RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO DE 2019 - Horário 10:15

Como ganhar dinheiro com Day Trade e obter renda extra?
Mercado Financeiro /

O Day Trade é um tipo de operação em que se compra e se vende um ativo no mesmo dia. Ganhar dinheiro com Day Trade pode ser uma tarefa difícil e exigir bastante estudo e dedicação.

Inclusive, pesquisas apontam que mais de 91% das pessoas que tentam viver de day trade têm prejuízo.  Mas esse não é um objetivo impossível de ser alcançado.

Afinal, muitas pessoas têm a falsa ideia de que realizar operações com um prazo maior é mais simples. Mas operar por mais tempo não significa ter mais retorno. Afinal, quanto mais tempo operando no mercado, mais tempo exposto a riscos o investidor está.

Como ganhar dinheiro com Day Trade? 

O Day Trade como renda extra

Não é recomendável começar a operar Day Trade como fonte de renda principal sem ter preparo para isso. Esse pode ser perfeitamente o objetivo do investidor iniciante a longo prazo, mas ao começar a aprender sobre esse tipo de operação, o mais sensato é utilizá-lo apenas como uma forma de renda extra.

Pelo fato do Day Trade durar cerca de minutos, e às vezes até segundos, é um tipo de operação que requer um pouco mais de experiência para detectar tendências de mercado a velocidade necessária. Portanto, todo investidor interessado em ganhar dinheiro com Day Trade deve começar aos poucos, com baixo volume financeiro, para ir adquirindo confiança e assertividade nas estratégias. 

Diversificação da carteira de investimentos

Quanto mais diversificada a carteira de investimentos, menor o risco e maior o potencial de lucro. Isso porque um investidor que destina todo o patrimônio a um ativo só, pode sofrer com um momento de queda de um determinado setor, ou com a oscilação relacionada à divulgação de uma notícia negativa de uma empresa ou mesmo uma notícia política.

Portanto, é importante diversificar a carteira de investimentos de acordo com o perfil de cada investidor. Assim, será possível dividir os investimentos entre renda fixa e variável, day trade e swing trade, ações, índice e dólar, por exemplo. 

Day Trade é para todos?

O que leva à questão: será que o Day Trade é para todos os tipos de investidores? O perfil de investidor está relacionado à tolerância ao risco e, na verdade, o Day Trade é mais indicado para os perfis mais arrojados. Um investidor de perfil mais conservador talvez deva investir em outras estratégias menos agressivas.

“3 Ms”: um conceito para guiar os trades

Existe um conceito para guiar um bom trade chamado de os “3 Ms”. Eles significam: 

  • mente;
  • manejo;
  • e método. 

A “mente” está relacionada a focar e concentrar nas operações, cuidando da inteligência emocional na hora de investir para não agir pela emoção ou por impulso. O “manejo” está relacionado ao manejo de risco, ou seja, a correr riscos controlados durante as operações. O “método” está relacionado a ter estratégia para saber a melhor hora de comprar e vender os ativos. 

Mente: o controle emocional do investidor

O dinheiro é um aspecto que mexe com o emocional de qualquer um. Na hora de operar Day Trade, alguns investidores se deixam levar pela emoção ao ver o ativo se valorizar ou desvalorizar abruptamente e é nessas horas que tomam decisões erradas.

Portanto, é fundamental manter alguns critérios para ter mais controle emocional. Boas dicas seriam não seguir o efeito manada, seguir o planejamento a risca e estabelecer stop loss e stop gain para automatizar a estratégia e ter a segurança de que você não vai perder mais dinheiro do que pode com a operação.

Manejo: quando encerrar a operação?

As metas de ganho e de perda são bons critérios para decidir o tempo de permanência em uma operação. Quando o trade está dando certo e rendendo bons lucros, pode ser uma boa ideia permanecer na operação durante mais tempo para aumentar a curva de ganho.

Para não correr o risco de perder o lucro com o investimento, é possível vender parte do patrimônio ao bater a meta. Por exemplo, o trader pode entrar na operação com R$20 mil e, ao bater a meta, vender R$10 mil para assegurar o lucro, mas deixar a outra parte investida para aumentar o potencial de ganho.

No cenário inverso, quando a operação está dando prejuízo, é recomendável vender os ativos o quanto antes. Muitos investidores tentam fazer média com a operação para tentar recuperar o prejuízo mas, com isso, um patrimônio financeiro que poderia estar sendo investido em novas operações mais lucrativas acaba ficando preso. Além disso, não há garantia de que o prejuízo seja de fato recuperado. Afinal, como foi dito, quanto mais tempo operando, mais tempo exposto a riscos.

Método: o estudo das análises técnica e fundamentalista

Todo tipo de investimento requer muito estudo. As operações Day Trade não são uma exceção.

Os dois tipos de análise mais comuns em operações na Bolsa de Valores são a técnica e a fundamentalista. A análise técnica estuda as tendências dos ativos na Bolsa de Valores se baseando nos gráficos, como o gráfico candle ou o gráfico de linhas.

Já a análise fundamentalista foca em analisar os aspectos financeiros, econômicos e mercadológicos das empresas. Não existe uma área certa de estudo, o importante é buscar conhecimento para fundamentar a tomada de ações e investir com mais assertividade.



Website: https://vexter.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.