RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2019 - Horário 15:21

Canon apoia exposição Cores Nyotas que mostra memórias afrodescendentes
Arte e Entretenimento / O Projeto "Cores Nyotas", da artista Pola Fernandez, sob consultoria do antropólogo Raul Lody e curadoria do mestre em História da Arte Ricardo Resende, apresenta a exposição que conta com uma explosão de cores e significados, tendo as integrantes do Grupo de Mulheres Negras Saltenses - Nyota como protagonistas e a Chita como símbolo de ancestralidade. A mostra acontece de 15 de junho à 11 de agosto no Centro Cultural São Paulo.

Contemplado pelo Edital de Apoio à Criação e Exposição Fotográfica - 1ª Edição Prefeitura Municipal de São Paulo-, a exposição traz 18 grandes imagens produzidas com a participação do Grupo Nyota, um curta-metragem mostrando o processo de pesquisa, criação e produção do projeto, além de disponibilizar no local um fundo infinito com tecido chita para o público fazer fotos.
Seguindo sua trajetória artística através da fotografia como linguagem, Pola Fernandez propõe uma nova forma de pensar a construção da identidade e formação das memórias ancestrais afrodescendentes. O fio condutor dessa nova jornada é a chita, um tecido que apresenta como marca característica a profusão de cores e ornamentos. E toda essa vitalidade é utilizada na construção como recurso estético fundamental dos retratos que remeterão também a um processo de construção da identidade.
O consultor Raul Lody é antropólogo, museólogo, especialista em arte Africana (Instituto Fundamental da África Negra - Dakar, Senegal) e professor. Suas pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.

O curador Ricardo Resende é mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea desde 2014, no Rio de Janeiro. Desde julho de 2017 é também curador da Fundação Marcos Amaro, em Itu/SP.

O Grupo de Mulheres Negras Saltenses Nyota foi fundado em 2010 na cidade de Salto, por mulheres negras com mais de 50 anos, com o objetivo de compartilhar memórias, experiências e realizar atividades educativas e culturais para mulheres afrodescendentes jovens, incentivando sobre a importância da identidade, para que valorizem as origens. É realizado um desfile anual com apresentações e oficinas de turbante. Para isso, criam roupas e indumentárias que remetem as origens Africanas, produzidas com tecidos adquiridos graças a ações beneficentes.
A artista Pola Fernandez é pedagoga e fotógrafa chilena, especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação. Tem seus trabalhos focados na pesquisa e resgate da cultura africana, por meio da memória da mulher negra brasileira, mais especificamente há quase 10 anos através do Grupo de Mulheres Negras Saltenses - Nyota. Do convívio com elas, surge uma profunda produção fotográfica de retratos que expressam vestígios de uma articulação sensível e fiel a uma temática que, antes de estética, veicula também o olhar dos que perscrutam o tempo, o homem e as relações sociais.

Sinopse geral

A exposição do projeto "Cores Nyotas" da artista Pola Fernandez, acontece de 15 de junho à 11 de agosto no Centro Cultural São Paulo, tendo a Chita como símbolo de ancestralidade, e como protagonistas as integrantes do Grupo de Mulheres Negras Saltenses - Nyota. Sob consultoria de Raul Lody e curadoria de Ricardo Resende, o projeto é contemplado pelo Edital de Apoio à Criação e Exposição Fotográfica - 1 Edição Prefeitura Municipal de São Paulo.


Website: http://www.canon.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.