RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2019 - Horário 16:33

Nova tecnologia em gestão financeira apoia a sobrevivência de empresas
Tecnologia /

Nem sempre um bom faturamento é garantia de que o negócio anda bem. A grande maioria dos empreendedores brasileiros - especialmente os micro e pequenos empresários - aprende essa lição com a prática.

Para se posicionar de forma estratégica no mercado, os empresários devem acompanhar e analisar os seus principais indicadores. No Brasil, essa cultura já está difundida entre as grandes empresas que costumam ser mais profissionalizadas, mas ainda é pouca praticada entre as micro e pequenas empresas (MPEs). É alarmante a quantidade de empreendedores e empresários que desconhecem os seus números financeiros.

Foi com o intuito de contribuir com o crescimento e a longevidade de pequenos negócios que Gerson Mazer, diretor da Dingo Consultoria, teve a ideia de desenvolver uma solução tecnológica que oferece, com baixo custo, uma consultoria online para acompanhamento das principais métricas financeiras e apoio a decisão aos pequenos negócios.

Ao longo de sua trajetória como empreendedor e consultor em gestão empresarial, Mazer observou que “por despreparo e desconhecimento ou por falta de tempo e disciplina, a maior parte dos empresários brasileiros tomam decisões estratégicas sem considerar métricas financeiras importantes”. Foi a partir dessa constatação, que nasceu a ideia de desenvolver uma solução automatizada para melhorar a eficiência da gestão de pequenos empresários.

 

Os desafios de sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiros

A imensa maioria das empresas brasileiras são micro ou pequenas empresas (98%). Elas são responsáveis por 27% do PIB e são as que mais contratam com carteira assinada, com 54% dos empregos formais existentes no país.

Hoje, são as MPEs que mais criam novos postos de trabalho, sendo portanto agentes fundamentais para a recuperação econômica brasileira. Em janeiro de 2019, as MPEs criaram 60 mil novos postos de trabalho, enquanto as médias e grandes empresas registraram a redução de 25 mil empregos formais (dados SEBRAE).

Apesar de cumprirem um papel estratégico no desenvolvimento econômico brasileiro, as MPEs ainda são as que enfrentam maior dificuldade de sobrevivência.

As microempresas, com receita anual de até R$ 360 mil, são as que registram o pior índice de mortalidade: 40% delas interrompem as atividades antes de completar 2 anos (pesquisa “Sobrevivência das empresas no Brasil”, SEBRAE, 2016).

Os números são alarmantes principalmente quando comparados com a taxa de mortalidade de médias e grandes empresas que é de apenas 3% ou mesmo com a de pequenas empresas, pouco mais de 5%.

As causas da mortalidade das microempresas estão relacionadas ao despreparo dos empreendedores, à falta de planejamento e ao pouco rigor no acompanhamento da gestão do negócio. A percepção dos próprios empreendedores coincide com as conclusões do estudo realizado pelo SEBRAE. Eles apontam que os maiores desafios do primeiro ano de atividades são: a falta de clientes (16%), de capital (16%) e de conhecimento (12%).

São questões que poderiam ter sido identificadas e corrigidas previamente se os empreendedores tivessem olhado para os seus indicadores e buscado ajuda.

 

A solução oferecida pela ferramenta “Desempenho Financeiro”

 As pesquisas sobre o ecossistema de empresas no Brasil deixam claro que as chances de sobrevivência do negócio têm relação direta com a qualificação de seus gestores e com a eficiência dos processos de gestão. É justamente as MPEs, as que mais empregam e contribuem com o desenvolvimento econômico do país, que mais padecem com a falta de qualificação.

Mais do que uma solução tecnológica, a ferramenta “Desempenho Financeiro”, da Dingo Consultoria, tem como objetivo gerar impacto, como destaca Mazer: “Por ser uma solução escalável que não demanda esforço adicional do empreendedor, é possível oferecê-la com baixo custo. No fim, queremos fazer com que um maior número de empresários tenham uma visão mais estratégica sobre seus negócios para que eles cresçam, prosperem e contribuam com o desenvolvimento das pessoas e do país”.

“Desempenho Financeiro” é um serviço online que disponibiliza de maneira simples e sem esforço adicional, a partir dos relatórios contábeis, um relatório de uma página com as principais métricas financeiras através de tabelas e gráficos. Caso algum indicador não esteja dentro dos parâmetros desejáveis, o sistema libera uma mensagem de alerta com dicas de medidas para reverter a situação.

O produto oferece planos de assinatura mensal ou trimestral para micro e pequenos empresários a partir de um custo mensal inferior ao cobrado por uma única transferência bancária (considerando a tabela vigente dos 3 maiores bancos do Brasil) e também pacotes especiais e acessíveis para escritórios de contabilidade, que podem usar o relatório de desempenho financeiro como um diferencial de seus serviços. O objetivo é ajudar ao maior número de empresas e as metas são ambiciosas; o serviço lançado em março de 2019 que terminar o ano com 10.000 empresas apoiadas e 2020 com 100.000. Para saber mais: www.desempenhofinanceiro.com.br



Website: http://www.desempenhofinanceiro.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.