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TERÇA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2019 - Horário 11:51

Educadores levam neurociência para sala de aula
Eletrônicos / A Educação passa por mudanças constantes, influenciadas principalmente pelas inovações tecnológicas e sociais, que refletem diretamente no que será exigido dos profissionais em um futuro próximo. Como o Ensino Básico prepara os alunos para enfrentar esses desafios futuros? São necessários a discussão e o pensamento conjunto para que as escolas apliquem, no dia a dia, a Educação 4.0, na qual o professor deixa de ser o protagonista e passa a mediar o desenvolvimento do aluno com foco na realidade diária e no uso ampliado de tecnologia. 

É com esse intuito que professores e gestores escolares paranaenses se reuniram, no dia 26 de julho, no evento "Um Dia Positivo", em Curitiba. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro reúne 1500 profissionais da região com debates sobre os temas "O uso da Neurociência na Educação", "O currículo em uma sociedade 4.0", "O profissional do futuro e os seus desafios" e "Gestão de aprendizagem". "Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não podemos permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro", afirma a diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel.

Conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by Doing, ou seja "aprender fazendo". Esse conceito traz a ideia de que todos - principalmente quem está na escola hoje - aprenderão coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ""mão na massa"". "Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade", ressalta Acedriana.

O encontro aconteceu no Teatro Positivo - Pequeno Auditório, a partir das 8h30. Na programação, a professora e neurocientista Carla Tieppo traz o uso da Neurociência na Educação e suas vantagens para a melhora da relação aluno-professor em sala de aula e maior desenvolvimento da qualidade de ensino. Para Carla, "o educador é um "fazedor de cérebros". É ele quem mentora a inserção de conhecimento, que apresenta formas de se fazer escolhas e auxilia na formação intelectual e ética dos alunos - e é por isso que ele precisa entender o funcionamento do cérebro". 

Além dela, o economista Adeildo Nascimento fala sobre o profissional do futuro e seus desafios, expondo ideias sobre vocação e necessidades futuras de mercado. Segundo ele, "nós sempre recebemos de nossos pais uma "receita pronta de sucesso": você estuda, se forma, arranja um emprego, trabalha e se aposenta. Mas o mundo está mudando, não vemos mais tanto essa trajetória linear. Para se adaptar a essas mudanças, é preciso saber qual a sua ocupação e qual a sua vocação - e estar preparado mentalmente para isso", aponta Nascimento E o professor Miguel Thompson Rios fala sobre "o currículo em uma sociedade 4.0".

Enquanto os gestores assistiam às palestras, os professores participaram do programa de cursos. O tema deste ano vai ao encontro do slogan do Sistema Positivo de Ensino: a educação é para sempre. "São cursos voltados para o campo temático das competências no âmbito da Educação Escolar - algo muito relevante e que volta ao centro do cenário educacional em nosso país com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", explica Joseph Razouk Júnior, diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino. O programa de cursos possibilita aos professores conversar com seus pares de outras escolas e conectar informações da BNCC com o livro integrado, com o livro digital e com a plataforma On, presentes nas escolas conveniadas. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.

O evento já aconteceu em Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador - e estão previstas outras edições em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Belém (PA) e Manaus (AM). O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.816 escolas e atendendo quase 500 mil alunos em 974 municípios do território nacional. No Paraná, são 287 escolas conveniadas, sendo 71 delas na capital. 


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