RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 15 DE MAIO DE 2019 - Horário 15:51

Movimento maker: como um novo método de ensino pode mudar os rumos da educação
Educação /

Inovação para oferecer cursos cada vez melhores e que realmente façam sentido ao desenvolver habilidades necessárias para o século XXI. O Movimento Maker sugere exatamente o que o nome propõe: maker, do inglês, significa “fazer”. Dessa forma, a nova maneira de educar traz uma forma diferente de implementar o “faça você mesmo” dentro das escolas. A proposta é que os alunos aprendam enquanto criam, constroem e colocam a mão na massa.

Este novo método instiga um pensamento criativo, desenvolve habilidades ainda desconhecidas, dá autonomia ao aluno e, se aliado com bons conteúdos, pode transformar definitivamente a experiência dentro da sala de aula. O ato de fazer pode estar ligado a várias disciplinas, o que proporciona um senso de realidade maior ao aluno ao conectar conteúdos das aulas com ações do seu dia a dia.  

Por meio de atividades lúdicas, coloca-se em prática atividades para formar pessoas de atitude: acreditar, planejar e persistir para conquistar. A metodologia dos cursos é centrada na condução do processo de criação de forma organizada e estratégica. As temáticas visam potencializar o aprendizado de maneira significativa, embasada no conceito de aprendizagem criativa, ao despertar o prazer em aprender.

E nesses espaços de aprendizado, tudo é pensado com detalhes para instigar um pensamento criativo e maker. O espaço físico das aulas é extremamente importante para estimular e motivar os alunos, despertando a curiosidade e criatividade, desde a disposição das mesas, cadeiras e até das ferramentas. O uso de tecnologias transformam o processo educativo em uma experiência fluida, rica e transformadora, ao dar uma utilidade real a produtos que não têm mais utilidade.

 

Parceria entre escolas visa desenvolver o Movimento Maker no país

Desde o início de 2018, a Hey Peppers!, escola de idiomas, dissemina a cultura maker e recentemente, fechou uma parceria com a Little Maker, um programa que traz oficinas atreladas à diversidade de materiais e ferramentas que fomentam a criação a partir de um ambiente de estímulos. Tudo para desenvolver habilidades socioemocionais ao trabalhar aspectos cognitivos dos alunos.

Segundo o CEO da Hey Peppers!, Felipe Diesel, “A Hey Peppers! tem como principal objetivo se tornar um espaço de inovação na área de educação, onde quer que ela esteja inserida. Com essa visão, uma parceria com a Little Maker faz total sentido. Entregamos conteúdo de qualidade preparando o aluno para os desafios do séc XXI”, destaca.

A união visa desenvolver aulas em um ambiente diferenciado e com muita tecnologia para proporcionar um aprendizado satisfatório. Tudo é planejado com este objetivo: desde a ambientação das oficinas com uma arquitetura que estimula a criatividade, até o uso de tecnologias para instigar o interesse dos alunos.

A partir da parceria entre a Hey Peppers! e a Little Maker, será possível encontrar o espaço Little Maker nas escolas Hey Peppers!, o que agrega ainda mais valor às aulas da escola. Desta forma, os alunos terão acesso a diferentes projetos, tendências e tecnologias em prol do conhecimento.



Website: http://www.heypeppers.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.