RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 13:47

Quando a tecnologia favorece a educação corporativa
Negócio /

Aprendizagem. Este termo abre margem para se pensar em, pelo menos, três perfis diferentes: o das pessoas com interesse e disposição de entrarem em contato com conteúdos até então desconhecidos; o daqueles que apreciam novas informações, mas têm dificuldades de internalizá-las; e, por fim, os que preferem dar prioridade para outras atividades e preterem o ato de aprender.

A priori, é possível imaginar que cada um desses perfis são tão díspares que necessitam de uma abordagem de aprendizagem completamente diferente uma da outra. Mas esta é apenas uma meia-verdade. Isto porque, sob um olhar prático, a tecnologia associada à abordagem certa pode exercer a função de auxiliar o processo de aprendizagem junto a todos esses perfis, já que é capaz de otimizar, facilitar e tornar atrativa toda a jornada do conhecimento.

Dentro do ambiente organizacional, por exemplo, os recursos tecnológicos como celular, tablet e as redes sociais costumam ser sinônimos de receio porque podem afetar o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Muitas empresas costumam até desenvolver políticas de controle de uso dessas plataformas.

Contudo, diante deste cenário pesquisas indicam o crescimento no uso da tecnologia. De acordo com informações divulgadas pela 17ª edição do relatório Global Entertainment and Media Outlook da PricewaterhouseCoopers (PwC) até 2020 aumentará em 6% - o que representa uma movimentação de mercado de US$ 48,7 bilhões. Por sua vez, a Adobe Digital Insights (ADI) identificou que os maiores usuários de smartphones encontram-se no Brasil (45%) e China (37%). Portanto, por que não utilizar esse meio a favor da companhia?

Microlearning como aliada das organizações

Quando se trata de tecnologia aplicada aos negócios, um dos conceitos que tem revolucionado diversos processos de gestão é o de Mobile Learning. Trata-se de uma alternativa para multiplicar o conhecimento por meio da integração de diferentes mídias e dispositivos móveis a fim de tornar a aprendizagem interessante e flexível. “É uma modalidade de ensino e internalização de conteúdos virtual que possibilita o acesso à informação a qualquer hora e local. Portanto, o tempo reservado apenas para este processo passa a ser inexistente, o que amplia a liberdade dos funcionários e proporciona uma atualização ágil das informações a serem absorvidas”, afirma Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa.

De acordo com Flora, entre os benefícios que o Mobile Learning traz para os processos de aprendizagem nas empresas estão:

– Facilidade no acompanhamento: aprendizagem em plataformas digitais possibilita a geração de relatórios atualizados e assertivos da performance de cada colaborador. Fica mais fácil identificar os pontos a serem reforçados e dar feedback para a equipe.

– Aumento de engajamento: conteúdos disponibilizados de forma virtual exigem que os funcionários os busquem por conta própria. Assim, a necessidade de aprimorar as habilidades é vista como um investimento na própria carreira.  

– Otimização do tempo: viagens e reuniões não serão mais um problema para consumir novas informações. Os colaboradores podem cumprir as obrigações diárias e, nos intervalos, acessar o conteúdo disponibilizado em formatos fracionados.

Para mais informações, acesse: http://www.learningsg.com/.

 



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