RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2018 - Horário 13:41

5G para impulsionar o crescimento econômico na Europa, conclui estudo da GSMA
Tecnologia /

Calcula-se que, até 2022, o ecossistema da tecnologia móvel da Europa represente mais de 4% do PIB da região, e deve ser tomada uma ação regulatória correta para posicionar a Europa como líder global 5G e estabelecer um genuíno Mercado Único Digital da UE, de acordo com o novo relatório publicado hoje pela GSMA. A edição regional mais recente da emblemática série de Economia Móvel da GSMA foi lançada hoje na conferência GSMA Mobile 360 - Europa, onde representantes seniores da indústria móvel e órgãos reguladores estão se reunindo para debater o futuro das telecomunicações na Europa.

O diretor geral da GSMA, Mats Granryd, declarou: “Espera-se que as redes 5G na Europa forneçam cobertura a quase três quartos da população da região até 2025 e a Europa está prestes a se tornar o terceiro maior mercado 5G do mundo, ficando, até este ponto, atrás da Ásia-Pacífico e da América do Norte”. “No entanto, o sucesso na era 5G se baseará na capacidade dos governos de implementar estruturas regulatórias voltadas para o futuro que incentivem o investimento sustentável, impulsionem a inovação e protejam os consumidores”.

Móvel - impulsionador do crescimento econômico na Europa

Em 2017, as tecnologias e os serviços móveis geraram 3,3% do PIB1 na Europa, uma contribuição que totalizou 550 bilhões de euros em valor econômico agregado. Espera-se que até 2022 esta contribuição alcance os 720 bilhões de euros (4,1% do PIB). O ecossistema da tecnologia móvel da Europa também criou 2,5 milhões de empregos na região em 2017, contribuindo com 100 bilhões de euros para os cofres públicos - principalmente na forma de impostos gerais, incluindo IVA, impostos corporativos e impostos sobre o emprego.

Reformas para impulsionar a evolução digital

Para que a Europa perceba todo o potencial da 5G, é necessário criar um ambiente político mais favorável para que ela seja vista como um local preferido para investimento. A regulamentação deve ser incentivada para:

  • Encorajar um forte ambiente pró-investimento que permitaàindústria móvel realizar investimentos que, em última instância, beneficiarão os consumidores;
  • Apoiar uma política de “mesmos serviços, mesmas regras” levaria a uma concorrência maior, mais inovação e bem-estar dos consumidores;
  • Proporcionar acesso oportuno a um espectro harmonizado nas frequências corretas, no momento certo e com condições ótimas para os operadores investirem em redes e serviços futuros em longo prazo; e
  • Permitir que operadores europeus aproveitem todo o potencial dos dados para inovar e competir globalmente, protegendo simultaneamente a privacidade e a confidencialidade dos consumidores.

Europa se prepara para mudar para 5G

A Europa é o mercado móvel com mais alta penetração do mundo. De acordo com o relatório de hoje, até o final de 2017, havia 465 milhões de assinantes móveis2 apenas na Europa, representando 85 por cento da população. Está previsto que cresça para 481 milhões - 88% da população - até 2025.

Os primeiros lançamentos de 5G pelas operadoras de telefonia móvel da Europa estão previstos para o final da década, embora em muitos mercados ainda haja espaço para o crescimento de 4G. Até 2025, espera-se que o 5G represente cerca de 200 milhões de conexões móveis, correspondendo a 29 por cento do total de conexões na Europa.3

“O momento de investir na Europa é agora quando entramos na era 5G, enquanto as operadoras de telefonia móvel realizam testes e se preparam para aumentar os investimentos em 5G nos próximos anos”, adicionou Granryd. “Entretanto, as operadoras da Europa, sob o foco contínuo das pressões financeiras e competitivas, estão olhando mais além de seus principais negócios de telecomunicações, a fim de explorar e desbloquear novas fontes de receita nos mercados corporativos e de consumo em uma série de setores verticais”.

O novo relatório "A economia móvel: Europa 2018" de autoria da GSMA Intelligence, o braço de pesquisa da GSMA. Para acessar o relatório completo e os infográficos relacionados, visite: www.gsma.com/mobileeconomy/europe/

-ENDS-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, reunindo mais de 750 operadoras com mais de 350 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também realiza os principais eventos da indústria, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, Mobile World Congress das Américas e as conferências Mobile 360 Series.

Para obter mais informações, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

1 A contribuição do PIB inclui a contribuição direta do ecossistema da tecnologia móvel (0,9%); contribuição indireta (0,5%); e melhorias de produtividade (1.9%)

2 Um assinante móvel exclusivo representa um indivíduo que pode ser responsável por várias conexões do SIM

3 Excluindo conexões de IoT de celular licenciadas

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Pela GSMA

Beau Bass

+44 79 7662 4962

beau.bass@webershandwick.com

ou

Olivier Lechien

+32 479 99 01 63

olechien@gsma.com

ou

Assessoria de Imprensa da GSMA

pressoffice@gsma.com


Fonte: BUSINESS WIRE
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.