RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 8 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 14:14

Inovação em Turismo de Experiência é o tema da nova Maratona do programa Rio Criativo
Multimídia / País de grande dimensão territorial e privilegiado por seus recursos naturais e culturais, o Brasil tem potencial nato para o turismo. Pesquisa feita em 2018 pelo IBGE identificou um crescimento de 2% nesse mercado - dado que reafirma a importância de investimentos na área - e foi responsável por 7,9% do PIB do país em 2017. De acordo com a Organização Mundial de Turismo, a complexa cadeia produtiva envolvendo o segmento impacta diretamente 52 setores da economia.

Em meio a tantas oportunidades e novidades do setor, o Turismo de Experiência vem ganhando a preferência de quem não abre mão de se surpreender a cada destino. Atento a esse movimento, o programa Rio Criativo escolheu o tema para sua nova Maratona: Inovação em Turismo de Experiência, que acontecerá nos dias 12, 13, 14 e 15 de agosto, das 17hs às 21hs, no Oito - Espaço de Inovação, em Ipanema. Serão oferecidas 120 vagas por oficina e as inscrições são gratuitas pelo site: riocriativo.com

De um hotel que oferece câmeras panorâmicas, ao estilo Go Pro, para que seus hóspedes registrem a viagem, passando por um ônibus turístico anfíbio que passeia pelas ruas do Rio de Janeiro e navega pela Baía de Guanabara, até uma companhia aérea que permite o embarque de cães e gatos na cabine de passageiros do avião, o ecossistema do turismo entendeu que a inovação precisa centrar-se em quem mais importa: o turista.

A grande virada aconteceu com a chegada do Airbnb, que trouxe para o setor uma nova forma de hospedagem caracterizada pelo P2P (pessoa a pessoa). Anfitrião e hóspede ganharam autonomia e flexibilidade e esse movimento revolucionou o segmento. Pesquisas apontam que 48% dos brasileiros usam as redes sociais no momento de planejar a viagem, tendência em alta crescente. E, neste novo cenário, o turismo de experiência se destaca porque é pensado de forma customizada para atender aos gostos e interesses do cliente, cada vez menos massificado e homogêneo, cada vez mais específico e distribuído em pequenos nichos.

O foco agora não está voltado apenas para infraestrutura e serviços, mas também para agregar valores à experiência vivida. E ao invés da definição pelo preço, os nichos de público passam a ser determinados pelo tema da experiência.

O que o empreendedor que deseja se aventurar pelo ecossistema turístico precisa saber? A Maratona Inovação em Turismo de Experiência irá capacitar e apoiar quem tem uma ideia a ser desenvolvida ou descortinar novas possibilidades sobre o assunto com conteúdo, dinâmicas práticas e ferramentas. Em quatro oficinas de imersão total, os participantes vão entender como criar identidade para lugares, desenhar experiências turísticas únicas e botar o bloco, e o roteiro, na rua.

O Rio Criativo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi. Suas ações de incubação e educação no ciclo 2018/2019 são operadas pelo Templo.CC. Este programa tem como missão dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração. As atividades oferecidas pelo Rio Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores.


Website: http://honorcomunicacao.com
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.