RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2019 - Horário 13:53

Procura pelo turismo de natureza é uma tendência mundial
Negócio / Os países amazônicos Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, são os maiores detentores de recursos de água doce no mundo. No Brasil, o elevado desperdício de água verificado nos encanamentos, nas irrigações e no abastecimento falho, chega a 40% no País. É um índice muito alto, segundo a Agência Nacional de Águas.

"Ações em favor da preservação dos recursos hídricos são fundamentais para um país como o Brasil, que detém cerca de 10% de toda a água doce do mundo. Sabe-se que é um processo em que o passo essencial para a melhoria das questões relativas à água é a conscientização", afirma Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News ( www.revistaecotour.news).

Sejam crianças, jovens ou adultos, é fundamental que as pessoas, em qualquer posição, deem-se conta de seu papel nestas questões. O manejo inadequado da água pode comprometer o abastecimento nas gerações futuras.

Nesta semana serão comemorados os dias mundiais da Floresta (21/3) e da Água (22/3). Com riquezas como a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Mata Atlântica e mais de oito mil quilômetros de litoral, além da maior bacia hidrográfica do planeta, o Brasil é considerado como o país com maior potencial turístico em atrativos naturais.

"A procura pelo turismo de natureza é uma tendência mundial. Não é apenas o volume de água dos rios brasileiros, os cenários de cachoeira ou o balanço das ondas que encantam o turista. A cor da água é, também, um grande atrativo. Há quem escolha o destino da próxima viagem tendo como base o tom da água. É possível mergulhar em um poço de quase prateado, na Bahia; em um rio de cor verde esmeralda, em Sergipe; e até se refrescar em uma cachoeira de cor dourada, em Goiás", enfatiza Vininha F. Carvalho.

A variação de cores se explica pela composição e temperatura da água, a incidência de raios solares e materiais sólidos e orgânicos em suspensão, como algas, fragmentos de rochas e grãos de areia.

Ainda é longo o caminho para que a sociedade brasileira aja em favor da preservação dos recursos hídricos nos níveis ideais, mas todo esforço para conscientização é fundamental para atender as necessidades futuras para a sobrevivência humana, da fauna e da flora.



Website: https://www.revistaecotour.news
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.