RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2019 - Horário 11:22

A 360imprimir capta investimento de cerca de 20,4 milhões de dólares e entra em 17 novos mercados
Tecnologia /

A 360imprimir teve origem em 2013 como uma startup portuguesa. Na ocasião, dois de seus cofundadores se depararam com a dificuldade em adquirir produtos de impressão com preços atraentes e perceberam que estavam diante de uma oportunidade de negócio.

Recentemente, a empresa realizou uma captação de recursos no valor de aproximadamente 20,4 milhões de dólares, que a possibilitou entrar em novos mercados, ampliar o portfólio, investir em tecnologia e Pesquisa & Desenvolvimento. A busca por investimento foi liderada pela LeadX Capital Partners (uma marca da Hospitality Digital GmbH, com sede em Dusseldorf, na Alemanha) e acompanhada pela Omnes Capital (França), Pathena (Portugal) e pelo fundo 200M — que é gerido pela PME Investimentos e cofinanciado pela União Europeia —, por meio de verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, canalizadas pelo Programa Operacional Regional Norte 2020 e Programa Operacional Regional Centro 2020.

Já consolidada em Portugal, Espanha, Brasil e México, a empresa de produtos e serviços de marketing acaba de entrar em 17 novos mercados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Itália, Irlanda, Noruega, Polônia, Reino Unido, República Checa, Suíça e Suécia.

Segundo Sérgio Vieira, CEO da 360imprimir, a empresa tem um histórico de crescimento sustentável. “É esse mindset que queremos manter. Por isso, agora que contamos com uma plataforma sólida, que aumentamos o nosso leque de produtos, que ampliamos a nossa equipe, temos a certeza de que este é o momento ideal para entrar nesses mercados. O investimento possibilitou o grande passo de agora”, esclarece o executivo. 

Vieira explica que a 360imprimir fechou o ano de 2018 com um faturamento de aproximadamente 24 milhões de dólares, o que representou um crescimento de quase 80% em relação ao ano anterior. Em 2019, ele prevê faturar cerca de 40 milhões de dólares. No entanto, o foco da empresa - tendo em vista a entrada nos novos mercados - é o de atingir o grande objetivo no médio prazo: faturar mais de 110 milhões de dólares em 2021.

No Brasil, a 360imprimir tem 21% de market share no segmento online e comercializa 400 produtos. Em 2018, faturou cerca de 44 milhões de reais (11 milhões de dólares). E a previsão para 2019, de acordo com o CEO da companhia, é atingir os 55 milhões de reais (14 milhões de dólares). O executivo estima que em 2021, a 360imprimir alcance o faturamento de 110 milhões de reais com entregas para todas as regiões do país, em virtude de seus preços competitivos. 

Na sua sede, em Portugal, onde é líder de mercado, a companhia que emprega 200 colaboradores, entrega 4.500 encomendas ao dia e detém 60% do market share do segmento online com um vasto portfólio que inclui mais de 400 produtos, como o Cartão de Visita, Flyer, Roll-up, camiseta personalizada, dentre outros.

Vieira explica que a companhia está empenhada em responder a todas as necessidades de marketing dos atuais e potenciais clientes. Segundo ele, uma das prioridades definidas para os próximos três anos é a ampliação do portfólio para 20.000 itens, que incluem: sacos e embalagens e consumíveis associados à fabricação e à expedição de encomendas, revistas, catálogos, livros e derivados, etiquetas em rolo e alguns subprodutos para o canal de restauração e hotelaria. “Somos uma plataforma de e-commerce com DNA tecnológico e pretendemos aumentar o headcount em mais de 100 pessoas, no período de 12 meses”, completa.

Seguindo um modelo de negócio fabless (sem produção própria e aproveitando a capacidade instalada), a 360imprimir é uma plataforma de e-commerce focada no do-it-yourself dos clientes (PME’s e profissionais), o que permite a evolução para todos os produtos impressos e serviços associados.

De acordo com Hugo Neto, Chief Technology Officer da 360imprimir, um dos elementos diferenciadores da empresa é a tecnologia que, por meio de um software de agregação inteligente, consegue assegurar aos clientes os preços mais baixos do mercado.

“Num contexto de rápido crescimento como o nosso, temos que estar sempre a um passo (ou dois!) à frente dos desafios, para que possamos atuar como facilitadores do negócio. A 360imprimir é uma empresa inovadora e de origem tecnológica, pois estamos sempre atentos às mais recentes tendências em temas como Performance, Escalabilidade, Automação, Inteligência Artificial ou Realidade Aumentada. É esse nosso DNA que nos torna únicos”, afirma o CTO.

Com o negócio focado na tecnologia, a 360imprimir conta com 60 engenheiros de software – cerca de um terço da equipe -, que reúnem, diariamente, esforços para desenvolver os 47 módulos tecnológicos que a empresa detém. Todo o desenvolvimento é feito internamente que vai da tecnologia relacionada com a plataforma e com os mecanismos inerentes ao seu funcionamento — como os catálogos de produtos, pricing, integrações com parceiros de pagamentos –, passando pela tecnologia disponibilizada aos parceiros de produção e logística – como o software de picking e embalagem ou o algoritmo que realiza a seleção automática do parceiro de produção em função do local de entrega e do tipo de produto.

 



Website: http://www.360imprimir.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.