RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 15:52

Qual é a importância do BIM e OpenBIM para a indústria da construção?
Software /

Com o intuito de promover um ambiente adequado ao investimento em BIM no país, o então Presidente Michel Temer assinou, em 16 de maio de 2018, o decreto  que instituiu a Estratégia Nacional para a Disseminação do BIM no Brasil. 

BIM, que significa Modelagem/Modelação da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção, está na pauta de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de empreendimentos de arquitetura e engenharia. A metodologia já é realidade em vários países. 

De acordo com  documento da Estratégia BIM BR, a utilização do BIM “aprimora muitas práticas do setor da construção e traz diversos benefícios ao mercado, tanto pelo lado daqueles que participam da cadeia de produção (oferta), quanto dos proprietários e contratantes (demanda)”.

Para o presidente da AltoQi, Rui Luiz Gonçalves, este momento “é um marco para o setor da construção no Brasil, o qual precisa estar preparado para essa transformação.”

De acordo com o boletim Macro da FGV de março de 2018, 9,2% das empresas no setor de construção adotaram o BIM na concepção de seus trabalhos. Estas empresas representam, atualmente, 5% do PIB da Construção Civil. 

Com base nesses indicadores, a estratégia de disseminação pretende aumentar em 10 vezes a adoção do BIM no país e elevar o PIB da Construção em 28,9% até 2028, alcançando um patamar de produção inédito.

 

Ações que já estão sendo realizadas para a disseminação do BIM no Brasil

Como parte expressa da Estratégia BIM BR, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desenvolve, há alguns anos, atividades de disseminação do uso da metodologia BIM. 

“Com foco em uma agenda para a Indústria 4.0 e no aumento da inovação e da produtividade do setor da construção civil, a ABDI se dedica à formulação e ao desenvolvimento da Plataforma BIM BR. Essa ação é fruto de esforços conjuntos do governo federal, com a parceria irrestrita do setor produtivo”, ressalta o presidente da Agência, Guto Ferreira.

Para que a implementação do BIM seja viável, é necessária a adoção de uma abordagem que permita a utilização de plataformas distintas por agentes multidisciplinares, que atuam em um mesmo projeto. Para isso, recomenda-se a utilização de um formato de arquivo comum entre estas plataformas. Esta é a abordagem OpenBIM.

Nesse sentido, a ABDI, em parceria com as empresas desenvolvedoras de softwares BIM AltoQi, GRAPHISOFT e GRYFUS, busca fortalecer o uso do BIM e do OpenBIM no Brasil.

"O BIM não é futuro, mas sim, o presente. Precisamos discutir este tema e disseminar o uso do OpenBIM no desenvolvimento de projetos construtivos”, afirma o Diretor Geral da GRAPHISOFT México e América do Sul, Gustavo Carezzato. 

Estas empresas defendem o uso de padrões neutros e abertos para o compartilhamento de arquivos e informações. Padrões neutros e abertos são fundamentais para o desenvolvimento da indústria nacional e permitem que os projetistas, nas mais diferentes fases da vida da edificação, tenham a liberdade de escolha das ferramentas que melhor atendem às suas necessidades. 

 

Eventos visam o fomento da metodologia: OpenBIM BSB

Dessa forma, visando discutir esses temas importantes para a indústria da construção brasileira, será realizado, no dia 3 de setembro de 2019, o evento OpenBIM BSB, em Brasília, reunindo representantes do setor de obras dos órgãos públicos, academias e setor privado, para discutir, dentre outros temas, a importância da implantação do BIM em órgãos públicos.

O evento contará, em especial, com demonstrações práticas sobre a importância do OpenBIM, por meio de apresentações de integração entre os softwares BIM ARCHICAD, Eberick, QIBuilder e Sisplo Volare.  

Os ganhos que o governo espera alcançar com a utilização da metodologia BIM são inúmeros. Para os projetistas, adeptos de softwares BIM, os benefícios esperados são: aumento da produtividade, além da redução de erros e dos prazos de desenvolvimento.

Vale destacar que esta edição do evento é restrita a convidados, com inscrição nominal e intransferível. 

Visite:

http://www.altoqi.com.br

www.graphisoft.com/br 

www.gryfus.com.br  



Website: http://www.altoqi.com.br 
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.