RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 11:32

O 4MiddleWare, hub especialista em integrar sistemas ERP
Software / Com centenas lojas e milhões de pedidos passando pela sua base de dados, o 4MiddleWare, em outubro de 2018, já contabiliza crescimento de 100%, se comparar com todo ano de 2017

O 4MiddleWare começou a ser desenvolvido em 2013 e chegou ao mercado em 2014, quando a RJS Tecnologia passou focar 100% na implementação da ferramenta e encerrar suas atividades em implantação de lojas virtuais. Muita coisa aconteceu desde então que até o 4MiddleWare passasse a ser referência em integrações ERP. Isto é, integrar ERP com Marketplace e ainda, integrar ERP com as mais variadas plataformas de e-commerce.

"O Core do 4MiddleWare foi elaborado para ter uma fonte de dados e vários destinos, a fonte de dados pode ser uma plataforma de e-commerce ou ERP e os destinos são Marketplaces e/ou plataformas de e-commerce, no entanto, ao longo do tempo fomos implementando integrações estratégias e outras deixamos de fazer, analisando a relevância de cada uma, isso nos permitiu estabilizar as melhores integrações, que coincidentemente eram baseadas em fontes de dados ERP, permitindo lojistas alcançarem Marketplaces e plataformas de e-commerce", afirma Rodrigo Gualther, criador do 4MiddleWare e diretor de TI da RJS Tecnologia.

O time de integrações do 4MiddleWare faz uma vasta análise em cada nova possível integração, justamente para não integrar apenas para aumentar o número de integrações que o software faz e sim procurando integrações com sistemas que tenham APIs estáveis, com filtros necessários para que a troca de informações seja de forma eficaz e que necessariamente possua espaço comercial, manter uma integração não é tão simples e requer que a mesma gere recursos suficientes para tal.

"Atualmente pouco mais de 80% de nossos clientes são integrados através de seus sistemas ERP e para nós isso é fantástico, pois estamos lidando com empresas que já estavam focadas em gerenciar seus negócios através de software e integrar empresas que já pensam em processos é fundamental para ter sucesso. ", afirma Rogerio Schubert, diretor comercial e parcerias da RJS Tecnologia.

Proporcionar estabilidade em suas integrações e rápidas soluções em seu HELP Desk são temas sempre discutidos nas reuniões de planejamento da RJS Tecnologia. Para o primeiro trimestre de 2019 é estimada a duplicação do número de colaboradores no desenvolvimento, suporte e implantação, fazendo com que novas integrações sejam implementadas de forma ainda mais rápida e estável.

Sobre a estabilidade da ferramenta, falamos com Samuel Gonsales, CPO do ERP e-Millennium, para nos passar um pouco da perspectiva das integrações entre o 4middleware e o ERP e-Millennium:

Samuel, estamos falando de uma integração que começou a ser desenvolvida ainda em 2014 e que desde então recebe dezenas de melhorias e evoluções. Atualmente existem cerca de 100 lojas que usam a nossa integração com o ERP e-Millennium, justamente pelo fato do 4MiddleWare procurar sempre se adaptar e complementar os recursos necessários para cada lojista fazer a sua integração. Poderia nos contar um pouco sobre como a Millennium enxerga as integrações executadas pelo 4middleware?

Samuel Gonsales: As integrações do nosso ERP com os Marketplaces são fundamentais para compor o ecossistema de canais que tornam as operações Omnichannel de nossos clientes mais completas e consistentes.

A 4MiddleWare simplifica essa questão e insere nossos clientes nos mais importantes Marketplaces do mercado, aumentando a possibilidade de vendas e possibilitando aumento de receita, questões fundamentais para as empresas que atuam na Omniera.

Samuel, percebemos neste ano um grande crescimento do varejo físico, que ainda não possuem loja virtual, integrando ERP aos Marketplaces. Essa é uma demanda que crescerá ainda mais em 2019?

Samuel Gonsales: Uma das estratégias que as redes de varejo físico têm para iniciar uma transformação digital é utilizar os Marketplaces como porta de entrada. Nesse modelo, essa empresa tem investimentos menores com tecnologia e marketing digital, adquirem muitas experiências para lidar com os consumidores on-line, a lidar com definições de catálogos de produtos, fotos, entre outros.

Existe sim uma tendência de que cada vez mais as empresas varejistas off-line escolham integrar suas operações com os Marketplaces, inserindo novos canais de vendas em seu contexto para diversificar as vendas.

© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.