RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 13:37

Gestão, capacitação e tecnologia impulsionam crescimento da Coopertran em 18 estados
Turismo e Viagens / Por que algumas cooperativas dão certo e crescem enquanto outras do mesmo setor e com a mesma qualidade de produtos ou serviços estancam e vivem em dificuldades, vendendo o almoço para comprar o jantar? É claro que os motivos variam de caso para caso, mas quase sempre três fatores estão presentes: capacitação, gestão e tecnologia. Quanto maior a atenção dada a essas áreas,melhores os resultados.

Esse é o caso, pelo menos, da Cooperativa de Transporte Rodoviário (Coopertran). Com sede em Congonhas, a 80 quilômetros de Belo Horizonte, a cooperativa foi criada em 1995 e é hoje a segunda maior cooperativa mineira em patrimônio líquido e a quarta em outros três quesitos: número de cooperados, receitas totais e ativos totais, segundo dados da OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais).

Tecnologia é uma das prioridades para a Coopertran, que tem como diferencial um analista de sistemas em seu quadro de funcionários. "Temos uma equipe de Tecnologia da Informação atuante, gabaritada e sempre presente no que diz respeito às novas tecnologias", afirma o analista de sistemas Fágner Capobiango, responsável pela área de TI da cooperativa.

A menina dos olhos é o aplicativo de transporte PODD (Pay On Demand, ou pagamento por demanda, em português - foto abaixo), um aplicativo inteligente ligado a telemetria veicular, desenvolvido para smartphones pela Coopertran ao longo dos dois últimos anos. "Trata-se de um completo sistema que permite a solicitação de atendimento via Aplicativo ou web, que registra de maneira exata o tempo e adistância percorridos pelo motorista. Ao final de cada viagem, após o ateste do usuário, é gerado um relatório de atendimento, contendo todas as informações que possibilitam efetuar medições no período desejado", explica Fágner. "Grande parte da nossa frota é monitorada via satélite, permitindo a sua visualização e garantindo, assim, pontualidade, confiabilidade e segurança tanto do veículo, quanto do cooperado e do passageiro."

Esse controle tecnológico é essencial para uma cooperativa que vem crescendo, com mais de 500 cooperados ativos, 41 funcionários e com atuação em 18 estados, além do Distrito Federal, e mais quatro escritórios de apoio, em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Cariacica (Espírito Santo).

Para fazer administração de uma estrutura desse tamanho e com presença em pontos tão distantes entre si, a Coopertran utiliza cinco softwares específicos para a administração de cooperativas, todos da empresa paulista Easy System Informática. "No primeiro dia deste ano demos um passo gigantesco para o crescimento na organização e estruturação na cooperativa no que diz respeito a sistemas de informação com os softwares da Easy", afirma Fágner. "Usamos o FPC, AFIN,EMT, ARH e o EMW."

Esses programas têm aplicações variadas e integradas. O FPC, por exemplo, é responsável pela geração de folha de pagamento para os cooperados, além do faturamento dos serviços prestados aos clientes. Já o AFIN faz todo o controle financeiro da cooperativa, gestão de contas a pagar, contas a receber e contas bancárias. O EMT, específico para cooperativas de transportes, Módulo Transporte, é responsável pelo registro e envio de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e Manifesto Rodoviário para a Secretaria da Fazenda, que é o órgão que recebe essas informações. Esse módulopode ser utilizado em outros estados. Gera registros para o FPC, que por sua vez calcula o valor que o cooperado receberá pelo transporte da mercadoria. Nenhum software, no entanto, faz toda a administração sozinho. A gestão depende de pessoas bem preparadas para lidar com a concorrência em seu mercado. Isso inclui desde marketing até a capacitação de todos os cooperados, da base até a direção. "A OCEMG dá vários cursos para nós, como qualificação de gestor e finanças", esclarece Fágner. "Eu, por exemplo, vou todo ano ao encontro regional de Tecnologia da Informação", acrescenta. A gestão de pessoas também é ingrediente do sucesso de uma cooperativa.

A Coopertran conta que nenhum motorista candidato a cooperado é admitido sem teste de direção e todos fazem curso de direção defensiva e participam de ciclos de debate educativos sobre trânsito. "Temos cursos online em nosso site, no link batizado de Integração, no qual todos os vídeos são autoexplicativos e contam com uma avaliação no final de cada módulo, de modo que os cooperados mais distantes também tenham acesso à cooperativa onde estiverem", afirma Fágner.

"Estamos em pleno desenvolvimento do projeto que batizamos de Cooperado 5 estrelas, que nada mais é que uma qualificação para o nosso motorista cooperado", diz o analista de sistemas. Segundo a Coopertran, o programa tem como objetivo incentivar os cooperados a prestarem um serviço com ainda mais qualidade, eliminando o risco de acidentes e garantindo mais segurança. A elevação no padrão de qualidade dos serviços conquista ainda mais a confiança dos clientes, defende a cooperativa. "Este programa de qualidade fomentará uma organização mais humanizada, aumentando o grau de responsabilidade, autonomia e desempenho dos cooperados, dando ênfase ao desenvolvimento pessoal de cada um de nossos associados", diz o site da Coopertran.

Serviços qualificados e boa divulgação fazem a diferença

A Coopertran explorou um nicho de mercado para crescer - e esse é um bom conselho para qualquer cooperativa: escolher e investir em uma área específica dentro do seu ramo ou oferecer algo que os concorrentes não oferecem. No caso da cooperativa mineira, 75% dos seus serviços são prestados para a administração pública, em contratos conquistados em licitações ou pregões, por exemplo.

Isso dá à Coopertran uma carteira de clientes que incluem nomes como Petrobras, Correios, Caixa, Banco do Brasil, Vale, Advocacia Geral da União, Ministério do Planejamento e o SERPRO, entre outros. A nova sede, inaugurada em agosto de 2016, conta com um auditório que abriga confortavelmente em torno de 200 pessoas, salas individuais para toda a diretoria e uma sala de reunião multimídia, além de espaço para atender aos cooperados.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.