RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 17:22

Fenale realiza seu XLI Encontro Nacional e elege sua Diretoria para a Gestão 2018-2021
Governo / A Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal - Fenale, realizou, de 27 a 30 de novembro, seu XLI Encontro Nacional e seu 14º Congresso, que também marcou os 25 anos de fundação da Entidade e os 30 anos de fundação do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Sindalesc, além de eleger a nova Diretoria da Fenale para o triênio 2018-2021.

SESSÃO ESPECIAL

A abertura do Encontro e do Congresso da Fenale foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, dia 27, juntamente com a comemoração do 30º aniversário do Sindalesc. A Sessão Especial foi presidida pelo deputado Silvio Dreveck (PP), presidente do Legislativo catarinense.

Em seu discurso de abertura, João Moreira, presidente da Fenale destacou a trajetória da Federação que ajudou a fundar em 1993, fez um relato das atividades de representação da Fenale nos últimos 25 anos, teceu críticas à extinção do imposto sindical, que inviabiliza a representação e luta das entidades do funcionalismo e parabenizou o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Sindalesc, que completará 30 anos de fundação em dezembro.

SINDALESC 30 ANOS

Fundado em 8 de dezembro de 1988 com o objetivo de representar e defender os direitos e interesses profissionais dos servidores do Legislativo estadual, o Sindalesc também foi homenageado e homenageou pessoas importantes em sua história. Diego Vieira de Souza, presidente do Sindalesc, ressaltou a atuação do sindicato em prol de mais transparência nos atos parlamentares. "Uma coisa que pouca gente sabe, por exemplo, é que a abertura das comissões permanentes da Casa foi uma luta do sindicato lá no início da década de 1990. As reuniões das comissões eram fechadas ao público e o sindicato foi atuando junto aos deputados para que fossem abertas."

Dentre as diversas homenagens feitas pelo Sindalesc, José Eduardo Rangel, secretário-geral da Fenale e João Moreira, presidente, foram também homenageados.

CNSP PRESENTE

O presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP), Antonio Tuccilio, prestigiou o evento. Em sua manifestação parabenizou a Fenale e o Sindalesc, destacou a importância da luta das entidades e ressaltou a competência de ambas entidades, alegando que só o trabalho profícuo e de plena representação resiste ao tempo e às dificuldades. A CNSP esteve também representada pelos diretores Wagner Dalla Costa (diretor financeiro), João Elísio Fonseca (diretor legislativo) e Sylvio Micelli (diretor de comunicação).


PINGA-FOGO, CONSELHO DE REPRESENTANTES

Após a Abertura na ALESC, o evento foi realizado no Auditório do Hotel Majestic, sendo que no segundo dia, 28, foi realizado o tradicional Pinga-Fogo, onde todas entidades presentes fizeram um relato da situação de cada Estado, seus problemas, suas reivindicações e suas conquistas.

No terceiro dia, 29, foi realizada a reunião do Conselho de Representantes, quando foi aprovada a "Carta de Florianópolis", com as principais decisões e posicionamentos das entidades, entre eles total repúdio à Reforma da Previdência (PEC 287/2016), sem um amplo debate com a sociedade, além da defesa do serviço público de qualidade, do ingresso somente por concurso público, da estabilidade dos servidores e da paridade ativo-inativo, entre outras bandeiras defendidas pela Fenale desde sua fundação. Foram também aprovadas diversas moções e o relatório do Conselho Fiscal, aprovando as contas da Diretoria.

Durante a reunião do Conselho de Representantes, foi também instituída a Comissão da Reforma Parcial do Estatuto que iniciará oficialmente suas atividades a partir de 01/01/19 e é assim constituida: Geraldo Ediberto Fernandes, (MG); Euzaina Gonçalves de Morais, (MS); Tereza A. P Rodrigues, (AL); Diego Vieira de Souza, (SC); José Antonio Soares, (AP), além do Presidente e do Secretário Geral da Fenale, sendo que a Secretaria Geral encaminhará cópia do Estudo para todas as Entidades Filiadas e as propostas de Emendas poderão ser enviadas para o e-mail da entidade até o dia 31 de janeiro de 2019. O texto final da Proposta será apreciado e votado na próxima Assembleia Geral da FENALE.

NOVA DIRETORIA

No último dia, 30, foi realizada a eleição e a posse da nova Diretoria, que ficou assim constituída: Presidente, José Eduardo Rangel (RJ); Vice-Presidente, Lincoln Alves Miranda (MG); Vice-Presidente Regional Centro-Oeste, Petrus Elesbão Lima da Silva (DF); Vice-Presidente Regional Nordeste, Antonio Geraldo da Silva (SE), Vice-Presidente Regional Norte, Raimundo Façanha Ferreira (RO), Vice-Presidente Regional Sudeste, Valmir Castro Alves (ES), Vice-Presidente Regional Sul, Armando Luciano Carvalho Agostini (SC); Secretário Geral, Nelson Menezes Florisbal (RS); Secretário, Hélio Gones da Silva (PB); Tesoureiro Geral, João Moreira (MS), Tesoureira, Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro (SP); Diretor de Imprensa, Divulgação e Informação, Gaspar Bissolotti Neto (SP), Diretor Jurídico, Leandro Pereira Machado (ES); Suplentes da Diretoria Executiva: Pedro Sérgio Vinente de Souza (PA), João Elísio Fonseca (SP), Henrique Nascimento Lopes (AL), José César da Silva Fonseca (AM) e Jovanildo Antonio Silva (MT); Conselho Fiscal - Titulares: Zilneide Oliveira Lages (AL), Nelson Henrique Moreira (SC), Ana Joia Souto de Araújo (RO); Suplentes: Orlando José do Bonfim Filho (PB), Alberlândio Brandão Menezes (AC) e Dilcilene Ferreira da Silva Chagas (AP); Representantes Junto à Confederação: Eliana Almeda Cruz (PA) e Wilma Silveira Souza Leal (RJ).

A Comissão Eleitoral foi constituída por Geraldo Ediberto Fernandes, do Sindalemg (presidente da Comissão) e por Euzaina Gonçalves de Morais, do Sisalm/MS, e Neusa Gomes. Do Sindilegis-ES.

Participaram do Encontro representantes do Legislativo de 18 estados e o Distrito Federal das cinco regiões do País: Norte (Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas); Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal); Nordeste (Sergipe, Alagoas, Paraíba e Maranhão); Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo) e Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Legenda: Nova Diretoria da FENALE, eleita para a gestão 2018-2021.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.