RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 9:58

Gamificação é um dos destaques da Campus Party Brasil 2019
Tecnologia /

As aulas e treinamentos convencionais e mesmo o chamado EAD (ensino a distância) tradicional já não engajam mais, são considerados desinteressantes e não produzem métricas mostrando se os “alunos” realmente retiveram o conhecimento. Foi daí que surgiu a ideia de trazer a gamificação, - uso de técnicas de jogos aplicadas a outras atividades - como forma de motivar. Essa tendência de inovação no processo de aprendizagem é um dos destaques da Campus Party Brasil 2019, maior evento de tecnologia do país que acontece até o fim de semana no Expo Center Norte, em São Paulo.

O termo gamification começou a ser amplamente utilizado no início dos anos 2000 e hoje já possui uma série de aplicações em diversos setores devido aos seus bons resultados. Uma pesquisa publicada na Frontiers in Human Neuroscience mostrou os efeitos dos jogos eletrônicos no cérebro e um dos benefícios de destaque foi justamente o elevado grau de atenção que os usuários atingiam em comparação a outros meios.

Por esse motivo, o uso da gamificação tornou-se uma grande tendência. Um estudo feito pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers prevê que, até o ano de 2020, cerca de 85% das atividades cotidianas possivelmente terão também técnicas utilizadas em jogos. No Brasil, vários segmentos já estão utilizando esses elementos para aumentar o engajamento em determinadas tarefas. E o retorno tem sido muito positivo. Dados da FGV mostram que a gamificação pode aumentar em até 20% a produtividade dos times.

Uma das empresas que traz a novidade na Campus Party Brasil deste ano é a Play2sell. O produto é um game para celular que capacita times de vendas das empresas em habilidades como técnicas de venda, negociação, atendimento ao cliente e mais. De acordo com a cofundadora e CMO, Lilian Natal, além da gamificação, o aplicativo utiliza ainda técnicas como storytelling (uso de histórias para aumentar a memorização) e microaprendizagem (extração das informações mais importantes do conteúdo para economizar o tempo do usuário). “Nosso aplicativo promove um aprendizado divertido, contínuo e mensurável para as equipes das empresas. Além disso, os usuários podem jogar de qualquer lugar, a qualquer hora, não sendo necessário parar o trabalho em ‘horário nobre’ para se capacitar”, diz. De acordo com Lilian, o treinamento pelo jogo de celular pode aumentar em até 20% os resultados das equipes.

A startup tem um ano de operação e já possui 13 empresas como clientes, entre elas a incorporadora Even e a franqueadora Remax, que estão treinando seus times com o uso do game. “Tem um case muito emblemático que foi o da incorporadora Yuny. Eles venderam em apenas um mês mais de 30% de um empreendimento que foi recentemente lançado graças, segundo seu diretor comercial, ao treinamento que seus corretores receberam utilizando o aplicativo”, conta Lilian.

A Play2sell está na arena Startup e Makers da Campus Party Brasil 2019 juntamente com outras startups de diferentes segmentos. Para saber mais sobre a feira, é só acessar brasil.campus-party.org.

 



Website: http://www.p2s.me
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