RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO DE 2019 - Horário 11:10

OpenBIM: evento em Brasília irá debater a disseminação do conceito no país
Governo /

Qual é a importância da interoperabilidade entre as ferramentas de modelagem da informação na construção? Este e muitos outros questionamentos estão sendo constantemente explorados e publicizados por instituições que fomentam novas tecnologias no setor da engenharia civil. 

Isso porque, desde o surgimento e aderência mundial ao Building Information Modeling (BIM) na década de 1990, notou-se a necessidade da transparência e compatibilidade na comunicação entre processos e ferramentas. E isso serve tanto para que não ocorra um monopólio de mercado em torno da metodologia quanto para que os fluxos de projeto estejam interligados de maneira eficiente. 

Dessa percepção, empresas internacionais de engenharia se uniram para criar o OpenBIM, que representa o conceito universal de dados abertos e colaborativos entre os fluxos e ferramentas de trabalho utilizados pela construção civil. 

Discussões sobre interoperabilidade no Brasil visam maior aderência aos conceitos

Em nível nacional, o debate em torno do BIM e OpenBIM ainda caminha a passos comedidos, o que torna os eventos que discutem os métodos ainda mais importantes. 

Exemplo disso é o OpenBIM BSB, evento coordenado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em conjunto com as empresas AltoQi, Graphisoft e Gryfus. Na ocasião, estarão presentes diversos representantes da construção civil pública e privada de todo o país, em Brasília.

Os participantes terão a oportunidade de visualizar o percurso de implementação do BIM em instituições, sejam elas públicas ou privadas. Em relação à interoperabilidade, as atividades englobam apresentações de integração entre os softwares BIM Archicad, Eberick, QIBuilder e Sisplo Volare

Este é, sem dúvida, um dos grandes momentos de interação e disseminação da importância do OpenBIM em futuros projetos e obras.

Relevância social e inúmeros benefícios para o setor da construção civil  

Não é à toa que, em 1994, um documentário despretensioso chamado The End of Babel, narrado pelo produtor e historiador James Burke, ratificou a capacidade de transformação que a interoperabilidade pode causar na construção civil. 

O roteiro do vídeo fez alusão ao conto bíblico Torre de Babel, no qual os envolvidos na construção se depararam com a complexa dificuldade de falarem diferentes línguas. 

Os anos se passaram e a analogia do OpenBIM com o documentário se mostra extremamente atual e relevante. Conforme a ABDI, a adoção do BIM e a utilização de ferramentas e fluxos que seguem o OpenBIM elimina incertezas em projetos, aumentando a assertividade durante as etapas da obra.

Os conceitos oferecem, ainda, diversos outros benefícios para a construção civil, como: 

  • mais qualidade no processo de construção da edificação;
  • redução de desperdícios e eliminação de retrabalho;
  • visualização mais clara e transparente dos projetos; 
  • mais transparência em todas as etapas da construção;
  • assertividade no orçamento e quantitativos de uma obra;
  • as edificações podem ser entregues antes mesmo do prazo;
  • diminuição de custos e otimização de recursos;
  • desempenho eficiente dos componentes da construção;
  • gestão mais competente durante todas as fases da edificação;
  • clash detection, que identifica e elimina interferência ainda na fase do projeto.

Para a sociedade, a implantação do BIM e do OpenBIM representa mais qualidade e acessibilidade em edificações, tais como hospitais, repartições públicas, escolas e centros de serviços. Além disso, oferece mais transparência na conversão de impostos em retornos efetivos para uma vida mais digna. 

Em relação ao incentivo de obras sustentáveis, os métodos viabilizam este fator com maior facilidade, pois os modelos com informações abertas simulam cenários variados, garantem que processos decisórios sejam mais assertivos e, após a conclusão da obra, permitem uma visão preventiva e corretiva da manutenção, ao longo do ciclo de vida da edificação.

Os desafios da implantação do BIM e, consequentemente, do OpenBIM no Brasil começam a ser desmistificados no mercado e em instituições públicas, fazendo com que a abordagem seja vista como investimento e incorporada definitivamente ao setor da construção civil. 

E eventos como o OpenBIM BSB servem, justamente, para fazer com que os conceitos se disseminem para todos os projetos de edificação no Brasil, seguindo o modelo internacional e colhendo  os benefícios reservados aos profissionais que aderem a esta nova realidade.



Website: http://www.altoqi.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.