RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2019 - Horário 14:15

Companhias estrangeiras investem em apoio local para se estabelecer no mercado brasileiro
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A sociedade está cada vez mais inserida no progresso tecnológico e exige que as empresas também se integrem. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em agosto de 2018, o Brasil tem 126,3 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a 69,8% da população com idade acima de 10 anos. Com o acesso à internet cada vez mais comum em qualquer lugar do mundo, a proliferação do uso de dispositivos móveis e a explosão das mídias sociais, muitas empresas se aproveitam para ampliar mercado, atingir cada vez mais público e expandir negócios, tanto a nível nacional como internacional.

Para qualquer empresa, assim como empreender, apostar no mercado internacional é um verdadeiro desafio. Além do alto custo de investimento com uma possível filial, o que inclui infraestrutura, tecnologia, pessoal, mão de obra, produto, impostos, licenças, entre outros, há toda uma questão burocrática, que varia de um país para o outro. No Brasil, por exemplo, a abertura de uma empresa é um processo bastante complexo, no qual existem diversas regras e legislações a serem seguidas. Para quem não conhece bem esses processos, podem existir verdadeiras dores de cabeça. Tanto é que no mais recente resultado da pesquisa “Doing Business” realizada pelo o Banco Mundial, em 2018, o Brasil ficou na 125ª posição de um total de 190 países.  A colocação teve impacto negativo em quesitos como “tempo para abertura de empresas”, “obtenção de alvará para construção” e ainda “pagamentos de impostos”.

Mesmo para aquelas empresas que operam em outros países, mas que buscam atrair esse grande contingente de consumidores brasileiros através da internet, nunca é fácil criar uma presença forte, mesmo que apenas digital, em um país estrangeiro.

Para amenizar todo tipo de problema, na hora de expandir para o exterior, o mais indicado é contar com o auxílio de empresas locais que prestam serviços para empresas estrangeiras, seja para divulgar a marca ou para lidar com a burocracia do país de destino.

Brasileiros no exterior

Outro fator que impulsiona a busca por prestadores de serviços no Brasil para empresas estrangeiras, é a grande presença de empreendedores e profissionais brasileiros em outros países. Por causa da crise econômica dos últimos anos no país, a busca por uma oportunidade de vida melhor fora do Brasil se intensificou nos últimos anos.

Segundo dados da Receita Federal, 55.402 brasileiros entregaram a Declaração de Saída Definitiva do País entre 2014 e 2016, 81,61% a mais que no triênio anterior. Dados do Relatório Internacional de Migração do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Secretaria das Nações Unidas (Desa) apontam que Até a primeira metade de 2017, 1,6 milhão de brasileiros viviam no exterior, 3,5% a mais em relação a 2015. 

Apesar da recessão econômica dos últimos anos no país, a expectativa do mercado é que cada vez mais empresas passem a investir no mercado brasileiro. Na hora de buscar por serviços locais, muitas empresas têm esse trabalho facilitado por contarem com funcionários ou mesmo por serem empreendimentos administrados por brasileiros.

Por isso, esteja preparado para oferecer apoio a essas grandes oportunidades que surgem no cenário econômico mundial.

Serviços para empresas estrangeiras

Atualmente no Brasil há diversas empresas que prestam serviços para companhias estrangeiras se estabelecerem com segurança no país, formando uma parceria sólida que ajuda a trilhar um caminho de sucesso para uma operação local estável e confiável. Hoje há grupos de prestação de serviços para empresas estrangeiras nos mais variados setores, indo desde a indústria, tecnologia e saúde até os segmentos de comunicação e marketing. Um exemplo disso é a agência de marketing digital eMarket, que, com mais de 17 anos de mercado, oferece soluções de marketing para pôr em prática projetos de negócios de empresas dos mais variados segmentos via presença online, produzindo cases de sucesso dentro e fora do país.

Ao longo de sua trajetória de mais de uma década e meia, a agência eMarket tem fornecido serviços para empresas estrangeiras que vão desde a criação de sites, gerenciamento de redes sociais, consultoria de SEO, marketing de conteúdo, entre outras opções. Atualmente, a eMarket presta serviços para três empresas norte-americanas, entre elas a loja virtual de suplementos e vitaminas eVitamins, a especialista em equipamentos de som e sistemas de alarmepara veículos Pro Car Sound & Security, e a empresa de turismo em Miami Eagle Tours.

Ao contar com serviços de marketing no país onde têm objetivos comerciais, essas empresas podem ampliar sua presença digital no mercado local, sentindo o perfil do consumidor, suas principais demandas e ainda convertendo seu posicionamento estratégico de marca em resultados tangíveis, desde a geração de leads até a realização de negócios. Outro segmento de empresas que a agência catarinense tem se destacado é na prestação de serviços de SEO e link building para sites de apostas esportivas, entre eles o Bumbet, o Bodog, o Betway e o Better Collective. “Hoje, incrivelmente, mais de 60% dos nossos clientes são empresas estrangeiras o que demonstra o grande interesse de players mundiais pelo mercado nacional”, informa Ricardo Prates Morais, diretor da agência eMarket.

Dicas para expansão de marca no exterior

Além do apoio de companhias que prestam serviços para empresas estrangeiras, para expandir sua presença no exterior vale ficar atento a algumas dicas importantes de modo a evitar a extinção de sua marca antes mesmo dela aterrissar em solo internacional. Isso vale para empresas estrangeiras que querem atrair o público brasileiro como também para empresas nacionais que buscam ampliação do mercado mundial.

Definição de estratégia: antes de levar sua empresa para fora do país é preciso desenhar uma estratégia bem definida, traçando um caminho (como em um aplicativo de rotas) partindo do ponto em que você está saindo e definindo aonde quer chegar. Além disso, vale pré-definir quais países mais têm relação com sua companhia antes de bater o martelo para a decisão final.

Análise de consumidor: além de definir uma estratégia de marca, é preciso estudar o perfil do consumidor do país em que sua empresa irá aterrissar. Não deixe de analisar seus hábitos de consumo, perfil social, idade, rotina, etc. Tudo isso muda de um país para outro e influi diretamente nos resultados de negócio. Nesse ponto é muito válido contar com a parceria de companhias que prestam serviços para empresas estrangeiras.

Investigação de cenário: na hora de investir em uma expansão para o exterior, também é importante realizar um estudo do cenário do país desejado, para entender a situação política e econômica do local, qual o melhor momento de realizar essa mudança, como se dará a chegada de sua empresa no país e quais possíveis dificuldades enfrentará. Procure ainda entender o futuro do mercado em que sua empresa atua e quais as possibilidades que poderá aproveitar no local desejado.



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