RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2019 - Horário 13:53

Pirâmides Financeiras em debate na 6ª Semana da ENEF - Estratégia Nacional de Educação Financeira
Negócio / Entre os dias 20 a 26/05/2019 acontece em todo o Brasil a 6ª Edição da Semana ENEF - Estratégia Nacional de Educação Financeira . A ENEF é uma articulação Nacional de múltiplos setores com foco na promoção de projetos e ações para conscientização sobre a Educação Financeira no Brasil. Uma das principais marcas da ENEF são as garantias de gratuidade de suas ações, conferindo à estratégia um amplo caráter de imparcialidade.

Segundo o decreto 7.397/2010: "fica instituída a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF tem como finalidade de promover a educação financeira e previdenciária e contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores".

As Pirâmides Financeiras são modelos de negócio que operam recrutando membros e que em lugar de fornecer produtos e serviços, remunera os investidores que inscreverem novos associados ao negócio. Esse esquema é ilegal, insustentável no médio prazo e provoca sérios prejuízos financeiros aos que participam do esquema.

Em tempos atuais, com o advento da internet, a velocidade propagação das Pirâmides Financeiras tornou-se uma verdadeira epidemia, com fortes impactos na vida e na saúde financeira de muitas famílias, fazendo com que milhares de pessoas sofram grandes perdas, destruam suas finanças pessoais e em alguns casos, cheguem até a suicidar-se.

Basta acompanhar o noticiário para ver que a cada semana as Polícias Civis e Federal, bem como o MPF - Ministério Público Federal desbaratam um esquema de Pirâmide Financeira.

As externalidades negativas geradas pelas Pirâmides Financeiras na vida das pessoas levaram o Prof. Diercio Ferreira - CEO da Pecúnia Educação Financeira, em parceria com a ABEFIN - Associação Brasileira de Educadores Financeiros, a realizar uma ampla pesquisa sobre as causas e o modus operandi das pirâmides financeiras, com o objetivo de fazer um trabalho de orientação da população sobre esta prática danosa e criminosa.

Como resultado deste trabalho de conscientização foi agendado na 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, um Webinar por meio do aplicativo ZOOM , gratuito e aberto ao público, no dia 24/05/2019 (sexta feira) às 20:00 com o tema "Pirâmides Financeiras: como identificá-las e prevenir-se da ação de estelionatários".

Neste seminário, os participantes aprenderão: a) O que são Pirâmides Financeiras ou Esquema de Ponzi b) Um breve histórico das principais pirâmides financeiras no Brasil c) Como identificar se um investimento é uma pirâmide Financeira d) Pirâmides disfarçadas de MMM - Marketing Multinível ou investimentos em criptomoedas e) como prevenir-se e proteger suas finanças pessoais da ação de estelionatários.

O Dr. Reinaldo Domingos, Presidente da ABEFIN alerta sobre os perigos das Pirâmides Financeiras quando afirma: "E, neste ponto, sempre repito, "tudo o que vêm fácil vai fácil". Assim, cabe às pessoas pensarem cinco vezes antes de entrar em qualquer tipo de negócio, avaliando os riscos, as rentabilidades e principalmente se o retorno vai de encontro aos sonhos e objetivos. Lembrando que todo investimento tem risco e quanto maior o risco maior o retorno. Se aparece algo com a promessa de altíssimo retorno e baixíssimo risco, desconfie na hora, pois é isto que oferece as pirâmides".

O Dr. Reinaldo Domingos também nos chama atenção sobre o problema comportamental que retroalimenta as pirâmides financeiras. Infelizmente pela carência de educação financeira, muita gente deseja ganhar um dinheiro fácil e gastar desordenadamente. No entanto, existe todo um processo para se conquistar dinheiro e administrá-lo. Assim, a possibilidade de sair com prejuízo de um esquema de Ponzi é elevado, e mesmo que não tenha prejuízo, o lucro auferido neste esquema é eticamente condenável, pois é fruto da perda dos outros.

É importante salientar que o Código Penal Brasileiro tipifica as pirâmides financeiras como crime contra a economia popular. Assim, qualquer pessoa que participe de uma prática que opere à margem da lei, independentemente de sua posição na estrutura da pirâmide, corre o risco de ser investigado, e perdendo dinheiro, existe grande chance de não ser ressarcido, porque o objeto onde aplicou seus recursos era ilícito.

A metodologia DSOP da educação financeira prega que ser educado financeiramente não é saber como e onde investir o dinheiro e sim todo um comportamento que se deve ter sobre como lidar com o dinheiro. Como diz o ditado popular "cautela e ganja de galinha não fazem mal a ninguém", e todo o cuidado é pouco quando surge uma oportunidade de ganhar um dinheiro fácil.

Website: https://pecuniaeducacaofinanceira.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.