RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 11:01

GSMA: CONVERGÊNCIA MÓVEL E DE VÍDEO CRIA OPORTUNIDADES PARA CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO LOCAL NA AMÉRICA LATINA
Tecnologia /

De acordo com a última edição do relatório Global Mobile Trends, divulgado pela GSMA esta semana no Mobile World Congress Americas, os smartphones representam 65 por cento das 717 milhões de conexões móveis da América Latina, acima dos 23 por cento de cinco anos atrás. Mais de um terço das conexões (35 por cento) estão operando em 4G. Impulsionada por dispositivos e redes mais rápidas, a região seguiu a tendência mundial no consumo de vídeo móvel; o vídeo já é o principal gerador de tráfego (56 por cento) e espera-se que cresça cerca de 45 por cento ao ano até 2023, respondendo por 73 por cento de todo o tráfego de dados móveis.1 Com mais pessoas do que nunca assistindo a vídeos online em pequenas telas, novas maneiras de criação e distribuição de conteúdo estão surgindo, revolucionando o cenário de dispositivos móveis e mídia.

“À medida em que o celular assume a liderança na visualização de vídeos, a convergência entre telecomunicações e outras mídias se intensifica. O surgimento de serviços de quad-play na América Latina abriu portas para novos serviços baseados em conteúdo e também está estimulando novas formas de colaboração entre operadoras móveis, grupos de mídia, OTTs e estúdios de cinema”, afirma Sebastián Cabello, diretor geral da GSMA para a América Latina. "O apetite dos consumidores por entretenimento móvel não é apenas um fator de mudança para as operadoras móveis e corporações de mídia, mas também estimula a participação de players inteiramente novos que podem ajudar a desenvolver os ecossistemas locais."

Projetos disruptivos de conteúdo local promovem o surgimento de novas cadeias de valor, a criação de empregos e o advento de fontes de receita inovadoras. As oportunidades não estão limitadasàmídia tradicional; realidade virtual, mista e aumentada, por exemplo, fornecem uma excelente plataforma para inovação movida a dispositivos móveis.

Além de gerar oportunidades de negócios, a convergência também pode contribuir para diminuir a exclusão digital. O relatório Global Mobile Trends da GSMA revela que ainda existe uma desigualdade significativa entre a cobertura e o uso da internet móvel na América Latina. No Brasil, por exemplo, 79 milhões de pessoas possuem cobertura 3G ou 4G, mas não estão conectadas; este também é o caso de 53 milhões de mexicanos e 23 milhões de pessoas na Colômbia. A maior barreiraà internet móvel é a falta de conteúdo relevante para a população não conectada; portanto, a criação de novos aplicativos, ferramentas ou entretenimento regionalmente úteis, que correspondam às necessidades eà cultura locais, podem ajudar a atrair mais pessoas online.

Foco de investimento das operadoras

De acordo com a GSMA Intelligence, as operadoras móveis na América Latina estão investindo mais de US $ 15 bilhões por ano (capex) na construção de novas redes, principalmente de 4,5G. Até 2025, a previsão é que 4G responda por 64 por cento das conexões. Nesse ponto, as redes comerciais 5G terão sido lançadas e serão responsáveis por cerca de 8 por cento do total regional.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo mais de 750 operadores com mais de 350 companhias do ecossistema móvel, incluindo fabricantes de terminais e equipamentos, companhias de software, fornecedores de equipamentos e companhias de Internet. Além de realizar estudos sobre a indústria móvel, a GSMA também produz eventos líderes da indústria móvel, como o Mobile World Congress, Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress Americas e a série de Conferências Mobile 360, atraindo mais de 160 mil visitantes únicos de todo o mundo.

Para mais informações, por favor visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

GSMA Latin America é o braço da GSMA na região. Para mais informações em Inglês, Espanhol e Português, por favor visite www.gsmala.com. Siga a GSMA Latin America no Twitter @GSMALatam e Linkedin www.linkedin.com/showcase/gsmalatam.

1 Ericsson Mobility Report, Junho de 2018


Contato:

Pela GSMA

Florencia Bianco

fbianco@gsma.com

ou

Tatiana Cantoni

taticantoni@pimenta.com

+55 11 95210 2225

ou

GSMA Press Office

pressoffice@gsma.com


Fonte: BUSINESS WIRE
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.