RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2019 - Horário 17:51

Empresas inovadoras brasileiras investem em internacionalização por meio de programas de incentivo na Espanha
Economia /

A expansão internacional de um negócio é certamente algo vantajoso para um empreendimento. Muitas empresas buscam esta oportunidade a fim de -se de reduzir a dependência em relação ao mercado interno, aumentar a produtividade e inovação.

Segundo uma pesquisa sobre internacionalização de empresas, apresentada 2017 pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Estados Unidos, Colômbia, México, Argentina e Emirados Árabes Unidos ocupam os primeiros lugares na internacionalização de empresas brasileiras.

Contudo, novas oportunidades de programas de inovação instituídos pelo governo vem surgindo em todo o mundo e empresas e startups que visam o crescimento acelerado devem estar atentas a isso. Uma das empresas que optou por esse caminho é CoBlue, que desenvolve tecnologias e consultorias para gestão de OKRs - Objectives and Key Results.

Em fevereiro de 2019, Antonio Zubieta, CEO da CoBlue X, inicia uma jornada de 12 meses no Programa Connecting Resident Talent, em San Sebastian. A empresa recebeu um aporte 200.000 euros de investimento para iniciar sua operação na cidade espanhola. A CoBlue está entre as 3 selecionadas internacionais para o programa que contou com mais de 300 empresas inscritas em seu processo seletivo. 

O programa Connecting Resident Talent visa promover uma conexão internacional com talentos locais e gerar novos negócios que tem como base conhecimento e inovação. Da mesma forma, pretende-se favorecer e apoiar as entidades do ecossistema local de inovação que buscam atrair profissionais altamente qualificados. A estratégia gira em torno dos conceitos de "capital humano, competitividade empresarial e coesão territorial".

Especialista em gestão contínua de performance com OKR, a CoBlue vem conquistando grandes clientes em todo Brasil e tem participado de diversos eventos internacionais como Web Summit (Lisboa, PT) e SaaStr 2019 (São Francisco, EUA) preparando-se para a expansão internacional, em 2019.

Zubieta - que tem experiência em empresas globais como IBM e Thosom Reuters - explica que a internacionalização da empresa tem como base um projeto organizado com excelência: “Não bastava ter o primeiro software de OKR do Brasil, desenvolvemos um solução que atende às necessidades da gestão de performance no mundo. Além disso, desenvolvemos um plano de serviços de consultoria e acompanhamento que garantem uma entrega de valor que vai além da tecnologia. Na Espanha, por exemplo iniciaremos com a formação dos líderes e negócios da região”.

Um projeto exponencial construído a muitas mãos, a CoBlue conta com o apoio de grandes agentes do ecossistema de inovação brasileiro como o Bradesco, sendo uma das habitantes do InovaBra e já conta com clientes como Natura, Nextel, RedBull e Gol Linhas Aéreas. 

A participação de programas de inovação instituídos em programas do país para o qual se deseja expandir, pode trazer uma série de informações sobre o novo mercado, tornando a  estratégia de internacionalização mais eficiente. 



Website: http://coblue.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.