RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 2 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 10:44

Mercado editorial brasileiro: ainda vale a pena publicar livros no Brasil?
Literatura /

Muito se pergunta sobre o mercado editorial brasileiro. Com um crescimento positivo no primeiro semestre de 2018 (de mais de 4,19% com relação a 2017), os resultados para o final do segundo semestre do mesmo ano e início de 2019 mostraram-se pessimistas para o mercado editorial. Grandes livrarias vêm sentindo impacto e fecharam as portas de diversas filiais pelo Brasil. Com um cenário pouco animador, os escritores brasileiros se fazem uma importante pergunta: ainda vale a pena publicar livros no Brasil?

Não é de hoje que se fala da dificuldade de a população brasileira comprar livros. Situação essa que muitos pensam se agravar com as recentes crises no setor editorial, que vem demonstrando dificuldade de crescimento nos últimos cinco anos. Em contrapartida, conforme censo realizado pelo IBOPE em 2016, o número de leitores brasileiros vem crescendo ano após ano e ultrapassava à época os 108 milhões, dado bastante expressivo para um mercado em crise, o que revela perspectivas animadoras para autores que buscam lançar suas obras, principalmente os que procuram fazê-lo de forma independente.

 

NOVAS INFORMAÇÕES

Outro fator que favorece a publicação de livros no atual cenário é o crescente interesse dos leitores por literatura brasileira. A edição da Bienal do Livro de 2017 reuniu mais de 300 autores nacionais (cerca de 100 autores a mais que a edição de 2015). Este expressivo número revela que os autores brasileiros têm ganhado maior notoriedade entre o público doméstico. A crise demonstra afetar grandes editoras, tradicionais em seu ramo, porém não diminui o ritmo de consumo dos leitores brasileiros por obras nacionais.

 Ao que tudo indica, o principal motivador para a crise das livrarias e editoras tradicionais é a demora na atualização do modelo de negócio para a venda e produção de livros. Segundo o jornalista e editor Thales Guaracy, em texto no site A República, “A culpa pela crise das livrarias não é do livro, ou do cliente – o leitor. É das próprias grandes empresas que, sem visão de mercado, do leitor e dos negócios, tomaram as piores decisões possíveis nos últimos anos.” O antigo modelo de editoração e publicação de livros, bem como sua forma de divulgação e venda, tem se mostrado ultrapassado.

A nova tendência editorial é a busca por editoras prestadoras de serviço. Parte deste novo interesse deve-se ao fato de elas se adaptarem de maneira mais coerente às novas formas de comercialização e distribuição de livros, bem como ao melhor retorno financeiro sobre a venda do livro. Enquanto editoras tradicionais retornam entre 5% e 10% dos valores vendidos dos livros, editoras prestadoras de serviço chegam a oferecer um retorno de 60% (para vendas no formato de e-commerce) a 100% (no formato de vendas presenciais pelo próprio autor). Um exemplo desta procura por editoras prestadoras de serviço é a Editora Albatroz, que, em pouco mais de quatro anos, publicou mais de 400 títulos dos mais variados assuntos. Isto nos revela que publicar livros no Brasil não só vale a pena, como pode se tornar uma boa fonte de renda a médio e longo prazo. 

CASO DE SUCESSO

 Um exemplo explícito de como é válida a publicação no Brasil é o autor e poeta Gilberto Pizarro, que tem publicados cinco livros e caminha para seu novo lançamento “Extrapolando galáxias”. Além da motivação profissional, o autor vê na publicação de suas obras uma grande realização pessoal por poder passar seu legado intelectual à frente, auxiliando na formação de novos pensadores que busquem expandir horizontes profissionais e interpessoais no Brasil.

Pizarro é um autor que entende a importância da constante atualização aos novos meios de se fazer e divulgar literatura, e encontra na escrita uma maneira de tornar evidente aos outros a necessidade da constante renovação. Renovação esta pela qual o mercado editorial brasileiro tem passado, o que torna a escolha da publicação do livro, muito mais que um aspecto comercial, uma participação em uma nova etapa na formação literária brasileira.

Para conhecer mais sobre as obras do autor Gilberto Pizarro e da Editora que o auxiliou na realização do seu objetivo, basta acessar este link.



Website: http://www.editoraalbatroz.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.