RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 9:51

A sonoridade do Ária Trio incursiona pelo cinema em novo CD
Arte e Entretenimento / O grupo de música instrumental Ária Trio apresenta dia 21 de novembro, na Casa da Cultura de Caxias do Sul, músicas do seu terceiro e mais recente trabalho, o CD da trilha sonora do curta-metragem O Inimigo. Já conhecido pela qualidade de sua pesquisa e composição musical, o Ária agora retorna aos palcos depois de um período de imersão criativa cujo resultado é um disco de atmosfera mais densa, experimental, diferente do seu já consagrado estilo.

Da combinação do piano de Esmeralda Frizzo, da harmônica de Ricardo Biga e do violão de Tomás Savaris, agora surge uma sonoridade singular, pois sete das oito faixas de O Inimigo originam-se de temas exclusivamente compostos para a trilha sonora do curta homônimo - com exceção de Meia Noite no Cais, do segundo disco do grupo. "Desde a formação do Ária, em 2000, compomos sempre pensando em trilhas sonoras. E nesse primeiro trabalho, percebemos que os temas compostos para cenas de 15, 20 segundos, por exemplo, teriam potencial para se transformar em canções de três, quatro minutos. Então elas tomaram corpo, com uma sonoridade que nos deixou muito satisfeitos", comenta Biga. O músico conta que imaginou a continuidade das cenas para compor a continuidade das músicas. "Como se fosse um filme dentro do filme", exemplifica.

O curta-metragem O Inimigo é inspirado em um conto do escritor russo Anton Tchecov, e estreou em Caxias do Sul em junho deste ano. Dirigido por Marcos Costa, com roteiro de Alexandre Lima, o drama revela uma situação de exploração e trabalho infantil. "Muitos consideraram o filme pesado. No entanto, o disco acabou desassociado à trama, apesar de inspirado nela. Mantivemos inclusive alguns recursos sonoros utilizados nas cenas, como ruídos, passos...", revela Biga.

Para o show do dia 21, o Ária Trio promete ao público uma experiência musical intensa. O repertório terá ainda temas dos dois primeiros discos do trio, já aclamados por público e crítica. O percussionista Marlon Castilhos fará participação especial. "Estamos ansiosos para subir ao palco, mostrar nosso novo trabalho e revisitar nossos sucessos", destaca Biga, adiantando que a apresentação abre nova temporada de shows, circulações e produções que deverá se estender durante o ano de 2019, ano que precede as comemorações dos 20 anos do grupo.

O Ária Trio

Com um repertório de música instrumental autoral, resultado de uma extensa e contínua pesquisa musical, o Ária Trio faz uma rara combinação de piano, violão e harmônica. O grupo iniciou os trabalhos em 2000, em Caxias do Sul. Após anos de experimentação, composições, arranjos e shows com material próprio e releituras de nomes consagrados da música mundial, em 2009 lança seu primeiro álbum,AD LIBITUM, contando, neste período, com o músico Valdir Verona na viola de dez cordas e violão, e com a participação especial dos percussionistas Edemur Pereira (RS) e Rosa Amélia (MG). A partir de 2012, além de Esmeralda Frizzo (Piano) e Ricardo Biga (Harmônicas), o violonista Tomás Savaris substitui Verona. Em 2015, o trio ainda mais coeso e maduro, lança seu segundo disco,ÁRIA TRIO II. O grupo apresentou-se em várias cidades do Sul e também em estados como Pernambuco, Paraná e Minas Gerais. Saiba mais: www.ariatrio.com

Serviço
O que: show de lançamento do disco O Inimigo, do grupo Ária Trio
Quando: dia 21 de novembro, às 20h30min
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti - Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333 - Fone 3221.3697 - Caxias do Sul)
Ingressos: antecipados a R$ 20 à venda no local do show, na Teclas & Cordas - Cursos de Música (Guia Lopes, 611 - sala 204 - Fone 3028.1746 e 99971.3479) e na GT Ensino Musical (Marquês do Herval, 1102 - sala 02 - Fone 3039.2517). Na hora: R$ 40
Venda do CD: o disco estará sendo vendido na ocasião do show na modalidade paywhatyouwant (pague o quanto quiser).

Website: https://www.ariatrio.com/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.