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De acordo com a última edição do relatório Global
Mobile Trends, divulgado pela GSMA esta semana no Mobile World
Congress Americas, os smartphones representam 65 por cento das 717
milhões de conexões móveis da América Latina, acima dos 23 por cento de
cinco anos atrás. Mais de um terço das conexões (35 por cento) estão
operando em 4G. Impulsionada por dispositivos e redes mais rápidas, a
região seguiu a tendência mundial no consumo de vídeo móvel; o vídeo já
é o principal gerador de tráfego (56 por cento) e espera-se que cresça
cerca de 45 por cento ao ano até 2023, respondendo por 73 por cento de
todo o tráfego de dados móveis.1 Com mais pessoas do que
nunca assistindo a vídeos online em pequenas telas, novas maneiras de
criação e distribuição de conteúdo estão surgindo, revolucionando o
cenário de dispositivos móveis e mídia.
“À medida em que o celular assume a liderança na visualização de vídeos,
a convergência entre telecomunicações e outras mídias se intensifica. O
surgimento de serviços de quad-play na América Latina abriu portas para
novos serviços baseados em conteúdo e também está estimulando novas
formas de colaboração entre operadoras móveis, grupos de mídia, OTTs e
estúdios de cinema”, afirma Sebastián Cabello, diretor geral da GSMA
para a América Latina. "O apetite dos consumidores por entretenimento
móvel não é apenas um fator de mudança para as operadoras móveis e
corporações de mídia, mas também estimula a participação de players
inteiramente novos que podem ajudar a desenvolver os ecossistemas
locais."
Projetos disruptivos de conteúdo local promovem o surgimento de novas
cadeias de valor, a criação de empregos e o advento de fontes de receita
inovadoras. As oportunidades não estão limitadasàmídia tradicional;
realidade virtual, mista e aumentada, por exemplo, fornecem uma
excelente plataforma para inovação movida a dispositivos móveis.
Além de gerar oportunidades de negócios, a convergência também pode
contribuir para diminuir a exclusão digital. O relatório Global
Mobile Trends da GSMA revela que ainda existe uma desigualdade
significativa entre a cobertura e o uso da internet móvel na América
Latina. No Brasil, por exemplo, 79 milhões de pessoas possuem cobertura
3G ou 4G, mas não estão conectadas; este também é o caso de 53 milhões
de mexicanos e 23 milhões de pessoas na Colômbia. A maior barreiraà
internet móvel é a falta de conteúdo relevante para a população não
conectada; portanto, a criação de novos aplicativos, ferramentas ou
entretenimento regionalmente úteis, que correspondam às necessidades eà
cultura locais, podem ajudar a atrair mais pessoas online.
Foco de investimento das operadoras
De acordo com a GSMA Intelligence, as operadoras móveis na América
Latina estão investindo mais de US $ 15 bilhões por ano (capex) na
construção de novas redes, principalmente de 4,5G. Até 2025, a previsão
é que 4G responda por 64 por cento das conexões. Nesse ponto, as redes
comerciais 5G terão sido lançadas e serão responsáveis por cerca de 8
por cento do total regional.
-FIM-
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo,
unindo mais de 750 operadores com mais de 350 companhias do ecossistema
móvel, incluindo fabricantes de terminais e equipamentos, companhias de
software, fornecedores de equipamentos e companhias de Internet. Além de
realizar estudos sobre a indústria móvel, a GSMA também produz eventos
líderes da indústria móvel, como o Mobile World Congress, Mobile World
Congress Shanghai, Mobile World Congress Americas e a série de
Conferências Mobile 360, atraindo mais de 160 mil visitantes únicos de
todo o mundo.
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1 Ericsson Mobility Report, Junho de 2018
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20180914005020/pt/
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Fonte: BUSINESS WIRE