Tecnologia / Transformação Digital e Benefícios Flexíveis. Esses dois termos nunca foram tão discutidos no segmento de Recursos Humanos. Isso porque as duas tendências de mercado tornaram-se quase que indispensáveis a qualquer empresa que deseje transformar o RH em uma divisão mais estratégica.
Para se ter ideia da importância dessa mudança de mentalidade nas companhias, uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner indica que 92% dos CEOs reconhecem a necessidade de digitalizar o RH. Com isso, eles acreditam que seria possível alcançar uma experiência digital completa e eficiente.
Ciente da necessidade desse movimento, o iFood, uma das maiores empresas de delivery do Brasil, investiu na digitalização de seu RH e na adoção de benefícios flexíveis. Para tanto, investiu em um relacionamento com a Bematize, parceira de inúmeras companhias para transformar seu RH tradicional em uma versão 4.0.
“A partir dessa mudança de olhar, em 2018, passamos a investir em benefícios de uma forma mais assertiva e sustentável, agregando valor com a liberdade de escolhas, de acordo com as necessidades dos colaboradores”, explica Priscila Fontanelli, da área de People Projects do iFood.
Embora tenha sido bem-sucedida, a experiência não foi fácil. Ela englobou desde a revisão dos contratos e condições com os parceiros até um realinhamento estratégico. Nesse momento, o apoio de uma consultoria especializada nesse segmento foi essencial.
“Sempre nos posicionamos como parceiros consultivos, apoiando desde a construção do desenho até o go-live e a sustentação do modelo”, explica Ronn Gabay, sócio-fundador da Bematize, parceira dessa mudança cultural no iFood.
Com base no posicionamento que o iFood tem em relação ao mercado, a consultoria ajudou a promover um realinhamento estratégico. Além disso, apoiou a revisão de processos e contratos.
“Em 2018, antes de a Bematize chegar, tínhamos um modelo desordenado de investimento com esse foco”, conta Priscila. “Com o modelo que ajudaram a implantar, conseguimos uma forma mais assertiva e sustentável de implementar essas mudanças”, completa.
Um levantamento feito pela própria Bematize aponta que, nas empresas que possuem o modelo flexível, no caso da assistência médica, o número de companhias que flexibilizaram esse benefício recentemente foi de 71,43%, e o mesmo acontece com os planos odontológicos. Em auxílio-alimentação, o índice subiu para 85,71%; para o auxílio-refeição, o percentual chegou a 78,57% do total de empresas avaliadas.
Muito menos operacional e mais estratégico, o RH do iFood se destaca por oferecer benefícios flexíveis e gerar a possibilidade de implementar melhorias sugeridas pelos colaboradores a cada seis meses. “Com o auxílio das novas tecnologias, a empresa, pode se conectar com outras áreas, colaboradores e fornecedores”, comenta Ronn Gabay, sócio-fundador da Bematize.
O uso de dados estatísticos para fazer diagnósticos, previsões e estratégias também ajudou a reduzir os erros e oferecer experiências melhores aos funcionários.
“Essa foi mais uma forma que encontramos de empoderar as pessoas no sentido de elas conhecerem efetivamente as possibilidades que o programa lhes dá, de acordo com o momento de vida delas”, conta Priscila. “Agora, podem decidir o que é melhor com a família.”
Sobre as mudanças nos benefícios flexíveis, a executiva comenta que há inúmeras mudanças a cada semestre, porém a mais recente surgiu de um pedido dos próprios funcionários. “Uma que agregou bastante valor foi a inclusão de cursos de idiomas em nosso programa flexível. Todos gostaram muito”, conclui.
Website: https://www.bematize.com.br/