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QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 11:08

Software para gestão de clientes é o novo sistema CRM do varejo alimentar
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Um estudo feito pela SA Varejo identificou que 74% do varejo alimentar não utiliza um sistema CRM em sua operação de loja. Isso significa que grande parte dos varejistas têm deixado boas oportunidades de crescimento fora do seu alcance.

Além disso, até mesmo entre os que já possuem essa ferramenta o projeto ainda é recente. Cerca de 50% a utilizam há apenas um ano, o que indica que muito provavelmente ainda não consigam explorar todo o potencial dessa tecnologia.

Um dos exemplos citados por Maurício Morgado, coordenador do FGVcev (Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas), em entrevista a SA Varejo é a análise superficial dos clientes. Ele conta que alguns supermercados não conseguem identificar que um cliente compra um shampoo infantil na loja, mas deixa de comprar fraldas, por exemplo. Uma análise mais apurada dessa informação poderia identificar essa compra e mostrar que se esse consumidor compra um item desse tipo, pode consumir outros relacionados.

É nesse ponto que entra em cena a solução para Gestão de Clientes. Desenvolvida pela startup Mercafácil, a solução entrega um programa completo. Além das funcionalidades de um sistema CRM por um preço mais acessível, é possível utilizar todos os dados dos clientes de modo estratégico para tornar o gerenciamento mais eficiente, tanto da sua empresa como dos seus consumidores. E tudo de forma fácil e intuitiva.

 

Por que investir em gestão de clientes e não apenas em um sistema CRM

O varejo alimentar precisa entender que o mundo passou por diversas transformações e os consumidores também. No cenário atual, o comportamento de compra dos clientes vai muito além de procurar ofertas. O que eles procuram agora é uma boa experiência de compra.

Para Bruno Leal, cofundador e diretor comercial da Mercafácil, com uma solução para gestão de clientes “o varejista terá 70% das suas vendas mapeadas em seis meses, além de reter o consumidor a um custo seis ou sete vezes menor do que para conquistar novos clientes”.

Investir em gestão de clientes é um passo importante para os varejistas que desejam manter seu faturamento e trabalhar a fidelização dos consumidores.

Para André Felicíssimo, vice-presidente de vendas da P&G, isso pode aumentar a atração de clientes, incentivar ações de cross selling, antecipar necessidades dos clientes, dentre outras vantagens.

O uso de dados pode, inclusive, melhorar a gestão financeira da loja. Principalmente no que diz respeito a ações de retenção e fidelização. Estas que custam menos do que as ações tradicionais de captação de clientes, como comentou Leal.

 

Como investir em gestão de clientes

Para fazer gestão de clientes é preciso entender que há um processo composto por algumas fases. Essas etapas funcionam como um caminho que vai ser percorrido pela empresa.

Ela se inicia com a construção da base de clientes por meio de um cadastro completo de dados. É importante lembrar que nessa fase quanto mais dados forem possíveis coletar, mais efetivas as ações feitas posteriormente podem ser.

A segunda fase, é o momento em que o CRM atua efetivamente. Os dados desses clientes cadastrados passam a ser coletados automaticamente via ERP e ficam disponíveis no software para gestão de clientes. Lá, eles podem ser trabalhados por meio de filtros, mapas interativos e dashboards. Com uma análise profunda desses dados a empresa pode ser capaz de ter insights sobre o negócio e também sobre suas ações.

Com todos esses dados disponíveis entra o terceiro momento da gestão de clientes: a utilização dessas informações de forma estratégica e envio direcionado das ofertas da loja para os clientes. Campanhas de atração, resgate de clientes inativos ou perdidos, baseadas em hábitos de consumo ou frequência de compra e ações sazonais são algumas das formas de atuar. “Identificamos, por exemplo, que próximo ao dia das mães os consumidores compram carne, carvão e cerveja. Com essa informação, sugerimos descontos nesses e outros produtos para churrasco, por exemplo”, explica Leal.

Após isso feito é fundamental medir os resultados para a construção de um planejamento de campanhas. Fazer a avaliação de desempenho das suas ações irá mostrar o ROI desta ação e também vai medir qual a sua efetividade.

Com o uso de uma solução de gestão de clientes de ponta a ponta, alguns supermercados já conseguiram aumento de 1,2% na margem líquida e diminuição de 10% no índice de clientes perdidos em um ano.

A principal vantagem de contar com uma solução que tenha o processo completo é que você terá ajuda de especialistas no segmento durante todas as fases. Se você optar pela compra de apenas uma fase precisará de uma grande interferência da sua equipe para cumprir todas as etapas necessárias.

Uma solução completa como a Mercafácil entrega todas as etapas: construção da base de clientes, o CRM online e a entrega de dados em uma plataforma com gráficos, filtros e análises. Dessa forma, a empresa segue uma jornada de sucesso, até que tenha domínio sobre a estratégia. Faça uma demonstração e comece agora a fazer gestão de clientes na sua empresa!

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Sobre a Mercafácil:

Mercafácil é a solução líder em Gestão de Clientes para supermercados no Brasil. Com tecnologia, une Big Data, CRM e Analytics para oferecer informações estratégicas sobre quem compra na loja e acabar com a perda e a rotatividade de clientes. Uma solução completa para supermercadistas que desejam aumentar seu faturamento, ter dados sobre seus clientes e tornar suas ações mais assertivas.

 

Site: https://www.mercafacil.me/

Portal Gestão de Clientes: https://www.gestaodeclientes.com.br/

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Website: https://www.mercafacil.me/
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