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A maioria dos consumidores está disposta a abandonar completamente as
empresas que sofreram uma violação de dados, com os varejistas no topo
desta lista, de acordo com pesquisa da Gemalto, líder mundial em
segurança digital. É improvável que dois terços (66%) resolvam fazer
compras ou negócios com uma empresa que sofreu uma violação que tenha
exposto suas informações financeiras e confidenciais. Os sites de
varejistas (62%), bancos (59%) e de mídia social (58%) são os que mais
correm risco de perder clientes.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui:
https://www.businesswire.com/news/home/20181204005647/pt/
Personal data protection (Photo: Gemalto)
Ao entrevistar 10.500 consumidores no mundo inteiro, a Gemalto descobriu
que, independente da idade, 93% culpam as empresas por violações de
dados e pensam em agir contra eles. Os sites de mídia social são os que
mais preocupam os consumidores, com 61% afirmando que estas empresas não
oferecem proteção adequada aos dados do consumidor, seguidos pelos sites
de bancos (40%).
Empresas consideradas responsáveis, enquanto os consumidores resolvem
agir rapidamente
Com o aumento da conscientização dos problemas de proteção e privacidade
de dados, os consumidores agora acreditam que a maior parte (70%) da
responsabilidade pela proteção de seus dados depende da empresa que os
detém. Isso fez com que a proteção de dados fosse uma consideração
importante para os consumidores na hora de interagir com uma marca, com
82% querendo que as empresas implementassem maiores medidas de segurança
para seu canal on-line. Estas preocupações são motivadas por 91% dos
usuários, que acreditam que os aplicativos e sites que eles utilizam
atualmente representam um risco para a proteção e segurança de suas
informações pessoais identificáveis (PII).
Apesar dos consumidores colocarem a responsabilidade firmemente nas mãos
das empresas, apenas um quarto acha que as empresas estão realmente
preocupadas com a proteção e a segurança dos dados dos clientes. Ao
assumir o controle da situação, os consumidores não permitem que as
empresas se escondam, já que a maioria dos entrevistados forneceu a
estas empresas feedback sobre os métodos de segurança que estão
oferecendo (35%), que já consideraram (19%) ou podem considerar no
futuro (33%).
“As empresas não têm escolha, a não ser melhorar a segurança de seus
sites, já que os clientes não acreditam que o ônus de mudar seus hábitos
de segurança deve recair sobre eles”, disse Jason Hart, diretor de
tecnologia de Proteção de Dados da Gemalto. “Os sites de mídia social,
especificamente, têm uma batalha em suas mãos para restaurar a confiança
em sua segurança e mostrar aos consumidores que estão ouvindo suas
preocupações. Se isso não for feito, poderemos considerar alguns
desastres em termos de negócios aos infratores, já que os consumidores
estão preparados para mudar seus negócios para outro lugar. ”
Um passado conturbado e um futuro frustrante para os consumidores
Não é nenhuma surpresa que os consumidores estejam frustrados com o
estado da proteção de dados nas empresas. Um quarto dos pesquisados já
foi vítima de uso fraudulento de suas informações financeiras (26%), 19%
por uso fraudulento de suas informações pessoais identificáveis (PII) e
16% por roubo de identidade (ID). Pior ainda, os consumidores não
acreditam que as coisas irão melhorar, já que dois terços (66%) afirmam
que, em algum momento no futuro, suas informações pessoais serão
roubadas.
Mesmo com o medo de que possam se tornar vítimas de uma violação de
dados, os consumidores não planejam alterar seu comportamento on-line,
pois acreditam que a responsabilidade deve recair sobre as empresas que
detêm seus dados. Isso pode explicar por que mais da metade (55%) dos
entrevistados continua usando a mesma senha em diferentes contas.
Além de trocar de marca, a geração mais jovem está preparada para ir
além e participar de ações jurídicas contra marcas que perdem seus
dados. Quase sete em cada dez (67%) jovens de 18 a 24 anos revelaram que
levariam os fraudadores e marcas que sofreram uma violação aos
tribunais, quando comparados com apenas 45% das pessoas com 65 anos ou
mais, com mais de 28% da geração Z (18-24 anos de idade) pelo menos
considerando fazer isso.
“Isso deve ser um alerta para as empresas de que a paciência do
consumidor acabou. Fica claro que eles têm pouca fé de que as empresas
estão levando a sério a proteção de dados ou que suas preocupações serão
ouvidas, o que os força a agir por conta própria”, continua Hart. “À
medida que os jovens se tornam os grandes consumidores do futuro, as
empresas estão arriscando não só alienar seus fluxos de receita atuais e
futuros, mas também sua reputação, se continuarem dando a impressão de
que não levam a sério a segurança de dados. Empresas atuantes devem
começar a fazer o básico corretamente, isto é, proteger o seu ativo mais
valioso, os dados, com os controles de segurança corretos. ”
Recursos adicionais
Sobre a Vanson Bourne
Vanson Bourne é uma empresa
especialista independente em pesquisa de mercado para o setor de
tecnologia. Sua reputação de fazer uma análise robusta e verossímil com
base na pesquisa se fundamenta em rigorosos princípios de pesquisa e sua
capacidade de buscar as opiniões dos tomadores de decisões em funções
técnicas e de negócios, em todos os setores e grandes mercados. Para
mais informações, acesse www.vansonbourne.com
Sobre a Gemalto
A Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança
digital, com receitas anuais de € 3 bilhões em 2017 e clientes em
mais de 180 países. Nós levamos confiança a um mundo cada vez mais
conectado.
De software seguro até biometria e criptografia, nossas tecnologias e
serviços permitem que empresas e governos autentiquem identidades e
protejam dados, de maneira que fiquem seguros e possibilitem serviços em
dispositivos pessoais, objetos conectados, na nuvem e entre eles.
As soluções da Gemalto estão na essência da vida moderna, desde o
pagamentoàsegurança corporativa, passando pela Internet das Coisas.
Nós autenticamos pessoas, transações e objetos, criptografamos dados e
criamos valor para o software – possibilitando que nossos clientes
protejam serviços digitais para bilhões de pessoas e coisas.
Nossos 15.000 funcionários estão distribuídos em 114 escritórios, 40
centros de personalização e de processamento de dados e 35 centros de
desenvolvimento de software, localizados em 47 países.
Para saber mais, visite https
://www.gemal to.com.br ou siga no Twitter @gemaltolatam e
no LinkedIn em www.linkedin.com/company/gemalto.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada.
As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se
referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que
tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20181204005647/pt/
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Contatos de mídia da Gemalto:
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+1
512 257 3916
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Europa, Oriente Médio e África
+33 4 42 36 57 38
sophie.dombres@gemalto.com
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Ásia-Pacífico
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piyush.prakash@gemalto.com
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América Latina
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alexis.camarillo@gemalto.com
Fonte: BUSINESS WIRE