RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2019 - Horário 14:33

Surge a primeira câmara intersindical brasileira
Negócio / Pela primeira vez, duas entidades sindicais brasileiras - uma ligada aos patronais (da área de comércio exterior) e a outra, aos laborais - se unem em prol de uma causa comum: reduzir os litígios trabalhistas por meio da composição extrajudicial de acordos, que se tornou possível após a reforma trabalhista de novembro de 2017. A ação também deixa claro como os sindicatos estão se reposicionando nestes novos tempos de receitas exíguas.

Ministro Ives Gandra
A Cimec (Câmara Intersindical de Mediação de Conflitos) foi idealizada pelo Sindicomis (Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo) e Feaac (Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio). O patrono da entidade é o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho. Ela começou a ser planejada no final de 2017 e foi oficialmente constituída em abril deste ano. A demora foi, justamente, pelo seu ineditismo legal, pois até o cartório de registro teve dificuldades para compreender a natureza jurídica desse novo modelo de câmara.

Conflitos trabalhistas
O principal foco da Cimec está na solução dos conflitos trabalhistas de naturezas individual ou coletiva. Afinal, 98% de todas as ações trabalhistas do mundo estão aqui, no Brasil, apesar de representarmos em torno de 3% da população terrestre. Contudo, a entidade também pode atuar em conflitos empresariais (compra e venda, prestação de serviços, franquias, locação, relações societárias e direito do consumidor).

Operacionalidade
Inicialmente, os serviços podem ser solicitados por todas as empresas e trabalhadores associados aos sindicatos participantes da Cimec. Porém, outros entes sindicais podem associar-se e, assim, disponibilizar os serviços aos seus representados.

Blockchain
As partes que buscam o acordo não precisam se reunir presencialmente ou em dias e horários pré-estabelecidos. A Cimec conta com uma das mais avançadas plataformas digitais, a da empresa Adam, especializada em tecnologias de mediação. Para segurança plena, todos os documentos apresentados, conversas e acordos firmados (por VoIP, chat, SMS ou videoconferência) ficam gravados em blockchain (mesmo ambiente cibernético utilizado pelas criptomoedas), o que impede qualquer tipo de adulteração, exclusão ou fraude.

Localização
A sede da Cimec está localizada na Rua Augusta, 101, conjuntos 1508-09, em São Paulo (SP). O telefone para contato é (11) 3132-3778 e o e-mail é contato@camaracimec.com.br.

* LEGENDA DA IMAGEM:
A Diretoria Executiva da CIMEC - Oswaldo Gonçalves de Castro Neto (diretor de fiscalização), Lourival Figueiredo Melo (vice-presidente), Luiz Antonio Silva Ramos (presidente), Helena Ribeiro da Silva (secretária), Adelmo da Silva Emerenciano (diretor jurídico) e Rodrigo Pereira Melo (diretor administrativo/financeiro).

Website: http://www.camaracimec.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.