RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 1 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 15:34

Evitando a lentidão de PCs e Notebooks de forma simples
Negócio /

Uma das coisas mais irritantes para quem utiliza notebooks e PC's no trabalho, ou mesmo para a diversão, é a famigerada queda de desempenho. Queixa comum dos usuários que procuram manutenção e assistência técnica, a lentidão surge por diversos motivos, desde um hardware ultrapassado até a falta de uma manutenção preventiva, passando pela memória insuficiente ou os temíveis vírus. Para identificar o real problema, em grande parte das vezes é preciso recorrer à assistência técnica, mas em certas ocasiões, é possível encontrar a causa da lentidão e dar um jeitinho - temporário - antes de levar a máquina para a manutenção.

Alguns problemas bastante comuns causam baixo desempenho, mas existem sugestões valiosas para identificar o motivo da lentidão e também para manter a máquina em bom funcionamento por mais tempo:

1- Pouca memória

Essa é a grande causa de lentidão para usuários que precisam rodar as versões mais recentes de programas de edição e manipulação de imagem e vídeo. A pouca memória disponível é uma das principais responsáveis pela lentidão ocasional, aquela que surge somente em determinados momentos do uso, e que não afeta o desempenho de forma contínua. Isso acontece por um motivo tão simples quanto insolúvel: os softwares evoluem, a quantidade de recursos de que dispõe aumenta, e é necessária uma maior velocidade de processamento a cada atualização. E é preciso cada vez mais memória para que os novos recursos sejam executados: o tempo em que 4 Gigabytes de memória eram suficientes para um bom desempenho já passou. Identificar a falta de memória é fácil: basta pressionar, ao mesmo tempo, as teclas “Ctrl+Shift+Esc”. Só isso já costuma funcionar, mas caso a informação não apareça de imediato, é só clicar na opção “Mais detalhes”, no canto inferior esquerdo da janela. Em caso de memória abaixo do esperado, é hora de fazer um upgrade.

2 - Reprodução

Programas em execução consomem memória. Em uma máquina com muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, o desempenho diminui consideravelmente. É possível visualizar a lista de programas em execução e o montante de memória consumida por eles através do Gerenciador de Tarefas do Windows (caso seja utilizado esse sistema operacional) ou por meio de comandos específicos em outros sistemas. Pode-se monitorar esses níveis enquanto se usa o PC ou notebook: se eles ficarem constantemente acima de 80%, há problemas de lentidão. Para solucionar este problema, deve-se identificar na lista o que está consumindo memória, e buscar uma versão lite do programa, ou um similar mais leve. Se os problemas persistirem, é hora de visitar a assistência técnica e considerar uma manutenção. 

3 - Memória virtual

Se a máquina tem pouca memória, alguns sistemas operacionais, como o Windows, contam com o recurso "memória virtual". Ele emula uma memória através do uso de espaço no próprio disco rígido, mas não é capaz de obter o mesmo desempenho da memória tradicional. Contudo, é possível otimizar o uso da memória virtual através de algumas configurações simples desse recurso. Basta abrir o Windows Explorer e clicar com o botão direito em “Este computador”. Então, clica-se em “Propriedades”. Agora, em “Configurações avançadas do sistema” seleciona-se a opção desempenho. Neste menu, seleciona-se em configurações. Acessando a aba "avançado", em "memória virtual", marca-se a opção "alterar". Deve-se, então, desmarcar a opção de gerenciamento automático e no campo dos valores, aumentá-los manualmente, tendo sempre em mente que um valor muito distante do padrão pode até aumentar a lentidão.

4 - Arquivos temporários

Toda e qualquer utilização de um computador no ambiente de internet gera arquivos temporários, que consomem espaço e, consequentemente, memória. Para que isso não acabe gerando lentidão e afete o espaço disponível em disco, pode-se tomar medidas simples, como a limpeza do histórico e de disco. Também existem opções mais práticas, como o uso de aplicativos que executam a limpeza necessária automaticamente. Estes costumam ser bastante eficientes, e liberar ainda mais espaço que as ferramentas padrão que já vem inclusas no sistema operacional. 

5 - Serviços do sistema operacional e antivírus

Alguns sistemas operacionais, em particular o Windows, iniciam muitos serviços desnecessários junto com a máquina. É possível configurar o que se deseja que seja aberto junto com a máquina. Geralmente, os PC's e notebooks vêm com uma configuração prévia, automática, na qual estão discriminados os serviços que devem ser iniciados junto com o sistema operacional. É possível desativar todos os serviços, ou optar por configurar manualmente o que vai abrir quando a máquina for ligada. Para fazer isso, é preciso acessar o “menu Iniciar”, procurar pela opção “serviços” e abri-la. Em seguida, seleciona-se o serviço desejado clicando com o botão direito do mouse para acessar as propriedades. Após este procedimento, altera-se da maneira como for mais interessante (automático, manual ou desativado) clicando em “tipo de inicialização”, depois é só selecionar “aplicar”, clicar em “OK”.

6 - Programas iniciados com a máquina

Além dos serviços, os programas que estão instalados na máquina podem deixá-la lenta. Estes programas em especial são aqueles que estão configurados para iniciar junto com o sistema operacional. Antivírus e alguns programas destinados a baixar torrents podem ser incluídos nessa categoria, que é exibida em uma lista. Esta pode ser editada, e os programas removidos da inicialização, otimizando o consumo de memória.Para fazer isso, basta que se aperte ao mesmo tempo as teclas “Ctrl+Shift+Esc”. Essa ação dará acesso à guia "inicializar", que exibe uma lista de tudo o que está programado para iniciar junto com o sistema operacional. Para fazer com que um programa deixe de iniciar junto com a máquina, deve-se clicar na opção "desabilitar". Também é possível avaliar quais programas estão consumindo mais memória observando na última coluna da lista o impacto de cada um. Se for alto, a máquina está demorando mais para iniciar por conta dele.

7 - Serviço Superfetch

Por último, um recurso relativamente novo, o chamado Superfetch, que se tornou disponível com o surgimento do Windows Vista. A utilidade deste recurso é dar mais conforto aos usuários, deixando os programas mais utilizados pré-carregados na memória RAM, para que sejam carregados mais rapidamente ao serem abertos. Apesar de útil, em algumas máquinas mais antigas essa funcionalidade acaba por gerar lentidão, já que tem um alto consumo do disco. Porém, é possível desabilitar o Superfetch de forma relativamente simples. Basta seguir o manual do usuário ou acessar um dos muitos tutoriais sobre o tema.

Há algumas situações que também podem causar lentidão, como usar a máquina por muitas horas seguidas e habilitar efeitos visuais desnecessários. Para que se tenha do que está acontecendo, deve-se procurar um profissional qualificado para executar diagnósticos e consertos, por meio de assistência técnica ou manutenção de confiança. Um bom técnico sempre faz a diferença quando o assunto é desempenho.





Website: https://www.ultecinfo.com.br/lentidao-notebook-e-computadores/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.