RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 16:41

Práticas sustentáveis podem gerar renda e economia para o condomínio
Imóveis / Em uma sociedade cada vez mais urbana e menos rural, e com a verticalização das cidades, perdeu-se a conexão com o meio ambiente. Consequentemente, a consciência ambiental foi ficando em segundo plano. Para você que mora em um grande centro urbano ou então em prédio, confira algumas medidas para promover a sustentabilidade no condomínio, podendo gerar economia de recursos e dinheiro e, inclusive, renda.

Individualização de água
Em alguns condomínios a conta de água, responsável por cerca de 15% dos gastos mensais, ainda é dividida igualmente entre todos os moradores. A instalação de hidrômetros possibilita a medição de consumo de cada unidade, assim como a detecção de possíveis vazamentos. A atitude pode ajudar na conscientização dos condôminos e na diminuição do consumo . A lei 13.312/16 determina que a partir de 2021 todas as novas edificações devem fazer a instalação de medidores hídricos individuais.

Painel gerador de energia fotovoltaica
A utilização de painéis fotovoltaicos no condomínio é uma alternativa sustentável para energia elétrica. A energia produzida pode ser utilizada nas áreas comuns e, inclusive, nas unidades. Também pode haver desconto na conta de luz condominial , ao liberar o excedente da energia produzida para a rede pública. O investimento inicial é alto, porém dá retorno em cerca de dois anos, dependendo do tamanho do condomínio e da quantidade de painéis instalados.

Telhado ou teto verde
Uma camada vegetal pode ser colocada nos telhados ou terraços dos condomínios, servindo como isolador termoacústico. Isso ajuda na manutenção de uma temperatura amena no interior da edificação, principalmente no verão. E, também auxilia a diminuir a entrada de ruídos no prédio e promove a diminuição de gastos com ar-condicionado, por exemplo.

Horta coletiva
Além de promover a economia nos gastos dos moradores com alimentação, as hortas coletivas podem gerar renda para o condomínio caso haja excedente na produção, vendendo para vizinhos do bairro, por exemplo. No entanto, o maior benefício é a criação de uma responsabilidade conjunta, com a necessidade de constante cuidado, e a socialização entre pessoas que de outra forma dificilmente se cruzariam. A educação ambiental é outro ponto trabalhado na criação e manutenção de hortas coletivas.

Composteira
Os resíduos orgânicos normalmente são direcionados ao aterro sanitário. Mas podem ser reaproveitados no próprio condomínio. Cascas de frutas e verduras, borras de café podem ser depositadas na composteira, que surge como alternativa sustentável e ajuda a criar a noção da quantidade de lixo produzido. O adubo gerado pode ser utilizado nos jardins e na horta coletiva, contribuindo para a melhora da qualidade do solo e, consequentemente, da produção. A composteira pode ser feita tanto no solo quanto em caixas específicas, já existentes no mercado.

Essas são apenas algumas opções que podem auxiliar o condomínio a ser mais sustentável. Além de economizar e melhorar a qualidade de vida, você vai estar ajudando o meio ambiente e, assim, o mundo.

Website: http://www.townsq.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.