistemas que consigam monitorar a limpeza das instalações dos banheiros e enviar alertas em tempo real por texto ou e-mail, para smartphones ou outros dispositivos, de que o ambiente precisa ser limpo.

Alguns sistemas poderão verificar quesitos como maus odores, se os pisos ou pias estão excessivamente molhados, quantas pessoas utilizaram o banheiro, se o suprimento de papel higiênico ou sabonete está baixo ou precisa de reabastecimento etc.

Em uma iniciativa pioneira, a Abralimp, no seu compromisso de aprimorar o segmento, lançou em 2017 a publicação Tempos Padrão de Limpeza Profissional, cuja metodologia permite determinar de maneira precisa o tempo que se para executar cada tarefa de higienização.

As métricas do projeto foram chanceladas pelo Centro de Pesquisa do Instituto Mauá de Tecnologia (CP IMT), uma das instituições mais tradicionais de engenharia do Brasil, com 55 anos de atuação. A metodologia aplicada no Tempos Padrão visa estabelecer parâmetros quantitativos da limpeza profissional.

O material completo sobre o Tempos Padrão pode ser acessado em:
http://revistahigiplus.com.br/manual_tempos_padrao_de_limpeza_2017/




Website: http://www.abralimp.org.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.