RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2019 - Horário 17:52

Automec JCB fortalece serviços pós-venda em 2019
Economia / A Automec JCB, distribuidora JCB para o estado de São Paulo no setor de construção, está intensificando a oferta de pacotes de serviços de suporte ao cliente em 2019, com rápida reposição de peças, manutenção e assistência técnica com apoio da JCB.

Edson Greggio, diretor geral da Automec JCB, explica que o cuidado com a manutenção é determinante para o retorno financeiro de uma empresa, porque garante a longevidade dos equipamentos da frota. "Um plano de manutenção de retroescavadeiras, escavadeiras ou de pás carregadeiras deve abranger desde a análise de óleo hidráulico e do motor, emprego de graxas específicas recomendadas pelo fabricante, até a manutenção preditiva, que antevê e evita problemas decorrentes das horas trabalhadas e condições de uso do equipamento", exemplifica Greggio.

Com um eficiente serviço pós-venda, um contratante pode contar com todas as manutenções previstas no manual do equipamento, independente da região onde ele trabalha, onde são realizados procedimentos como ajuste ou regulagem da válvula do motor a cada 1000 horas ou mais, testes de pressão, limpeza ou troca dos sistemas de respiro de componentes como motor, tanque hidráulico e tanque de combustível, entre outros.

No serviço de análise de óleo, por exemplo, o cliente obtém informações sobre a viscosidade do fluido, detecta possível presença de elementos químicos, identifica se há desgastes prematuros ou elevada quantidade de metais.

Além disso, o JCB Live Link, sistema de telemetria capaz de monitorar toda atividade da máquina por meio de localização geográfica em tempo real, tem proporcionado bons resultados na área de pós-venda. A tecnologia identifica de maneira rápida se o equipamento está trabalhando com a manutenção em dia, fornecendo relatórios de operação acessados via computador, smartphones ou tablets, possibilitando que o cliente gerencie sua frota com mais eficiência e planeje o cronograma de manutenção.

Dicas para boa manutenção dos equipamentos

A Automec passa algumas dicas de manutenção para os usuários de equipamentos. Confira:

• Óleo diesel muito tempo parado pode apresentar contaminação de água. Por isso, esse combustível precisa ser analisado com frequência, para que os problemas sejam evitados, identificados ou antecipados. As principais falhas apresentadas no diesel são causadas por contaminação. Água e partículas de ar são algumas das principais fontes contaminadoras do óleo diesel.

• Equipamentos mal tampados ou com vedações gastas podem permitir a entrada de partículas que danificam o motor, bomba injetora, bicos e comprometer todo o sistema de injeção. Para evitar isso, é necessário efetuar as trocas dos filtros de diesel nos períodos estabelecidos pelo fabricante.

• O reservatório do tanque diesel deve permanecer sempre cheio para evitar processo de condensação e de geração de água internamente. O filtro também deve ser drenado todos os dias.

• Os pneus das pás-carregadeiras e retroescavadeiras também merecem atenção, devendo ser calibrados corretamente para não apresentarem desgaste prematuro. Caso um pneu não esteja corretamente calibrado, poderá ter aumento de temperatura e menor durabilidade.

• Atenção especial para o motor. Quando ele está com muita vibração e com funcionamento "quadrado", pode estar com problema de válvulas desreguladas, ou seja, com folga excessiva ou muito presa. Isso acarreta em ruídos, perda de potência, aumento de consumo e na emissão de poluentes, podendo até provocar o superaquecimento do motor. Por todos esses motivos, é primordial manter as revisões periódicas em dia.

Sobre o Grupo Automec

A partir de 2015, o Grupo Automec ampliou sua frente tradicional de negócios, o mercado de automóveis, e passou a incorporar o segmento de máquinas para construção. Com a expertise de uma história de sucesso de 60 anos, o grupo é hoje um dos principais concessionários da marca Chevrolet no interior de São Paulo, está entre os dez maiores atacadistas de peças da marca do país, e é o maior distribuidor GM de pneus.

No segmento de máquinas, a Automec JCB apresentou crescimento de 6% em 2017. Só nas vendas de retroescavadeiras, a empresa comercializou cerca de 80 unidades em todo o estado até o mês de dezembro, segundo Edson Greggio. A afinidade com o mercado de máquinas também não é nova. Por muitos anos o grupo foi representante da marca Massey Ferguson, da qual abriu mão após uma reestruturação societária da Automec.

Em maio de 2016, com total suporte da fábrica JCB do Brasil instalada em Sorocaba desde 2001, inaugurou a sede da Automec JCB na cidade de Barueri, na grande São Paulo.

"Nós tínhamos o desafio de fortalecer a confiança na marca em São Paulo e retomar a participação de mercado", diz Rafael Peres, diretor de vendas e marketing do Grupo Automec. "Hoje já podemos dizer que temos uma operação sustentável, apesar de todos os desafios. Tivemos dois recordes consecutivos de venda de retroescavadeiras no estado de São Paulo - em 2016 e 2017, estamos entre os 50 melhores revendedores mundiais da marca, entre os mais de 2 mil espalhados pelo mundo, segundo a matriz da JCB na Inglaterra. Pouco antes de completarmos dois anos de operação, começamos a expansão no interior por uma região próspera como é Bauru."

Clique aqui e conheça os equipamentos fornecidos pela Automec JCB.

Sobre a JCB

Líder mundial em vendas de máquinas retroescavadeiras e Loadall, a JCB é a terceira maior fabricante global de equipamentos para construção civil. Empresa de origem britânica com mais de 70 anos de atuação, dos quais há mais de 20 no país, possui 22 fábricas em quatro continentes que produzem mais de 350 modelos de máquinas. A fábrica no Brasil fica no município de Sorocaba (SP), a qual atende a toda a América Latina, e onde são comercializadas as retroescavadeiras modelos 3CX e 4CX, mini retroescavadeira 1CX, escavadeiras hidráulicas de esteira JS210, JS220LC e JS235LC, pá carregadeira 422ZX, mini escavadeira 8026CTS, mini carregadeiras 155 e 190, empilhadeiras TLT35D e RTFL940 e Loadalls 535-125, 540-170, 531-70 e 541-70.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.