RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2019 - Horário 18:19

Como reduzir o índice de turnover, atrair talentos e melhorar a produtividade dos funcionários sendo uma empresa Pet Friendly?
Negócio /

Nos últimos anos as empresas têm buscado ampliar seus benefícios para manter e atrair profissionais qualificados. Plano de saúde, previdência privada, parceria com academias e outros benefícios não têm sido mais suficientes para evitar o alto índice de turnover.

Cada dia mais, as pessoas buscam novos motivos para a escolha de seu ambiente de trabalho e é por isso que as empresas precisam se reinventar e encontrar novas formas de reter seus talentos e atrair novos profissionais.

Além disso, a rotina agitada faz com que as pessoas tenham um maior índice de estresse, interferindo diretamente na piora da produtividade, qualidade de vida e aumento do absenteísmo.  

Um estudo divulgado pela Forbes indica que quem convive com animais de estimação no trabalho, seja seu próprio ou o de um colega, sofre menos estresse e chega ao final do dia sentindo menos cansaço extremo. Ou seja, além de proporcionar bem-estar e descontrair o ambiente, trabalhar ao lado de cães e gatos aumenta a produtividade e a motivação.

Outro importante estudo realizado em 2012 por Abraham, pela Virginia Commonwealth University, indica que o estresse é o maior contribuinte para o absenteísmo e isso resulta em uma grande perda de produtividade nas empresas. Pesquisadores da universidade analisaram o nível de estresse, satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, comparando os empregados que levavam seus cães para a empresa com os que não levavam ou não possuíam cães.

Abraham comenta que “Cães no ambiente de trabalho podem fazer uma diferença positiva. As diferenças percebidas no nível de estresse, entre os dias em que os cães estavam presentes comparados aos dias em que não estavam, foram significativas. Os empregados como um todo tiveram maior nível de satisfação no trabalho do que a média da indústria”.

Especialista em inclusão canina e sócio da empresa Pet in Company, Rafael Varca afirma: “As pessoas amam seus animais de estimação e as empresas que respeitam e valorizam esta relação têm uma grande vantagem competitiva na atração de talentos. Um benefício diferencial como este pode ser decisivo na hora da tomada de decisão pela escolha do local de trabalho.”

Para ajudar a atrair os Millennials, como são chamadas as gerações Y, algumas empresas implementaram diversos novos benefícios focados nos animais de estimação, como plano de saúde para o pet e até mesmo dias de folga quando um funcionário adota um novo cão.

Uma pesquisa conduzida pelo Hospital Veterinário Banfield - parte da Mars PetCare - realizada em 2016 nos Estados Unidos, ouviu 1.006 funcionários e 200 líderes de recursos humanos de diferentes indústrias norte-americanas, de pequeno a grande porte.

 

Segundo a pesquisa, os seis maiores benefícios da implementação de uma política pet friendly no ambiente de trabalho são:

 

- Melhora no relacionamento entre os funcionários (95%)

- Redução do sentimento de ‘culpa’ em deixar seus pets em casa (92%)

- Redução de stress (92%)

- Motivação dos funcionários (91%)

- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (91%)

- Maior dedicação/lealdade à empresa (91%)

 

Além disso, a pesquisa demonstrou também que empresas que implementaram políticas pet-friendly possuem vantagens no que se refere a retenção e contratação de talentos.

91% dos líderes de RH afirmam que sentem um grande senso de lealdade dos funcionários e ainda dois terços dizem que constantemente potenciais candidatos questionam sobre práticas pet-friendly na empresa.

Outra informação relevante é que mais da metade dos funcionários de empresas que não possuem tais políticas afirmaram que estariam mais propensos a continuar na empresa se esta as implementasse.

No Brasil, algumas empresas já começaram a adotar este conceito de cães no ambiente de trabalho.

Estas empresas não possuem uma área destinada aos animais e estes devem estar sempre junto de seus donos. Isso acaba não permitindo que o animal brinque livremente e socialize, bem como, acaba, momentaneamente, reduzindo a concentração dos funcionários.

Muitas vezes eles precisam participar de reuniões e até mesmo ir almoçar e, não ter um local apropriado para deixar seu melhor amigo de quatro patas, pode ser um pequeno transtorno.

Juntando sua paixão por animais com esta necessidade identificada no mercado, Bruna Polo idealizou o conceito e criou a Pet in Company junto com Rafael e mais 2 sócios.

Com um conceito inovador, a Pet in Company oferece ambientes 100% planejados e customizados para as empresas contratantes, onde os animais não precisam mais ficar presos em coleiras e nem estar o tempo todo junto de seus tutores.

Para Bruna Polo ter uma área dedicada aos animais permite que eles gastem energia e se divirtam, enquanto seus donos podem ter a tranquilidade de trabalhar e saber que seu pet está sendo bem cuidado, além de poderem visitá-los a qualquer momento do dia.

“Imaginem aquela pausa de 15 minutos para o café com direito a umas lambidas e muito amor do seu melhor amigo?”, diz Bruna.

A Pet in Company oferece dois modelos distintos de negócio: a creche fixa na empresa ou um pet day, apelidado carinhosamente pelos sócios de “Um dia de Cão”.

Temos a Creche Pet, onde a empresa disponibilizará um espaço para desenvolvermos e implementarmos um projeto personalizado. Neste modelo os funcionários poderão levar seus cães no início do expediente, interagir com eles ao longo do dia e busca-los no momento de ir embora.

O outro serviço que oferecemos é Um dia de Cão. Este é o modelo onde as empresas poderão contratar um Pet Day para seu ambiente de trabalho com um projeto personalizado e design exclusivo para cada empresa.

Em ambos os modelos fazemos a gestão do espaço e levamos nossa equipe de monitores para cuidarem das atividades ao longo do dia” complementa Bruna.

Agora, o conceito de felicidade no trabalho e produtividade não precisam mais andar separados. A Pet in Company promete revolucionar o mercado e trazer grandes diferenciais competitivos para as empresas que adotarem seu conceito.

Para saber mais detalhes sobre os serviços da Pet in Company, acessem o site da empresa: www.petincompany.com.br



Website: http://www.petincompany.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.