RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 15:05

Oncologista ensina dieta anticâncer na Oficina de cozinha Hemomed
Ciência & Saúde / As oficinas de cozinha Hemomed ocorrem periodicamente e integram o tratamento dos pacientes. "No Hemomed, a dieta nutricional faz parte do receituário médico. Não se trata de terapia complementar", destaca o oncologista Bruno Conte, coordenador do projeto.

Vários tipos de cânceres estão diretamente relacionados com o estilo de vida, especialmente uma dieta rica em proteínas e gorduras, alto consumo de alimentos processados, defumados, enlatados com corantes e conservantes. Essa dieta inadequada associada ao sedentarismo, obesidade, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas pode contribuir para o câncer. A doença também pode estar associada a questões genéticas.

Segundo o oncologista e nutrólogo do Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia, Bruno Conte, 1/3 dos cânceres podem ser prevenidos com hábitos saudáveis de vida a começar pela alimentação. "Dados de pesquisas mundiais confirmam que os embutidos são os alimentos carcinogênicos número um", informa o oncologista . Para ele, o importante é direcionar a alimentação para vegetais, frutas e legumes frescos e grãos e especiarias integrais cozidos no próprio caldo e com o mínimo de gordura. "Quanto menos processado o alimento melhor. Precisamos comer comida de verdade sem a interferência nociva de produtos industriais", revela.

Entre outros tipos de cânceres, o câncer de estômago no Brasil aparece em 3º lugar na incidência entre homens e 5º entre as mulheres com cerca de 21 mil novos casos por ano segundo o INCA. Enquanto o câncer colorretal vem crescendo no Brasil com a incidência de 36.360 casos por ano e 16.697 mortes segundo o INCA. Esses dois casos de câncer podem estar relacionados diretamente ao estilo de vida especialmente a alimentação.

"Uma dieta balanceada, composta por vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibra desde a infância podem prevenir o câncer. As vitaminas A e C encontradas em frutas e verduras frescas agem como protetores contra o câncer de estômago porque evitam que os nitritos, que são conservantes encontrados em alimentos industrializados, se transformem em nitrosaminas", alerta o oncologista.

Segundo Bruno Conte, pesquisas científicas mundiais comprovam o benefício do consumo de nozes no tratamento do câncer colorretal e outras indicam que os alimentos superprocessados têm relação direta com o mesmo tipo de câncer.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor em fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.


Website: https://www.hemomed.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.