RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2019 - Horário 12:56

Batman Fan Film Brasileiro mais famoso do mundo celebra os 80 anos do ‘Homem-Morcego’
Arte e Entretenimento / Se o Batman da Warner completa 80 anos em 2019, o "Batman Brasileiro", independente e conceitual, celebra 5 anos de nomeações, prêmios e exibições no Brasil e no exterior. Pra comemorar, "Um Conto de Batman: na Psicose do Ventríloquo", 1º Batman Fan Film do mundo em formato longa-metragem, criado e executado pelo diretor brasileiro Elvis delBagno, terá exibições pelo Brasil.

Uma delas foi semana passada, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista (SP), pelo Pontos MIS, programa de difusão cultural promovido pelo Governo de São Paulo que tem exibição de filmes, oficinas práticas e palestras em todo o estado.

No dia 28 de junho, delBagno participará de um bate-papo com fãs e especialistas do Homem-Morcego na mostra "Batman - 80 anos: Trajetória do Homem-Morcego nas telonas - Uma homenagem de fãs", evento integrante do Santos Film Festival, que acontece de 26 de junho a 03 de julho, na cidade do litoral paulista. Além disso, o diretor ainda negocia a exibição do filme no Festival em Santos e em salas por todo o Brasil.

DelBagno e "Um Conto de Batman" Elvis delBagno é um cineasta e diretor de cinema independente que cria obras conceituais com pitadas noir. Seus filmes de gênero transitam entre o surrealismo e o horror psicológico, além de abordarem crises existenciais das personagens. Dono de milhares de quadrinhos, a maioria de super-heróis, como o Batman, delBagno se diz mais um admirador do "Cavaleiro das Trevas" do que um Fã nº 1. E por prezar demais por seu conhecimento cinematográfico, o diretor reúne uma coleção de mais de 4 mil DVDs de filmes, séries e documentários.

Com roteiro autoral que prioriza as histórias dos personagens ao invés de explosões, lutas e efeitos especiais, "Um Conto de Batman" tem narrativa lenta, por vezes, sem falas. O filme se desvincula da percepção "hollywoodiana", mas mostra produção robusta, fotografia marcante e enredo denso que não deixam dúvidas quanto à qualidade e importância do filme na carreira do diretor.

O "Cavaleiro das Trevas" de delBagno é perturbado e confuso por se perder em seu "Eu" a cada dia que tenta descobrir mais sobre si mesmo. Já o vilão, um boneco ventríloquo, tem sua existência explorada a fim de explicar a mente psicopata de um chefe da máfia. A obra é uma analogia à sociedade brasileira aliada ao estudo profundo do Ser Humano.

"Um Conto de Batman" ganhou diversos prêmios internacionais e, ano passado, concorreu ao prêmio de Melhor Filme de Personagem no Gen Con Film Festival, mais tradicional e respeitado evento de games e personagens do mundo. Veja os prêmios e nomeações de Elvis delBagno e seus filmes:
Premiações

2014 - Melhor Fotografia - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - The Scare-A-Con Film Festival (EUA)
Melhor Filme de Super-Herói - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - PollyGrind Undergroung Film Festival of Las Vegas (EUA)
Melhor Filme Estrangeiro - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - Indie Gathering International Film Festival (EUA)

2017 - Prêmio de Reconhecimento Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Ator (Adriano Süto) - "O Homem da Cabeça de Laranja" - Accolade Global Film Competition (EUA)

Nomeações

2014 - Melhor Filme - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - Thriller Chiller Film Festival (EUA)
Melhor Diretor - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - The Scare-A-Con Film Festival (EUA)
2015 - Melhor Filme - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - Fantastic Film Festival (EUA) e Fort Myers Film Festival (EUA)

2018 - Melhor Filme e Melhor Fotografia - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" (EUA) - Fan Film Awards
Melhor Filme - "Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo" - Gen Con Film Festival (EUA)

Para assistir a "Um Conto de Batman: na Psicose do Ventríloquo": https://vimeo.com/129305873


Website: http://ttps://vimeo.com/129305873
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.