Propaganda e Marketing / Desde o fim do mês passado, quando o Instagram anunciou testes nos quais removerá o número de curtidas de fotos e vídeos nos perfis, muitas discussões surgiram a respeito da medida.
Enquanto alguns analistas consideram a decisão saudável, pois reduzirá a pressão por likes e pelas chamadas “métricas de vaidade” da plataforma, outros especialistas temem que a decisão possa afastar as pessoas da rede social.
Essa visão mais pessimista vem do receio de que as pessoas busquem saciar a vontade de receber curtidas em outras plataformas, e simplesmente abandonem o Instagram por causa disso.
Para Jéssica Mendes, especialista em Marketing no Instagram do Vitrine360, ainda não é possível avaliar nem prever nenhum cenário, pois está tudo ainda muito no início.
“Em primeiro lugar, a medida será feita em formato de testes, apenas em algumas localidades, que não incluem o Brasil. Logo, se a mudança de fato ocorrer em definitivo, ainda levará alguns meses para entrar no ar, e será só depois do Instagram concluir que foi uma mudança benéfica para a plataforma!”.
Ainda, Jéssica reforça que, se ela tivesse que prever algum dos cenários, optaria por ver a mudança de maneira positiva.
“Todos os dias eu falo com empreendedores que querem vender no Instagram e vejo muitos deles mais preocupados com quantos likes a foto teve do que com as vendas que estão tendo na plataforma. Talvez, essa mudança no Instagram possa representar também a mudança de foco desses usuários, e isso vai ser benéfico para eles.”
Vale lembrar que, mesmo que a medida seja implementada, o usuário continuará podendo curtir uma foto ou vídeo, e o dono do perfil saberá quantas curtidas o post teve. O que mudaria seria o fato do número de curtidas não ficar exposto para o público.
O Instagram não deu maiores detalhes sobre a duração do período de testes, nem mesmo sobre quais serão as métricas que eles levarão em conta para avaliar se os testes foram positivos ou não.
Hoje, de acordo com dados da própria plataforma, o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo, e o Brasil é um dos países com maior número de usuários ativos na rede social. Além disso, de acordo com o Sebrae, o Instagram chega a ter índices de engajamento até 15 vezes maiores que outras redes sociais, como o Facebook.
Com números tão expressivos de usuários e engajamento, não é de se estranhar que uma mudança como essa esteja gerando tanta repercussão.
Website: https://vitrine360.com/revolucionainstagram