RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 16:01

Instituto Ramacrisna celebra seis décadas
Voluntariado / Tudo começou em 1959 quando o professor Arlindo Corrêa da Silva repleto de sonhos, ideais e com recursos próprios e a ajuda de voluntários, fundou o Ramacrisna, organização social que tinha como único objetivo ajudar ao próximo. Hoje, seis décadas depois, o Instituto celebra seus números, conquistas e prepara inúmeras atividades para comemorar o aniversário.

"Estamos muito felizes com a chegada dos 60 anos. Temos uma trajetória muito bonita sempre visando a promoção das pessoas e sua inclusão social. Para este ano teremos muitas novidades e celebrações", antecipa Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto e que se dedica a Instituição há 45 anos. A primeira atividade dentre as várias que vão acontecer ao longo do ano será voltada para o público interno do Instituto. No dia 20 de fevereiro, as 16h, os colaboradores vão ter uma palestra motivacional sobre "Trabalho em Equipe", conduzida pela professora universitária, coach, consultora organizacional, palestrante Sandra Nogueira, e que também é conselheira do Ramacrisna.

Para se ter uma ideia dos números, somente em 2018 foram mais de 87.161 atendimentos na sede do Ramacrisna e em parceria com o poder público. Entre os últimos reconhecimentos, o Instituto ficou em primeiro lugar no Prêmio Itaú-Unicef, na regional Minas Gerais e finalista nacional, esteve presente ainda na lista das 100 melhores ONGS do Brasil para DOAR, além de melhor ONG em Assistência Social do Brasil. Além disso, o Instituto recebeu o selo dos melhores lugares para se trabalhar, pela Great Place to Work (GPTW). O ranking tem como proposta entender como estão as pessoas dentro das organizações, para que essas empresas tenham seus esforços reconhecidos e ganhem visibilidade.

Quase 400 alunos frequentaram os seis cursos profissionalizantes promovidos pelo Instituto, somando 4.926 horas/aula. No programa Adolescente Aprendiz que encaminha jovens para o mercado de trabalho, foram 620 adolescentes, 102 empresas parceiras de 11 cidades da RMBH. Já no Projeto Jovens de Futuro, preparatório para o Adolescente Aprendiz, participaram 216 adolescentes.

No Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, o CAER, os números são ainda mais relevantes: foram quase 400 alunos atendidos em atividades voltadas para apoio pedagógico, inclusão digital, oficina de artes e artesanato, de brinquedos, xadrez, de esportes. Além de oficina de judô, ballet, violão e bateria. O investimento em Tecnologia e Inovação realizado pelo Instituto ampliou as oportunidades de conhecimento para além da robótica educacional e trouxe para as crianças e jovens a possibilidade de interagir com a impressora 3D e óculos de realidade virtual.

Outra área importante para o Instituto é a cultura, o Instituto possui hoje 60 músicos na Orquestra Jovem Ramacrisna, que realizaram em 2018 24 apresentações para quase 4 mil pessoas. A Biblioteca Arlindo Corrêa da Silva atendeu mais 3600 pessoas e chegou a ter mais de 700 livros emprestados.

Desde 2008 o Instituto Ramacrisna conta com o apoio da Fundação Dom Cabral no desenvolvimento de competências em gestão e autossustentabilidade da organização, tendo desde então alcançado resultados significativamente melhores na obtenção de recursos, credibilidade junto aos parceiros, melhoria na qualidade do atendimento e número de pessoas beneficiados.

"Completar 60 anos, inovando constantemente é investir no futuro dos atendidos, oferecendo oportunidades de inclusão social com dignidade, competência e a certeza de vidas transformadas", lembra Solange.





Website: http://www.ramacrisna.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.