RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 10:33

GSMA lança iniciativa inédita em todo o setor, para apoiar desenvolvimento de RA/RV na borda da rede na nuvem para operadoras
Tecnologia /

A GSMA anunciou hoje o lançamento de uma nova iniciativa em todo o setor, chamada The GSMA Cloud AR/VR Forum (O Fórum da GSMA sobre RA/RV na nuvem), cujo enfoque será o desenvolvimento da tecnologia de realidade virtual (RV) e de realidade aumentada (RA) na nuvem. O programa, que foi apresentado no 9º Fórum Global de Banda Larga Móvel da Huawei em Londres, é apoiado por operadoras de telefonia móvel, incluindo a China Mobile, China Telecom, China Unicom, Deutsche Telekom, KDDI, KT Corp., NTT DOCOMO, SK Telecom, Telefónica, Telenor, TIM, Turkcell e Vodafone, bem como outros parceiros do setor, incluindo a Huawei e a HTC. O programa visa incentivar todas as partes a colaborar na aceleração do fornecimento e implementação de serviços de RA/RV bom base na nuvem 5G.

“Tanto a RV como a RA são formas disruptivas de multimídia imersiva que, combinadas com a borda da rede na nuvem de operadoras e com a conectividade 5G, transformarão as estruturas de custos dos campos corporativo e de entretenimento”, comentou Alex Sinclair, diretor de tecnologia da GSMA. “As operadoras de telefonia móvel terão um papel fundamental em seu desenvolvimento, porém se não tivermos uma abordagem em comum e nem uma colaboração em todo o setor, correremos o risco de fragmentar o mercado desde o início. A criação deste fórum irá superar este obstáculo, garantindo que possamos desenvolver soluções atraentes mais rapidamente e em escala”.

O novo fórum tem como objetivo incentivar o compartilhamento de conhecimento entre membros, bem como a discussão sobre novos modelos de negócios, incluindo o desenvolvimento de uma arquitetura para referência de serviços, para evitarmos a fragmentação de custos. Ele também se concentrará nas áreas de desenvolvimento técnico, incluindo pesquisas sobre compressão de codec (decodificador) de baixíssima latência, sobre unidades de processamento gráfico (GPU na sigla em inglês) com renderização na nuvem e sobre tecnologias de virtualização, assim como o desenvolvimento de interfaces simplificadas para que os desenvolvedores possam implementar facilmente os serviços.

“A convergência de redes 5G e nuvens permitirá a adoção do mercado de massa de experiências imersivas como a RA e RV. A utilização do poder da computação de crescimento em escala na borda da rede permite que usuários tenham uma experiência imersiva e penetrante sem precedentes, enquanto alavanca economias na nuvem. Por esse motivo, precisamos trabalhar em prol de ecossistemas abertos que forneçam interfaces comuns em toda a cadeia de valor, de ponta a ponta, para que possamos desenvolver rapidamente e em escala os serviços de RA/RV na nuvem, em diferentes mercados. Com essa abordagem, iremos liberar todo o potencial da rede 5G”, comentou Arash Ashouriha, vice-presidente de vendas do grupo de inovação tecnológica da Deutsche Telekom AG e presidente do programa GSMA Future Networks (Futuras redes da GSMA).

Os fones de ouvido para uso de RA/RV exigem uma grande quantidade de armazenamento, além de consumo de energia e da capacidade de processamento atualmente fornecida por um PC ou dispositivo para jogos. Isso torna os fones de ouvido mais caros e limita sua portabilidade, o que, por sua vez, inibe seu potencial como produto de mercado de massa. Ao transferir esses recursos para uma plataforma de borda da rede na nuvem, distante do PC, isso irá significar que os consumidores só precisarão comprar os fones de ouvido, o que os tornará mais baratos e mais amplamente disponíveis com o tempo. A tecnologia de RA/RV na nuvem também requer uma conexão de dados com largura de banda incrivelmente rápida e de baixa latência, visando oferecer uma experiência de visualização de 4K ou 8K, considerados de altíssima resolução. A rede 5G será capaz de fornecer isso por meio de seus novos recursos de rede, além de uma experiência mais confiável por meio da borda da rede na nuvem, que abre oportunidades para serviços de latência bastante baixa.

-FIM-

Nota aos editores

1.) O Fórum da GSMA sobre RA/RV na nuvem também inclui os seguintes parceiros: BITONE, BOE, CyberCloud, Gloud, KDX, LETINVR, Niantic, NOITOM, TPCAST e VLAVR.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, reunindo mais de 750 operadoras com mais de 350 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz os eventos MWC líderes do setor, realizados anualmente em Barcelona, Los Angeles e Xangai, além do Mobile 360 Series com conferências regionais.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA: www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Contatos da imprensa:

Em nome da GSMA:

Beau Bass

+44 79 7662 4962

beau.bass@webershandwick.com

Escritório de imprensa da GSMA:

pressoffice@gsma.com


Fonte: BUSINESS WIRE
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.