RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 16:58

Casa 95 faz série de eventos que mescla história da culinária brasileira com almoços especiais
Arte e Entretenimento / Que tal saborear uma comida caipira enquanto descobre a origem das receitas que está apreciando? Esta é a proposta do primeiro encontro literário da série Tertúlias Culinárias, que acontecerá no dia 31 de agosto (sábado), das 13h às 17h. O tema que abre a série é "Somos Todos Caipiras, Dentro e Fora de São Paulo".
Durante o bate-papo com almoço, que terá duração de 4 horas, o sociólogo Carlos Alberto Dória falará sobre o conteúdo do livro escrito por ele e pelo chef Marcelo Côrrea Bastos "A Culinária Caipira da Paulistânia".

Enquanto isso, Og Dória, irmão de Carlos, produzirá algumas das receitas caipiras do livro.
A formação da cultura caipira - e, portanto, da culinária caipira -começa no século 16 e é fruto do encontro das culturas portuguesa e indígena, a partir das rotas dos bandeirantes partindo de São Vicente, no litoral paulista, rumo ao desbravamento do sertão. Ela se espalhou por toda a Paulistânia, nome dado à Capitania de São Paulo que, no entanto, extrapolava em muito os atuais contornos do Estado de São Paulo, pegando parte de Minas, Mato Grosso, Paraná e Goiás.

A base da alimentação caipira é, em sua maioria, milho e porco, mas também galinha, arroz, feijão e hortaliças. Segundo Carlos Alberto Dória, um dos maiores especialistas em história da culinária brasileira, grande parte dos pratos originários da cultura caipira foi apropriado por Minas e transformou-se na atual "comida mineira". Muito desse processo se deve ao desprezo dos próprios paulistas e paulistanos à cultura caipira, considerada, por muito tempo, como pobre, rural e atrasada.

As Tertúlias seguirão um sábado por mês, sempre com os irmãos Og e Carlos Dória. Confira a programação completa:
SETEMBRO:
28/09 Gosto se discute: o que determina o gosto?
OUTUBRO:
26/10: Epifanias gastronômicas: os grandes momentos da moderna história gastronômica
NOVEMBRO:
30/11: Como aprender a cozinhar sem seguir receitas?

SERVIÇO
Onde: CASA95 Vila Madalena
Valor por encontro: R$ 250
Como participar: Os lugares são garantidos mediante reserva e pagamento antecipado. Mais informações pelo WhatsApp (11) 99944-7436
Ambiente acolhe até 24 pessoas
Site: www.casa95vilamadalena.com.br
Instagram: @95casa
Facebook: www.facebook.com/casa95vilamadalena

A CASA95 NA VILA MADALENA

A Casa95, do casal Ana Wilheim e Og Dória, é um espaço gastronômico que serve jantares às quintas e sextas e brunch ou almoço aos domingos, além de realizar eventos especiais. Ana e Og moram nesta casa na Vila Madalena há 34 anos e, no ano passado, decidiram abrir a residência para proporcionar hospitalidade e boa comida. Por não ser um restaurante convencional, os interessados precisam fazer reserva com pagamento antecipado para garantir seus lugares.



Website: http://www.casa95vilamadalena.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.