RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2019 - Horário 16:30

Chocolates estragados podem trazer risco à saúde
Geral /

Consumido em todo o mundo, com destaque para EUA e principalmente Europa, onde não falta às mesas, o chocolate também é muito apreciado no Brasil. E essa preferência nacional se estende a todas as camadas sociais.

Além da Páscoa, época em que o Brasil bate recorde de lançamentos de produtos feitos a partir do chocolate, existem outras datas comemorativas em que o consumo do doce aumenta. É cada vez mais frequente o consumo do chocolate como presente no Dia dos Namorados e no Natal, segundo a ABICAB.

Mas, atenção! Não é só a embalagem do produto que deve estar em perfeitas condições na hora da compra. Toda expectativa de experimentar um sabor novo e se deliciar com um docinho, pode ir por água abaixo se o produto não foi armazenado da forma correta.

Trufas, barras de chocolate e até mesmo uma caixa de bombom, não importa o tamanho e nem a loja em que o doce foi comprado. Todos os tipos de chocolate podem sofrer danos se forem guardados em lugares muito úmidos, escuros e com temperatura alta. O chocolate estragado pode estar esbranquiçado, cheio de bolinhas na parte superior e com sabor bem diferente.

Esses problemas, tecnicamente conhecidos como Fat Bloom e Sugar Bloom são muito comuns quando o controle de umidade na hora de armazenar o alimento não é feito da forma correta. E o consumidor tem o direito e o dever de reclamar, pois além de prejuízo financeiro, o descuido da empresa ou da loja na armazenagem pode resultar até na presença de algumas larvas dentro do chocolate. Inclusive, marcas conhecidas já passaram por esses problemas e foram obrigados a ressarcir os consumidores. 

Dr. Bactéria comenta em muitas entrevistas e alerta: “O fungo, por si só, não causa mal. Mas alguns tipos produzem micotoxinas (substâncias tóxicas) que causam desde intoxicações alimentares até câncer do sistema hepático”. Na dúvida, não coma o alimento, jogue no lixo.

Para que o chocolate chegue até o consumidor, existem as Boas Práticas de Fabricação, regulamentado pela ANVISA. Nem todas as empresas seguem um processo rigoroso que inclui cuidados com temperatura, umidade ideal e higiene, por isso é necessário ter atenção às empresas que investem na qualidade do processo de fabricação, garantindo segurança nos chocolates ofertados ao mercado.

Para garantir que as indústrias mantenham o controle de fatores como umidade e temperatura, capazes de gerar grandes perdas quando não controlados, existem os desumidificadores Desidrat, que já são muito usados no ramo alimentício. Além do cuidado na fabricação, o armazenamento em boutiques e lojas também requerem atenção. Se o doce não estiver em um ambiente climatizado e com o controle de umidade, ele pode desenvolver desde características que afetam o sabor e a aparência, até fungos que podem causar problemas graves à saúde.

Há 30 anos no mercado, a Linha de Desumidificadores Desidrat foi desenvolvida com a mais alta tecnologia para controlar o nível de umidade dentro de vários ambientes.

Para saber mais sobre os principais problemas que afetam o chocolate nas fábricas, lojas e até mesmo na sua casa e como evitá-los, acesse: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/desumidificadores-de-ar-auxiliam-na-prevencao-de-fat-bloom-e-sugar-bloom-nos-chocolates.html

 

 

 

 

 

 



Website: http://www.thermomatic.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.