RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2019 - Horário 12:43

Área de telecomunicações está em alta nos EUA
Tecnologia / O mercado de telecomunicações está mais aquecido do que nunca nos Estados Unidos (EUA). Com o lançamento das novas tecnologias, como o 5G e Internet das Coisas (IoT), além da construção e viabilização da First Net (rede wireless exclusiva para serviços de emergência) e as suas aplicações diárias nas necessidades da sociedade americana, a busca por profissionais de todas as áreas ligadas às telecomunicações virou assunto de interesse nacional. "Isso se tornou latente nos EUA devido à carência de profissionais qualificados para atender essa demanda já sinalizada como evolutiva para os próximos anos", explica o advogado Leonardo Leão, especialista em direito internacional, da Leão Group.

Leonardo, que atua como consultor de negócios internacionais e expatriação de profissionais em território americano e também no Brasil, ressalta que se há interesse em trabalhar nos EUA e se tem formação nessa área a hora é agora. "Caso a pessoa tenha formação em engenharia de telecomunicações ou tecnologia da informação, por exemplo, além de experiência comprovada de mais de cinco anos, após formado, executando suas funções na área de telecomunicações, há grande chance dela se qualificar para a residência permanente (Greencard) até mesmo sem a necessidade de oferta de emprego no EUA. Os trabalhos a serem desenvolvidos em solo americano envolvem todos as atividades relacionadas à referida indústria, desde trabalhos de campo, na construção e montagem de sites (torres e antenas), até os trabalhos intelectuais, como desenvolvimento de hardware e software voltados às telecomunicações", explica.

O tipo de processo imigratório a ser utilizado dependerá diretamente do nível de formação e realizações profissionais durante a carreira: se a pessoa possuir um histórico profissional destacado, como ter trabalhado em grandes multinacionais, prêmios recebidos, artigos escritos, publicações em seu nome, entre outros, a pessoa terá grandes chances de se qualificar para um visto EB1, para profissionais com habilidade extraordinária.

Já para aqueles que possuem histórico de trabalho na área de mais de cinco anos após a conclusão do ensino superior, porém não se enquadram como habilidade extraordinária, a opção perfeitamente viável é a aplicação para o visto EB2-NIW (National Interest Waiver), onde a oferta de emprego de uma empresa nos EUA é dispensada em função dos planos do profissional estrangeiro de aplicar o seu trabalho e conhecimento em uma área de grande interesse do governo Americano.

"É importante frisar que ambas as aplicações, EB-1 ou EB-2 NIW, não necessitam de oferta de emprego nos EUA e garantem o Greencard para o aplicante e sua família (mulheres e filhos). O investimento para esses tipos de processos imigratórios gira em torno de R$ 25 mil dólares por família", conclui Leonardo.

O salário de profissionais ligados à área de telecomunicações nos EUA dificilmente fica abaixo dos USD 60 mil anuais para os profissionais que atuam em campo, por exemplo. Já os trabalhadores que executam funções com necessidade de maior qualificação, como engenheiros ou desenvolvedores de software, o salário anual é acima de USD 100 mil. "A boa remuneração se deve, conforme já citado, à escassez de mão de obra qualificada disponível no mercado americano e a 'briga' entre as empresas da área para contar e fidelizar tais profissionais", ressalta Leonardo.

Leao Group

Leao Group Consulting Services é uma empresa de consultoria registrada nos EUA, com sede no estado da Flórida, com filiais em diversas partes do mundo, como Rio de Janeiro, Lisboa e Milão.
Os profissionais contam com sólida formação, sendo graduados por Universidades e Instituições de Ensino mundialmente reconhecidas e com vasta expertise no assessoramento de diversos investidores e companhias ao longo dos anos. A Leão Group ajuda empresas a explorar as grandes oportunidades de negócios em mercados internacionais, como os Estados Unidos e Europa, e contribui para a organização, tomada de decisão, diagnóstico e formulação de soluções para os mais diversos modelos de negócio.


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.