RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 11 DE MARÇO DE 2019 - Horário 11:51

Estratégias simples otimizam produtividade na expansão de franquias
Negócio / Expandir uma marca através de franquias é um grande desafio e é fundamental que haja uma boa preparação antes de entrar no franchising. Uma das etapas desse momento é rever os processos e a metodologia da gestão para garantir que a rede terá uma expansão organizada, produtiva e eficiente.

Existem algumas estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a produtividade e qualidade do trabalho na expansão de franquias. As principais estão listadas a seguir.

Prestar um suporte excelente

Os primeiros treinamentos com os franqueados são fundamentais para que eles sintam o ritmo real da franquia. Criar um treinamento dinâmico, informativo e prático é importante para que o franqueado e sua equipe se integrem mais rapidamente com a rotina da gestão e o período de adaptação seja mais curto.

Depois da abertura da unidade, a franqueadora também deve promover reciclagens, workshops e disponibilizar conteúdo online para que os franqueados e suas equipes possam se manter atualizados sobre as atualizações e melhorias nos processos.

A consultoria de campo é uma outra forma excelente de ajudar o franqueado a superar desafios e fazer otimizações no dia a dia da operação. Por meio de um estudo de conformidade e performance (a distância e presencial), esse profissional pode avaliar quais pontos precisam ser melhorados e traçar um plano de ação junto ao franqueado.

Criar processos que facilitam o dia a dia

Na formatação das franquias, os processos e padrões não devem ser criados apenas levando em consideração os resultados, mas também o tempo e esforço despendido em cada um deles.

O ideal é que os protocolos de todas as áreas sejam simples, rápidos e eficientes. Qualquer tipo de processo que seja de difícil execução, exija muito tempo, esforço e burocracia deve ser repensado para tornar o dia a dia mais da operação mais ágil e produtivo.

É importante mencionar que mesmo depois da abertura das franquias os processos ainda podem ser otimizados periodicamente. A franqueadora também deve estar disponível para que os próprios franqueados, fornecedores e até mesmo seus clientes tenham a possibilidade de sugerir melhorias que impactam na produtividade.

Ter metas muito claras

As equipes costumam se tornar mais produtivas quando sabem exatamente o que é esperado delas. Por isso, é essencial que a franqueadora defina metas bem claras para as suas franquias e orientem os franqueadores a também criarem objetivos para suas próprias equipes.

Também é importante mostrar os melhores caminhos para atingir os resultados e recompensar tanto as franquias quanto os profissionais que alcançam as metas, uma vez que esse reconhecimento ajuda a manter os envolvidos satisfeitos e produtivos.

Dar o exemplo

Nenhuma franquia será realmente produtiva se a franqueadora não for. Atrasar entregas, demorar muito para responder um franqueado ou deixar de resolver problemas pode desanimar os franqueados e prejudicar seriamente a produtividade durante a expansão.

A franqueadora deve ser a primeira a dar o exemplo de como é uma gestão objetiva, focada e altamente produtiva.

Apostar na comunicação

Ter uma comunicação eficiente também é crucial para a produtividade. Quando os franqueados têm pontos de contato eficientes com a franqueadora, fazer sugestões, tirar dúvidas e resolver problemas que aparecem no dia a dia também se torna muito mais rápido.

Quando isso não acontece, uma franquia pode ficar meses com um problema sem ter a oportunidade de pedir apoio para resolvê-lo, ou deixar de dar uma sugestão que poderia acelerar a sua expansão.

Pensando nisso, as franqueadoras podem buscar os principais canais utilizados pelos franqueados - como WhatsApp, SMS e chat, por exemplo - e criar estratégias de comunicação para eles. Dessa forma, o contato se torna mais ágil e a sensação é de que a marca realmente está próxima das franquias

Invista em tecnologia

A tecnologia também é fundamental para as franquias que desejam melhorar sua produtividade na expansão.

Hoje, existem diversas ferramentas que ajudam a diminuir a incidência de erros e agilizar processos que antes demandavam muito tempo e esforço da equipe.

Por exemplo, a Solutto, líder em sistemas de gestão para franquias, possui um módulo que automatiza a cobrança de royalties e outras taxas. Com isso, o funcionário que estaria focado nessa tarefa pode se dedicar a outras atividades mais significativas e estratégicas.

A Solutto tem, inclusive, um módulo específico para gestão que acelera e facilita processos como captação e nutrição de leads, integração de sites e portais relevantes para as estratégias da marca, centralização de bases de dados e ainda automatiza o envio de mensagens e notificações para os franqueados.

Através desses e de outros processos, o dia a dia da equipe interna e dos franqueados passa a ser mais dinâmico, econômico, organizado e produtivo.

Website: https://solutto.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.