RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 16:28

IPT lança livro com imagens inéditas da tecnologia brasileira
Mídias / Muitas das principais obras da cidade de São Paulo na primeira metade do século 20 foram desenvolvidas graças ao trabalho pioneiro de um grupo de pesquisadores do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Dentre elas, as primeiras linhas de bonde elétrico, a pavimentação das ruas da cidade, os trilhos de trem que cortaram o município para levar o desenvolvimento além da capital, e o Edifício Guinle (1913) - primeiro arranha-céu de São Paulo erguido com o uso pioneiro de concreto armado. Na época, o material foi testado pelo IPT para garantir a segurança da estrutura num período em que a cidade não tinha prédios com mais de dois andares. O Edifício mantém até hoje suas características originais.

A origem dessas e muitas outras construções remonta a 1910, quando pesquisadores publicaram o primeiro Manual de Resistência dos Materiais, um compilado de estudos para avaliação da qualidade de materiais utilizados na construção civil, que foi essencial para a transformação de São Paulo na metrópole que ela é hoje.

O acervo de imagens

O que muitos não sabem é que o IPT manteve, ao longo de mais de um século, registros fotográficos dos mais variados processos tecnológicos desenvolvidos por seus engenheiros, técnicos e operários.

Das mais de 30 mil imagens armazenadas cuidadosamente pelo instituto, 187 foram selecionadas e reunidas no livro "Tecnologia em Preto e Branco", cujo lançamento oficial pela Versal Editores acontecerá no próximo dia 15 de fevereiro, às 14h30, no IPT, prédio 50, localizado na Av. Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária - São Paulo - SP. Produzido com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBBM), a obra traz imagens, em preto e branco, que inicialmente foram feitas para auxiliar no entendimento dos relatórios técnicos e mostrar o aperfeiçoamento da tecnologia com o passar dos anos.

Apesar das dificuldades para se produzir uma foto no início do século XX, as imagens impressionam pela técnica, composição e beleza dos enquadramentos compostos à base de luz e sombra. A foto mais antiga data de 1901 e mostra os trilhos da atual ladeira General Carneiro, no Centro, que haviam passado por estudos comparativos de flexão e elasticidade no antigo Gabinete de Resistência dos Materiais, nome original do IPT.

Além de imagens da metrópole construída por cientistas, Tecnologia em Preto e Branco expõe as particularidades de peças e maquinários, como o forno elétrico Heroult, com capacidade de até uma tonelada, adquirido para pesquisa e desenvolvimento de ligas metálicas. Um luxo para a época, mas tão importante que até hoje é utilizado no Laboratório de Processos Metalúrgicos do Instituto.

Já outras imagens mostram a rotina de pessoas e seus instrumentos, suas máquinas, conduzindo o seu trabalho no dia a dia. Imagens que nos remetem ao filme Metropolis (1927), do austríaco Fritz Lang, conforme observou Fernando Landgraf, diretor-presidente do IPT entre 2012 a 2018, em seu texto de apresentação da obra. Para ele, surpreende o contraste dos "personagens" ora em poses compenetradas ao cuidar de seus instrumentos; ora em poses divertidas durante um ensaio mecânico ou evento festivo.

Por sua qualidade estética e valor histórico, esses registros mereciam ser acessados por um número maior de pessoas. Essa foi a motivação para a condução deste projeto.

Tecnologia em Preto e Branco tem a proposta de apresentar a beleza das experiências vividas no primeiro século do IPT, ao mesmo tempo em que transmite o espírito arrojado dos pesquisadores pioneiros, que se dedicaram à construção coletiva de conhecimentos para o nosso país.

Além da evolução tecnológica brasileira, "Tecnologia em Preto e Branco" traz também especial contribuição ao conhecimento da história da fotografia do Brasil.

Tecnologia em Preto e Branco
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-89309-87-5
Número de páginas: 192

Versal Editores

Fundada em 1997, a Versal Editores atua na área cultural, com foco na publicação de livros. Em seu catálogo, à disposição no site versaleditores.com.br, constam trabalhos de pesquisa histórica, biografias e o registro de diversas formas de expressão artística.
A Versal é detentora de seis prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, como reconhecimento da alta qualidade literária e artística de suas obras.
Entre as obras publicadas pela editora destacam-se "A diplomacia na construção do Brasil - 1750-2016", de Rubens Ricupero, "A história da Princesa Isabel", de Regina Echeverria, e "Os naturalistas do Império - O conhecimento científico de Portugal e suas colônias (1768-1822)", de Magnus Pereira e Ana Lúcia Barbalho.

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Com mais de cem anos de existência, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - maior centro de pesquisas em sua área de atuação no Brasil - esteve presente em todas as etapas de desenvolvimento social e econômico do país desde 1899.
Hoje, o IPT executa projetos de pesquisa e serviços tecnológicos para empresas e setor público, gerando inovação para a indústria e qualidade de vida para a sociedade.
O Instituto possui 36 laboratórios, com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Seu caráter interdisciplinar, equipe arrojada e infraestrutura moderna permitem atuar na fronteira dos desafios tecnológicos brasileiros.

Informações para a Imprensa

Priscila Basilio
Ferba Assessoria em Comunicação
E-mails: priscila.basilio@ferba.com.br / priscilaferrio@gmail.com
Fone: (11) 2601.5505 / (11) 2601.0134 / Cel/WhatsApp: 11 99824.0579



Website: https://versaleditores.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.