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SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 18:45

Marketing digital impulsiona crescimento de sites de apostas no Brasil
Negócio /

Mundialmente conhecida, a paixão dos brasileiros por futebol e por esportes tem atraído a atenção de operadoras de apostas online.  A emoção de apostar no seu esporte favorito e o fato de o Brasil ser um dos maiores países do mundo, com dimensões continentais e largo acesso à Internet, tem fomentado o setor em solo brasileiro. Hoje, o segmento movimenta R$ 4 bilhões anualmente no Brasil, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, o que explica o aumento dos investimentos e a expansão das operadoras no país de olho nesse poder econômico em crescimento.

Visando alcançar uma fatia ainda maior da nação que respira esporte, o merchandising do segmento vem crescendo. Além de anúncios na TV durante jogos de diferentes campeonatos, como o Brasileirão e Copa do Brasil, as empresas vêm investindo também no patrocínio de torneios e times. A Copa do Brasil deste ano, por exemplo, foi patrocinada pelo site de apostas Bodog.

O mundo digital é outro motivo que tem impulsionado a expansão dos sites de apostas no país. A alta conectividade dos brasileiros é notada em um novo estudo realizado pela Ericsson Consumer Lab,  que aponta que o Brasil está na terceira posição entre os países mais conectados do mundo, ficando atrás apenas do Chile e da Coreia do Sul. Chamado de “Consumo na Rede”, o estudo pesquisou 24 países e mostrou que o Brasil ultrapassou até mesmo potências como a Alemanha e a França no quesito conectividade da população. Diante desse cenário, o crescimento dos sites de apostas e seu investimento em marketing digital no país tornam-se ainda mais justificados.

Brasileiros na mira: marketing digital é aposta de operadoras

Segundo Michael Addison, diretor administrativo do Bumbet, um dos principais sites de apostas em atividade no Brasil desde 2016, apesar de ter uma predileção natural para o esporte, o Brasil ainda é novo no mercado de apostas online. “Geralmente, em países em que o esporte é popular, os habitantes buscam concentrar suas apostas em seu time ou jogador preferido. A nossa expectativa é que no Brasil não será diferente”, detalha.

Em busca da atenção dos brasileiros, a plataforma veiculou campanhas em canais de TV fechada como a ESPN e a Fox. Outro investimento importante realizado tanto pelo Bumbet quanto por vários outros sites do segmento é no marketing digital. Devido à falta de regulamentação e a impossibilidade de anunciar em veículos como Google e Facebook, apesar do Projeto de Lei 186/2014 que dispõe sobre a exploração dos jogos de azar no país estar pronto para ser votado no Senado, uma das principais estratégias adotadas é o SEO que busca beneficiar a exposição dos sites de apostas nas buscas orgânicas do Google. Segundo especialistas em marketing digital, o SEO é o meio mais lucrativo de captar visitantes qualificados pois um site bem otimizado aparece no principal lugar onde os usuários buscam todo tipo de informação.

Como funciona o SEO

O SEO tem o objetivo de posicionar um site entre os primeiros resultados da busca, atraindo público qualificado até ele. Um trabalho de SEO é feito em 3 etapas. O SEO Onpage inclui várias estratégias relacionadas à programação, textos, códigos, escolha de palavras-chave adequadas, menus, arquitetura de navegação e velocidade de carregamento do site, entre outras.

Outro ponto importante que indica ao Google que um site é relevante em determinado segmento é a quantidade e qualidade do seu conteúdo, por isso uma das estratégias adotadas em um trabalho de SEO é a criação e atualização de artigos no site. Por fim e talvez uma das estratégias mais importantes do SEO, o Link Building foca em garantir menções valiosas para o site. Resumidamente, para um site ter bastante relevância junto ao Google é preciso que outros sites importantes apontem para ele. “Um site bem referenciado por outros sites relevantes do mercado, fazem o Google compreender que o site em questão é importante e deve aparecer nas primeiras posições da busca”, explica Morais.

A importância da assessoria de imprensa para o SEO

Quando um site é citado frequentemente por outros sites e portais, o Google o interpreta como uma referência em seu segmento. Na prática, o sistema de avaliação dos buscadores utiliza o seguinte critério: se existem muitas recomendações para uma determinada loja de sapatos, por exemplo, é sinal de que ela é confiável.  E se sites renomados fizerem a indicação, provavelmente a loja é uma das melhores do mercado.

Muito mais que enviar sugestões de pauta para jornalistas, o link building foca em garantir menções valiosas para as empresas, o que, além de impulsionar as posições do site na busca orgânica colabora para melhorar a comunicação e o fortalecimento da marca.

É por isso que, ao longo do trabalho de SEO, o marketing de conteúdo e o link building adotados de forma integrada buscam construir uma rede de indicações relevantes para o site, aumentando significativamente a autoridade do site nas páginas de pesquisa, além de cumprir os objetivos de uma assessoria de imprensa.

Agência de marketing brasileira se destaca no atendimento a sites de apostas

Localizada em Florianópolis, a agência de marketing digital emarket já atendeu diferentes sites de apostas em diferentes oportunidades com ações de SEO on page, marketing de conteúdo e link building. Por ser uma agência especializada em SEO e considerada uma das principais do país em Link Buidling, segundo rankings internacionais como o TopSEOs, a emarket vem aumentando seu portfólio de clientes com diferentes empresas internacionais desse segmento. O primeiro foi o site Bumbet, onde as ações adotadas pela agência em duas oportunidades, foram determinantes para o site aparecer bem posicionado na busca, atingindo hoje uma audiência de mais de 160.000 visitas mensais. Depois do Bumbet, devido à sua experiência, a agência aumentou seu portfólio de clientes atendendo também outros sites do segmento como o Bodog, o Betway e o GrandesLoterias, além de três empresas internacionais, a Win Technologies, a Better Collective e a RBN-Media, responsáveis por ações de marketing para divulgação de diferentes sites de apostas de todo mundo.

Segundo Ricardo Prates Morais, diretor da agência emarket, todo o trabalho é integrado e busca aumentar a visibilidade e a audiência dos sites, além de fortalecer a divulgação institucional e a imagem dos empreendimentos em solo brasileiro. “As campanhas envolvem ações fortes de assessoria de imprensa. O resultado do pioneirismo nessas campanhas é que já estamos avançando no mercado pelo terceiro ano consecutivo, ajudando as marcas de apostas que querem crescer no Brasil”, finaliza o especialista.



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