RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 18:30

Sua página de produto converte? Prepare seu conteúdo para não perder mais nenhuma venda
Tecnologia / Recentemente, falamos sobre o conceito de Perfect Store, conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em uma loja online, sob a ótica da experiência do consumidor. Entre seus pilares, podemos listar a funcionalidade, usabilidade, mensagem e confiança. Todos estes aspectos, trabalhados em conjunto, garantem aquele residual positivo ao final da compra (quando recomendamos a loja para um amigo, sabe?).

No e-commerce, não existe uma fórmula universal para aumentar as vendas e o sucesso de uma loja depende de muitos fatores. Entretanto, se você separou alguns minutos para ler este artigo é porque, assim como todos os gestores de e-commerce, acorda a cada dia com a missão de transformar visitantes em clientes, e esse conceito pode ajudar a melhorar seus resultados.

Analisar o desempenho da sua loja significa mergulhar em muitas métricas, mas hoje vamos nos concentrar no comportamento do shopper. Dois fatores são decisivos na tomada de decisão: preço e prazo de entrega. De acordo com a pesquisa E-commerce Radar, realizada pela Neoatlas, no primeiro semestre de 2018, 82% dos carrinhos são abandonados no Brasil. Entretanto, e se eu te falar que 3 em cada 10 consumidores abandonam a compra por falta de informação sobre o produto?

A primeira impressão é tudo. Gestores priorizam preço e detalhes logísticos e investem tempo pensando na experiência com a página inicial do site, mas esquecem completamente de planejar como oferecer a melhor explicação sobre seus produtos. É como entrar numa loja conceito maravilhosa, com lindas vitrines, e ficar rodando sem ser atendido por um vendedor capaz de solucionar todas as suas dúvidas.

Imaginou? Agora pense como 30% mais de conversão pode mudar seu negócio? Sim, acredite, este é um dos números de aumento de conversão que já vimos de clientes que passaram a utilizar boas técnicas de conteúdo na página de produto. Pensando nisso, preparamos abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo neste assunto:

Momento 1: Conteúdo Básico
Inicialmente, temos que usar um pacote essencial com o objetivo de fazer uma venda em uma plataforma de e-commerce, com um cenário altamente competitivo. Produzir esse tipo de conteúdo depende pouco da tecnologia e mais do empenho de sua equipe em criar o melhor material para ocupar estes campos nas plataformas.

1. Seja objetivo nos Títulos: escreva apenas aquilo que é determinante para o consumidor entender e localizar seu produto nas buscas.

2. Padronize o Título: defina o padrão da sua categoria, marca ou loja e seja consistente. Exemplo: Tipo de Produto + Marca + Modelo + Linha + Medida.

3. Imagem Principal em alta-resolução, maior que 1000 x 1000px em fundo branco.

4. Imagens Secundárias que entreguem o contexto do produto (ângulos, produto em uso) e detalhes dos atributos.

5. Descritivo curto e objetivo. Tente vender a proposta de valor do seu produto em até 300 caracteres e procure mostrar mais o benefício do que o atributo, sem esquecer das palavras-chave que podem ajudar na indexação da página.

6. Atributos em bullet points: eles ajudam a simplificar a leitura e deixar clara a lista de diferenciais do seu produto. Coloque em ordem de importância.

7. Especificações Técnicas: o tendão de Aquiles dos e-commerces é o grande gerador de devolução de produtos. Dedique um tempo coletando e conferindo os detalhes técnicos da mercadoria. Nesta etapa do funil, o consumidor procura informações do artigo escolhido (medida, peso, garantia, componentes ou ingredientes). Proteja-se também das obrigações legais.

Momento 2: Conteúdo Avançado
Se o seu negócio já passou do básico, é hora de pensar em outras técnicas para capturar a atenção do shopper, criando um desejo pelo produto e conseguindo com que ele dedique mais tempo e interaja com os recursos da página.

1. Ferramenta de Zoom: importante e diria que quase obrigatório para algumas categorias de produto atualmente.

2. Fotografia em 360º: se a sua plataforma tem este recurso, utilize-o, pois é mais uma forma de gerar engajamento e interação na página.

3. Vídeos: o tráfego através de vídeo vem aumentando a cada dia e o Youtube já é o segundo motor de busca mais usado depois do Google. Entenda o melhor formato: Animado, Demo, Review, Tutorial, Testemunhal.

4. Descritivos detalhados: eleva a qualidade do seu texto, abordando experiências, guias de uso, dicas e opiniões de especialistas.

Momento 3: Conteúdo Rico
É hora de dar um show ao mostrar o produto e conquistar definitivamente o consumidor. Muitas vezes, os campos da plataforma que você utiliza ainda não geram o impacto que sua marca merece. Portanto, invista em um formato que assegure ainda mais sedução e engajamento

1. Conteúdo Especial: vai além da visão básica e avançada para criar uma experiência de compra perfeita. É a oportunidade de reunir todos os recursos indicados acima, em um espaço exclusivo, aplicado na página do produto. Sabe o vendedor físico que falamos anteriormente? Este material assume esta função, pois dá para a marca o controle e os recursos para engajar e guiar o shopper até o botão Comprar.

Para te ajudar crie um modelo indicando as principais oportunidades de conteúdo dentro da página de produto:

Para concluir, já que nosso foco é a experiência, ao utilizar essas técnicas sua marca ou loja demonstrará que existe cuidado e preocupação com a experiência do consumidor e garante as condições para que ele possa decidir sobre a compra. Simples assim! Mas é um trabalho que exige dedicação e planejamento, principalmente quando estamos falando de um portfólio amplo de produtos, que pode ser o seu caso. Mas tudo isso já foi pensado e solucionado, resta apenas encontrar o parceiro certo no mercado para te ajudar.

* Pedro Lage é CMO da ISEE, empresa pioneira na gestão de conteúdo de produto para e-commerce e tecnologia própria para criar, gerenciar a distribuir conteúdo para os e-commerces, promovendo páginas de produto perfeitas e aumento de conversão.

© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.