RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 12 DE MARÇO DE 2019 - Horário 12:53

Universidade e indústria desenvolvem estudo para indicar colchão de molas específico por biotipo
Indústrias / Mesmo que seus produtos atuais são confortáveis e muitos com apelo tecnológico, o Grupo Herval percebeu a necessidade de estudos científicos que possam fundamentar a indicação do colchão de acordo com o biotipo dos usuários, levando em conta as diferentes características entre os seres humanos. "Atualmente, todos os produtos ofertados no mercado em escala industrial são baseados em parâmetros isolados (peso e altura) e de confortos gerais, ou seja, não levam em consideração detalhes como a posição com que cada pessoa costuma dormir e possíveis limitações, dores e características demográficas (idade/altura/peso) que, alinhadas com outros aspectos, podem ser fatores importantes para a definição correta da compra", explica Rafael Cristiano Reis, Coordenador de Desenvolvimento de Produto da Herval Móveis e Colchões.

Assim, no ano passado, em parceria com a Universidade Feevale, foi iniciado um estudo de "avaliação e definição de parâmetros ergonômicos e de conforto para colchões de mola", coordenado pelas professoras Eliane Fátima Manfio, doutora em Biomecânica, e Jacinta Sidegum Renner, doutora em Ergonomia. O projeto tem como intuito principal avaliar e definir parâmetros ergonômicos e de conforto para colchões de mola, relacionado a distribuição de pressão de contato, em diferentes tipos de colchões, com as características corporais (dimensões do corpo) e com a percepção de conforto dos usuários.

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram usados 28 colchões de mola, com avaliações por caracterização dos usuários, antropométricas, da pressão de contato e da percepção de conforto dos usuários. Os participantes do estudo foram avaliados na posição deitada, em decúbito dorsal e lateral, sobre os colchões selecionados. A coleta de dados foi realizada no HergoLAB - Laboratório de Ergonomia e Conforto Herval, espaço que foi criado especialmente para esse e novos estudos na empresa.

A primeira fase do projeto já foi concluída, a partir da qual será possível apresentar uma nova linguagem para a classificação dos colchões de mola da empresa Herval, bem como garantir que seu mix de produtos seja distribuído para atender às demandas do mercado e distintos biotipos. A expectativa é de que, até final de 2019, já se tenha a concepção de material de apoio à venda e um protótipo do aplicativo, para colocar em prática em uma das marcas especializadas de colchões da empresa, sendo estendido, posteriormente, para as demais marcas. Além disso, a aplicação das pesquisas e separação do mix de produtos por grupos estará presente na nova marca de colchões, no qual o foco são produtos "personalizados", como o resultado do projeto HergoLAB. A previsão de lançamento dessa nova marca, que já tem nome - Personno -, é para o primeiro semestre de 2019.

Sobre o aplicativo, conforme Rafael, este será capaz de reunir e direcionar os dados coletados de cada cliente, possibilitando assim o vendedor sugerir alternativas de produtos que mais se adequam ao perfil do comprador. "Mas é crucial reforçar que o app é apenas um meio de compilar os dados e agilizar a análise durante o atendimento, pois o grande diferencial desse estudo são os critérios adotados para a classificação de produtos do mix Herval para formar uma metodologia específica que indique o colchão mais adequado para cada pessoa, já em seu desenvolvimento de produto. Conforme Rafael Reis, "além de um atendimento diferenciado nos pontos de venda, também teremos benefícios na parte produtiva da indústria, pois com as análises realizadas no portfólio de colchões Herval, podemos otimizar a quantidade de modelos em linha, sem abrir mão de possibilidades aos clientes, e com isto teremos menos paradas durante a produção, além de otimizações de estoques, tanto de matéria primas como de produtos prontos". Complementarmente, a indústria do Grupo Herval objetiva reduzir eventuais reclamações em relação aos produtos comercializados, que são, muitas vezes, escolhas equivocadas na compra do produto pelo consumidor, por não haver critérios.

Relação Grupo Herval e Universidade Feevale

De acordo com Gustavo Grings, Gerente de Sistemas de Gestão - Qualidade / Inovação da Herval, a relação de longa data entre a empresa e a Universidade está se fortalecendo nos últimos anos, tendo como premissa a integração de competências do mundo acadêmico com as competências do contexto industrial, potencializando um ciclo virtuoso para Inovação. "Formatamos esse projeto com o apoio com a Feevale para reforçar a busca por novas tecnologias e embasamento científico para este estudo, proporcionando uma nova visão do portfólio de produtos aos distintos perfis de clientes. Também oportunizar com que de forma cientifica e metódica, se possa oportunizar ao consumidor a melhor escolha do produto ao seu biotipo; qualificando também a relação entre PDV/Lojista e Consumidores. Acreditamos que com o embasamento do estudo, poderemos oferecer um produto mais confortável e ergonômico, melhorando o sono e a qualidade de vida dos nossos clientes, além da satisfação na facilidade da escolha do produto mais adequado ao seu perfil", afirma. Ainda destaca que em 2019 se pretende complementar uma fase do estudo para consolidar e aprofundar alguns conhecimentos, especialmente no que se refere a utilização de produtos para distintos biotipos [casais], além de confrontar estas análises perante a vida útil do produto.

A professora Dra. Jacinta Renner lembra que a Universidade possui vários projetos focados na saúde e qualidade de vida das pessoas, sendo a Herval um importante parceiro. "Essa pesquisa tem profunda relevância por evidenciar a importância entre a ligação universidade-empresa. Nem sempre o tempo da pesquisa é o mesmo da empresa, mas nesse projeto, conseguimos nos entender, e quem ganha são os nossos alunos, professores, a empresa e os usuários finais do produto", garante.



Website: https://www.moveisherval.com.br/
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