Negócio / As boas perspectivas sobre a recuperação da economia brasileira estão influenciando o segmento supermercadista. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as novas lojas do setor no País estão investindo mais no piso de granito - pedra de origem vulcânica, formada por quartzo, mica e feldspato e que apresenta uma variada gama de cores naturais.
As grandes redes de supermercado estão deixando de usar granilite, cerâmica e porcelanato e estão optando pelo granito. Um dos motivos é que essa pedra ornamental tem mais durabilidade e beleza, o que chama bastante a atenção do público-alvo nas lojas. Além disso, os pisos industrializados têm apresentado um desempenho ruim, nas últimas décadas, em comparação com o granito.
Outro fator que influencia essa postura é o fato de o Brasil ser um grande produtor de pedras naturais, ocupando o 4° lugar no ranking mundial do setor em 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas). O País é responsável por 7% da produção mundial de rochas voltadas para a ornamentação de ambientes.
Isso significa que o mercado nacional tem boas opções para os consumidores investirem em pisos de granito. Esse aspecto faz com que os supermercados escolham essa pedra natural, que está cada vez mais acessível por causa dos avanços na tecnologia de beneficiamento.
Fatores
Outros aspectos que fazem do granito “a menina dos olhos” dos donos de supermercados são a resistência e a facilidade de manutenção. “O piso de granito é extremamente simples de limpar, além de apresentar alta resistência para suportar a grande movimentação de pessoas, carrinhos e cargas”, explicou Vinicius Beger, diretor da VSB Fábrica de Piso de Granito, que já atende mais de 150 redes de supermercados.
O diretor afirmou que os pisos de granito são resistentes a manchas, impedindo o acúmulo de sujeira. Além disso, destacou que eles são capazes de suportar tráfego pesado de modo que permaneçam íntegros por muito mais tempo se compararmos com os demais pisos.
“O piso de granito tem uma beleza incomparável e que chama bastante a atenção do consumidor, principalmente, nos supermercados. Pisos simples, desde que combinados com um mobiliário interessante, podem não prejudicar a imagem da loja. Já os pisos de granito, que são nobres e reflexivos, dão mais destaque aos produtos em exposição, o que estimula as vendas”, finalizou o diretor da VSB Fábrica de Piso de Granito.
Website: http://www.pisodegranito.com