RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2019 - Horário 15:03

O panorama do mercado de som automotivo em números
Estilo de Vida / O mercado de som automotivo é muito grande. Pessoas de todo o mundo se interessam em melhorar os sistemas de som de seus carros, de modo que a experiência seja ainda mais agradável enquanto estão no trânsito, além daqueles que participam de competições.

Por volta de 2012, foi feita uma pesquisa por uma consultoria multinacional, Roland Berger Strategy Consultants, que trouxe dados sobre o mercado de reposição automotiva no Brasil, e, embora o objetivo fosse tratar de autopeças, ele também mostrou a proporção que o mercado de som e acessórios automotivos representa.

Quão grande é a procura por equipamentos e acessórios de som automotivo?

O estudo afirmou que, na época, tal mercado correspondia a R$2 bilhões na cotação da época, o que hoje representaria mais de R$2,68 bilhões, já que a inflação superou os 34%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Um ano depois, o consultor responsável pelo estudo esteve no Encontro Nacional Automotivo de Negócios (ENAN), tendo sido responsável pela apresentação de uma palestra com o seguinte tema: "Tendências no mercado brasileiro de acessórios automotivos".

O estudo que havia sido publicado no ano anterior foi detalhado, onde o segmento de som e acessórios correspondeu a 10% do mercado de autopeças.

As categorias que mais chamaram a atenção foram rodas de alumínio, aparelhos e acessórios de multimídia (amplificadores, alto-falantes, players e afins), conforto e segurança (alarmes, acionadores elétricos de vidros, travas e afins), personalização e equipamentos para transporte (bagageiros, engates e racks, entre outros).

O público que mais consumia esse tipo de acessórios eram jovens, de 20 a 30 anos, do sexo masculino, das classes B e C e com acesso facilitado ao crédito.

Um dos destaques para o crescimento desse mercado foi o lançamento de novos produtos, principalmente do segmento conhecido como "infotainment", que alia informação a entretenimento. Além disso, aumento de vendas online, da importância da classe C no mercado, do mais fácil acesso ao crédito para financiamentos automotivos e adaptação de atributos dos carros de luxo a modelos de outras categorias também ajudaram nesta questão.

O consultor que elaborou o estudo apontou que a participação das concessionárias ajudou a aumentar a procura pelos acessórios, já que estas procuram por outras fontes de renda. Estima-se que, em 2016, as concessionárias tenham representado 23% deste mercado, em comparação aos 17% de 2010. Por outro lado, a participação das lojas independentes caiu de 83% para 77%.

Novo estudo aponta a continuidade do crescimento da área

Outro estudo realizado pela mesma consultoria foi apresentado em outubro de 2016 em um evento no Brasil e indicou que o mercado brasileiro de reposição está em crescimento, mesmo com a crise que assolava o país na época. A estimativa de crescimento anual era de 4,6%.

O segmento de som e acessórios representa uma parcela de 6,5% do mercado, com valor estimado de R$ 2,2 bilhões do total de R$ 34 bilhões, que também abrange pneus, fluidos e peças automotivas.

A procura por aparelhos e acessórios de som é grande e ainda deve se manter assim por muito tempo, dado o interesse do brasileiro pela área. Os apaixonados por som automotivo devem recorrer a lojas especializadas, de modo que encontrem exatamente o que precisam.

A ViniSound é uma loja especializada em som automotivo, onde você pode encontrar o que há de melhor no segmento, como Caixa Trio JBL , players, amplificadores, alto-falantes, fiações e tudo mais que precisa para ter um projeto de som automotivo excelente, capaz de superar todas as expectativas.


Website: https://www.vinisound.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.