RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 10:47

Empresária aponta o caminho para um negócio de sucesso
Negócio / O empreendedorismo é uma das maiores tendências da economia brasileira, em que muitos jovens se aventuram em busca de bons resultados e negócios de sucesso. A participação feminina neste segmento é cada vez mais significativa, tendo ultrapassado a masculina a partir de 2016, quando o percentual de 51,5% de mulheres empreendedoras superou a taxa de homens no segmento, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2017, realizada no país em parceria com o Sebrae.

O sucesso feminino é essencial para estimular mulheres de todas as idades se aventurarem pelo universo empresarial. Histórias de sucesso, como a da empresária Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Online Eskenazi, inspiram e motivam quem quer ter um negócio próprio.

"Ter ideias inovadoras e colocá-las em prática nem sempre é tarefa fácil. É preciso muita dedicação e buscar formas de diferenciar-se no mercado, mostrando aos públicos que a sua empresa não só oferece produtos de qualidade como traz vantagens aos consumidores", afirma Camila T. Eskenazi, sócia da Gráfica Online Eskenazi, que ampliou seu parque gráfico e deu novos rumos à empresa com a mudança do nicho presencial para o online, reduzindo os custos e, consequentemente, aumentando os lucros.

Com o volume de empresas que existem e que continuam a surgir, encontrar um diferencial no mercado requer bastante jogo de cintura e criatividade. É preciso ter sempre em mente que são os detalhes que fazem a diferença - cuidado com os produtos, formas acessíveis de comunicação e atenção especial a novos públicos e a clientes já conquistados, por exemplo, são essenciais para conquistar consumidores.

A seguir, a empresária aponta o caminho para quem quer investir - e ter sucesso - ao empreender:

Atendimento ao cliente

Foi-se o tempo em que telefones de contato eram suficientes para que empresas e públicos conversassem. Com o advento e popularização da internet, os usuários estão conectados praticamente 24 horas. Para a marca, é fundamental estar disponível para dialogar, tirar dúvidas e resolver problemas.

A reputação em sites de reclamações e avaliações também é uma métrica que não pode ficar de fora da atenção das empresas. A ideia central é sempre tentar sanar qualquer tipo de problema antes que as reclamações se tornem públicas - contato direto e abertura para o feedback do cliente é a melhor ferramenta para isso. Contudo, quando não for possível, é preciso então estar atento para ver os comentários e avaliações em primeira mão, resolvendo o problema de forma amigável e evitando repercussões negativas. A Gráfica Online Eskenazi aposta fortemente no atendimento ao cliente e abre diversos canais de comunicação com seus clientes: telefone 0800, chat via site, atendimento em mídias sociais e por e-mail.

Individualidade

Cada cliente tem um perfil e oferecer a ele aquilo que mais lhe agrada é essencial. É claro que, quando os negócios crescem e o volume de consumidores também, isso fica mais difícil. Portanto, vale a pena pensar em formas sutis e elegantes de mostrar a atenção e o cuidado que a marca tem com ele.

Em e-commerces, enviar cartões e cupons de desconto para compras futuras pode ser uma excelente opção. "É interessante enviar materiais de papelaria personalizada, que expressem a identidade da marca e falem diretamente com o consumidor, são ideias. Para prestadores de serviços e outros tipos de negócios, envelopes personalizados, papéis timbrados e cartões de visitas dão o arremate a trabalhos bem realizados", sugere Camila.

Planejamento

Toda empresa precisa de planos, metas, objetivos e formas de controle de resultados. Empreendedoras mais recentes podem buscar sistemas operacionais e formas de controle oficiais desses dados, mas nada disso é suficiente sem bastante cautela e criatividade. O ideal é que as empresas coloquem todas as suas possibilidades na mesa e trace formas concretas de tirá-las do papel, criando itens reais e prazos para sua realização, tanto a curto quanto a longo prazo. Acompanhar o desenvolvimento e adaptar as estratégias são o passo seguinte para garantir o sucesso da iniciativa.

Saiba mais

A Gráfica Online Eskenazi atua há mais de 60 anos no mercado e oferece serviços 100% online para clientes de todo o país, com entregas rápidas e ambiente digital de fácil acesso, que permite a personalização de templates para materiais gráficos em geral. Site: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.


Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.