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QUARTA-FEIRA, 31 DE JULHO DE 2019 - Horário 14:04

Maior empresa de investimentos em negócios no estágio pré-seed na América Latina investe em edtech de gamificação
Negócio /

A Bossa Nova Investimentos, dos empresários e investidores João Kepler e Pierre Schurmann, acaba de fazer um aporte na Play2sell, startup que capacita times de vendas com o uso de um aplicativo com gamificação. Construir empresas com valor patrimonial diferenciado é uma obsessão dos dois grupos que se uniram para formar a WebForce Investimentos.

Nos últimos 20 anos, FINVEST e WebForce Networks fundaram, operaram e venderam empresas que juntas geraram mais de R$ 500 milhões em saídas estratégicas. 

A Play2sell captou o total de R$ 700 mil nesta segunda rodada de investimentos, sendo a Bossa Nova a maior investidora. Com pouco mais de um ano de sua fundação, o valuation da empresa (valor de mercado) mais do que triplicou em relação à primeira rodada. 

Líder em investimentos em negócios no estágio pré-seed na América Latina, a Bossa Nova tem o objetivo investir em mil empresas até 2020 e já soma no portfólio cerca de 458 startups. Também participaram da rodada seed da Play2sell o fundo de investimento NB Capital, investidores da Latin America Angels Society (LAAS) - ambos com follow on da primeira rodada - e outros investidores-anjo.

A Play2sell faz parte de uma das teses de investimento da Bossa Nova: as edtechs, startups com soluções voltadas para a inovação na educação e nos métodos de aprendizagem e treinamento. Esse é um dos setores que mais cresce mundialmente.

No Brasil, as edtechs já representam quase 8% das startups e estão em ritmo acelerado. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o crescimento tem sido de 20% ao ano em média.

No caso da Play2sell, o treinamento é feito por um aplicativo de celular e focado principalmente nos times de vendas das empresas, sendo que a startup começou sua atuação pela vertical imobiliária, como explica o cofundador e CEO, Felipe dos Santos. “As empresas estão investindo cada mais em treinamento para melhorar a performance em vendas, mas o método tradicional é antiquado, pontual e não engaja mais. Depois de 15 anos trabalhando com tecnologia para o mercado imobiliário, percebi que essa dor é muito latente nesse setor e por isso iniciamos por ele”, explica. Lilian Natal, CMO, e Rafael Saraceni, CTO, são os outros cofundadores.

A Play2sell possui 16 empresas como clientes, mais de dois mil usuários em sua plataforma e já desenvolveu mais de 70 desafios. Com o investimento, os sócios esperam chegar em 100 empresas como clientes em pouco mais de um ano e meio.  

Lilian credita os bons resultados a uma carência do mercado. “A forma tradicional de ensinar é a mesma há séculos, mas o mundo mudou. O que fazemos é tornar o aprendizado divertido e motivador com o uso de técnicas de jogos e foco na força de vendas, tão carente de capacitação no Brasil”, afirma.

Segundo Felipe, 9 em 10 negócios chegam a ser perdidos por conta de falhas no atendimento ao cliente e a capacitação resolve esse problema, chegando a aumentar as vendas em até 40%. “Um de nossos clientes vendeu mais do que o dobro das empresas concorrentes somadas porque treinou seus corretores com a ajuda da nossa gamificação”.

A Play2sell também recebeu o prêmio de Startup mais Inovadora do Mercado Imobiliário do Instituto Quebre as Regras, do executivo Guilherme Machado, e está entre as principais startups de educação do país, de acordo com o relatário "Liga Insights EdTechs 2019", divulgado em junho. No ano passado, os fundadores participaram do programa Shark Tank Brasil e se destacaram como startup brasileira no relatório mundial do Founder Institute, com sede no Vale do Silício.



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