RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 16:14

Empresa aproxima colaboradores através do esporte e do incentivo de práticas saudáveis
Ciência & Saúde /

Seis em cada dez pessoas (62,1%) com 15 anos ou mais não praticam esporte e/ou atividade física, segundo o estudo Práticas de Esporte e Atividade Física, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Esporte. A falta de tempo foi a mais declarada pela população adulta, com destaque entre as pessoas de 25 a 39 anos (51,6%), como o motivo para o sedentarismo.

Os benefícios de fazer uma atividade física vão muito além de manter ou perder peso. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). 

A implantação de ações para a qualidade de vida no trabalho (chamado de QVT) é uma das grandes preocupações dos departamentos de Recursos Humanos. Esse movimento visa promover uma maior interação do colaborador com colegas, além de melhorar a capacidade individual de cada um. E o esporte tem se destacado, cada vez mais, como uma ferramenta para ampliar o sentimento de pertencimento dos colaboradores com a empresa. Esse estímulo à saúde dos funcionários gera benefícios tanto para empregadores quanto para empregados.

A Protege, maior grupo nacional de segurança privada, lançou recentemente o programa PROATIVO, que busca melhorar a qualidade de vida e o engajamento dos seus colaboradores na esfera pessoal e, consequentemente, na profissional.  A iniciativa é estendida aos familiares dos colaboradores (cônjuge e dependentes de até 21 anos), ampliando para fora da empresa o incentivo a hábitos mais saudáveis – práticas esportivas e alimentares – ao levar benefícios reais para a comunidade onde os colaboradores residem.

O programa Proativo já conta com 6.000 inscritos. A adesão é voluntária e feita por uma plataforma online desenvolvida especialmente para a empresa. Por intermédio de um aplicativo para smartphone, os participantes têm acesso a mais de 5 mil treinos programados, diário nutricional, calendário de eventos e uma rede social para interação entre os colaboradores.

O ponto de partida do programa surgiu durante o encontro anual de gestão da empresa, realizado em fevereiro do ano passado, em um resort no interior de São Paulo. O encontro Inspirar 2018 teve como um dos seus temas a “mudança de atitude”, seja na rotina do trabalho como também no dia a dia dos colaboradores. “O Proativo vem com esse objetivo de incentivar atitudes que possam mudar a vida das pessoas, como adotar hábitos mais saudáveis e aumentar a integração com outros colaboradores e familiares”, explica Mario Baptista de Oliveira, vice-presidente do Grupo Protege.

Através do Programa Proativo, os colaboradores optantes e seus familiares têm acesso a mais de 19.000 academias em todo o Brasil, com 725 modalidades esportivas, dentre as quais, academias de musculação, aulas de dança, aulas de artes marciais e lutas, yoga, natação, e vários outros.

A empresa também conta com a presença de um consultor especializado, para homologar treinos, corridas, e outros eventos constantes de um calendário oficial do programa, dando todo o suporte para os participantes se inscreverem. Além disso este consultor interage diretamente com os colaboradores através de multiplicadores do programa, presentes em cada localidade de atuação do Grupo.

Para a efetividade do programa, a empresa criou uma estrutura específica composta por gestores no papel de Embaixadores e Técnicos, além dos Capitães, que são os multiplicadores citados anteriormente. O departamento de Recursos Humanos já havia identificado uma aptidão dos colaboradores por práticas esportivas. Em 2018, por exemplo, foram montados grupos com o apoio da empresa para participar de duas provas esportivas: corrida do GRAACC e Bravus Race.

A Protege, inclusive, chegou a apoiar um colaborador que participava de campeonatos de Boxe profissional e no final do ano trouxe 20 colaboradores para participar da São Silvestre, em São Paulo. “Ao estruturar um programa de melhor qualidade de vida, que tem adesão voluntária à disposição de todos os colaboradores, em qualquer cidade do país, a empresa incentiva uma mudança de atitude contra o sedentarismo e o fortalecimento da integração da equipe pelo esporte”, explica Oliveira. 

Especialistas apontam que as chances de sucesso em um processo de mudança de hábitos são maiores quando o ambiente de socialização é favorável. O programa ainda conta com uma rede social dentro da plataforma que possibilita aos colaboradores falarem entre si e interagirem para organizar treinos em equipe.  Ao integrar colegas de trabalho e familiares, o programa visa incentivar uma competição sadia entre os colaboradores.



Website: http://www.protege.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.